TI estratégico: o que é e qual é a sua importância?
Tecnologia da Informação

TI estratégico: o que é e qual é a sua importância?

Escrito por Leucotron

O desenvolvimento cada vez mais intenso da tecnologia não traz apenas meios de facilitar e otimizar processos já existentes, mas também novas possibilidades para ir ainda mais longe. Nesse contexto, o setor de TI tem um papel fundamental.

Entretanto, não é incomum que a área se acomode e simplesmente atue de maneira burocrática — ou que seja vista dessa forma pela gestão da empresa. Quando isso acontece, o TI se limita a implementar soluções de acordo com as demandas e solicitações dos demais setores, sem agir para impulsionar os resultados da empresa.

Mas, como veremos no post de hoje, o TI estratégico traz importantes benefícios para a empresa, que farão toda a diferença a curto e a longo prazo. Ao contar com o setor como um parceiro de decisões e planejamentos, a companhia vai mais longe.

Quer ficar por dentro do assunto? Continue a leitura, entenda melhor o que é o TI estratégico e veja as vantagens que essa revolução no setor pode trazer para o negócio!

O que é o TI estratégico?

Como adiantamos na introdução, o TI estratégico é o setor que tem o objetivo de otimizar os processos e resultados da empresa também de maneira independente, e não apenas por meio de ferramentas e sistemas para atender as demandas dos outros departamentos.

A amplitude de atuação do TI e a importância crescente da tecnologia em todos os setores do mercado aumentaram a necessidade de que as empresas trabalhem mais ativamente lado a lado com esse setor. Dessa forma, é possível aproveitar o potencial das novas ferramentas e processos.

Nesse sentido, o TI estratégico representa todas essas possibilidades. Assim, o setor passa a atuar em prol do aumento de produtividade, economia de recursos, mais vendas, melhor atendimento ao cliente, otimização da gestão de pessoas e, de maneira geral, um aumento no desempenho da empresa como um todo.

Deixando de ser apenas o departamento que providencia os recursos e ferramentas necessários para que a gestão da empresa possa colocar seus planos em prática, o TI passa a também participar dessa conversa, assumindo um papel mais ativo dentro da organização.

Isso pode ser alcançado com um time de TI formado por profissionais engajados, capacitados e motivados quanto aos objetivos e valores da empresa. Além disso, é importante investir em cursos e treinamentos para mantê-los atualizados em relação às inovações e tendências do setor e de como aplicá-los na companhia.

Quais são os benefícios do TI estratégico para a empresa?

Todos os setores do mercado passam por um período de intensa concorrência. Além disso, as exigências e desejos dos clientes também mudam e aumentam de maneira significativa. Nesse contexto, é fundamental tomar decisões e colocá-las em prática de maneira planejada e estratégica para que sua empresa não fique para trás.

Ao utilizar o setor de TI estrategicamente, você desenvolve novos meios de a empresa se destacar em sua área do mercado, de trabalhar com mais eficiência e de encantar os clientes. Além disso, ser vista como uma empresa inovadora e tecnológica aprimora sua reputação e estabelece o alto potencial de desenvolvimento da companhia.

Implementação de tecnologias para atender as necessidades dos colaboradores

Quando o TI atua de maneira proativa dentro da empresa, é possível pensar em soluções para problemas que a gestão talvez ainda não tenha percebido — ou não saiba exatamente como solucionar.

Assim, o TI estratégico pode trazer mais dinamismo, otimização e produtividade para o dia a dia dos colaboradores. E as vantagens disso, obviamente, são inúmeras e importantíssimas!

Além de permitir que a empresa produza mais e com mais qualidade, a implementação de tecnologias que melhorem o trabalho dos colaboradores também aprimorem consideravelmente o clima organizacional e a motivação da equipe — que, consequentemente, passa a ser ainda mais produtiva e eficiente.

Monitoramento mais concreto do desempenho das equipes

O TI estratégico é capaz de implementar mais e melhores ferramentas para que a gestão possa monitorar o desempenho das equipes de maneira mais concreta. Isso é muito importante porque, para que a empresa possa continuar se desenvolvendo, é fundamental que os diferentes setores trabalhem de forma alinhada e harmoniosa.

Os gestores poderão ter uma visão sistêmica do negócio, tanto de sua situação atual quando das previsões e tendências para o curto, médio e longo prazo. Com isso, o TI pode contribuir para fortalecer ainda mais o que está funcionando bem, pensar em novas formas de reverter problemas e implementar formas de aprimorar os resultados.

Redução de custos

Quando o setor de TI estratégico e a gestão da empresa encontram-se alinhados, os custos com tecnologia, ferramentas, sistemas e equipamentos passam a existir de maneira mais planejada e eficiente. As compras poderão ser feitas de forma efetiva e com mais chances de que o projeto vá cumprir seus objetivos.

Isso tem como resultado a redução de custos do departamento, especialmente considerando a diminuição das despesas feitas a partir de decisões que, em última instância, não apresentam os resultados e/ou melhorias esperadas.

Melhoria da segurança da informação

Conforme a tecnologia avança e as empresas passam a depender cada vez mais de processos e dados digitais, a segurança da informação torna-se um tema que deve ser obrigatoriamente discutido e valorizado dentro da organização.

Afinal, ameaças à segurança digital podem prejudicar a empresa em si, seus fornecedores, parceiros, colaboradores e até mesmo clientes, além de trazer um grande impacto à reputação da marca.

Sendo assim, é imprescindível pensar em maneiras de se antecipar a ataques digitais e de proteger os dados, arquivos e informações armazenados de invasões e vírus. Nesse sentido, o TI estratégico poderá manter a proteção da companhia à altura dos avanços dos próprios criminosos digitais, proporcionando um ambiente seguro e fortalecido.

Melhor atendimento ao cliente

O TI estratégico entende a importância do setor quanto ao atendimento ao cliente, algo que muitas empresas ainda não perceberam. A equipe poderá implementar as melhores e mais inovadoras tecnologias para tornar o contato entre empresa e cliente mais dinâmico, ágil, próximo e eficiente.

Isso aumenta muito a experiência do cliente com o negócio. Consequentemente, ele valorizará e confiará mais na empresa, pois entenderá que ela se dedica a aprimorar esse relacionamento e a oferecer um atendimento de qualidade e moderno.

Gostou de entender como o TI estratégico pode fazer toda a diferença na empresa? Quer continuar por dentro das maiores tendências e novidades da área? Então, siga-nos agora mesmo no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube e acompanhe nossos posts!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This