5 dicas para obter sucesso por meio da tecnologia disruptiva
Tecnologia da Informação

5 dicas para obter sucesso por meio da tecnologia disruptiva

Escrito por Leucotron

O mercado passa por constantes transformações e isso afeta a sua empresa de maneira direta ou indireta, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. Afinal, com o passar dos anos, novas soluções são descobertas, testadas e colocadas à venda para os consumidores. Por isso, é preciso estar atento às novidades e usar a tecnologia disruptiva a seu favor.

Um profissional de Tecnologia da Informação (TI) precisa se acostumar a se reinventar e não ter medo das novidades. Em um primeiro momento isso pode parecer complicado, mas quem não segue essa tendência acaba por perder espaço para a concorrência e não consegue atrair novos clientes nem manter a fidelização dos antigos.

Sem utilizar a internet, um telefone celular ou computador, por exemplo, você não conseguiria ler este texto, não é verdade? A tecnologia é disruptiva devido às necessidades de usuários e das empresas, superando as soluções que existiam antigamente, que levavam a informação por meio do rádio, jornais e revistas.

Para garantir sua produtividade e competitividade frente a concorrência, sua empresa precisa aprender a trabalhar com esse conceito, a fim de alcançar resultados positivos e aprimorar suas atividades. No entanto, muitos gestores e empreendedores têm dificuldades nessas horas, seja pela falta de conhecimento ou de preparo.

Ficou interessado em conhecer mais detalhes sobre a tecnologia disruptiva? Então este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Confira!

O papel da tecnologia disruptiva no sucesso da TI

Antes de mais nada, é necessário entender o que esse termo quer dizer na prática. A tecnologia disruptiva representa um produto ou serviço que supera aquilo que já está disponível no mercado, garantindo maior vantagem competitiva frente a concorrência.

Ou seja, ela preenche o espaço existente com uma solução inovadora, que muitas vezes é bastante diferente da metodologia antiga. Em alguns casos, é possível que ela utilize algumas características de sua antecessora, apresentando pontos relevantes que otimizam a experiência dos usuários e, por isso, ganham popularidade no mercado e se expandem rapidamente.

Os telefones celulares são bons exemplos disso. Inicialmente, foram criados para atender às demandas dos clientes corporativos, que precisavam se comunicar a qualquer hora e lugar. Como as pessoas perceberam que seus benefícios superavam consideravelmente aqueles oferecidos pela telefonia fixa, os smartphones ganharam cada vez mais espaço.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas estima que existiam 198 milhões de celulares em nosso país até o final de 2017, chegando a quase um aparelho por habitante. E não é incomum ver pessoas que têm 2 smartphones, que são utilizados tanto para assuntos pessoais quanto para profissionais.

Os computadores também são um exemplo importante de tecnologia disruptiva. Essa mesma pesquisa indica que há 162,8 milhões de tablets, notebooks e desktops no território nacional, representando uma relação de quatro equipamentos por pessoa. Afinal, eles não são usados apenas em casa, mas também em estabelecimentos comerciais, escolas, universidades e, principalmente, no ambiente corporativo.

Com tantas mudanças cada vez mais rápidas, uma empresa que não se adapta às novidades do mercado está fadada ao fracasso. Isso acontece porque as tecnologias disruptivas surgem quando menos se espera. À medida que o sucesso é obtido, a parcela da população que tem acesso a elas cresce. Com o seu avanço constante, novas oportunidades para evoluir estão à espera do seu negócio!

5 dicas para aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia disruptiva

Agora, você vai conhecer alguns pontos importantes que não podem ser deixados de lado no seu planejamento de TI, de modo a extrair o máximo de vantagens da tecnologia disruptiva para a sua empresa. Acompanhe!

1. Instaure a cultura de inovação

Uma nova solução nunca surge do dia para a noite. É preciso muito trabalho, investimento, pesquisa e dedicação para criar um produto e implementar a cultura da inovação. Além disso, o insight inicial pode surgir em um momento inusitado. Você pode, por exemplo, pensar em algo inovador enquanto está a caminho da empresa, toma banho ou canta a sua canção favorita.

Por isso, não há um padrão definitivo para a criação de uma tecnologia disruptiva. Você deve instaurar essa metodologia em todos os aspectos de sua vida pessoal e em seu negócio, para ganhar agilidade no cotidiano e, ao mesmo tempo, otimizar as atividades laborais.

Como um líder, é fundamental que você crie um ambiente aberto a novas ideias e que escute o que todos têm a dizer sobre possíveis melhorias em seus serviços. Afinal, um bom insight pode vir de onde menos se espera!

Quando a organização não adota a inovação como chave para o seu sucesso, isso não acontece. Nesse caso, a equipe pode entrar na rotina e ficar desmotivada e sem engajamento para novos conceitos e uso da tecnologia disruptiva.

Portanto, incentive a mudança de pequenas situações na gestão, como a alteração no posicionamento de móveis, ou peça sugestões e feedbacks para os colaboradores de todos os setores para mantê-los ativos e participativos. Evitar o comodismo é importante para que a tecnologia disruptiva passe a fazer parte da cultura organizacional.

2. Acompanhe o mercado

O que hoje é consumido por todos pode muito bem ser substituído por algo inovador, eficaz e de maior qualidade, certo? Esse é o ponto central da tecnologia disruptiva.

Há alguns anos, as pessoas contavam apenas com a internet discada que, além de muito lenta, era cara e incapaz de atender às demandas corporativas. Com o passar do tempo, esse cenário mudou e hoje grande parte do público tem acesso à banda larga, com velocidades bastante superiores à tecnologia inicial. E isso não se limita ao caso da internet fixa. A telefonia móvel também passou por mudanças em alta velocidade. Antigamente, os celulares não contavam com a conexão à web.

Com a evolução, os smartphones ganharam diversos recursos e, até pouco tempo, a tecnologia 4G representava o ápice de velocidade e qualidade no serviço de telefonia móvel. Atualmente, o 5G já começa a mostrar o seu potencial e provar o seu valor no mercado.

Se você está atento e acompanha essas mudanças, é possível preparar a sua gestão para lidar com a nova realidade, absorver e atender às demandas que surgirem. Portanto, fique de olho nos principais veículos de comunicação e faça de tudo para ficar em dia com as novas soluções que o mercado apresenta. Seu negócio agradece!

3. Colete dados sobre seus usuários

Uma empresa atinge o sucesso que deseja quando seus clientes estão satisfeitos com as suas soluções e as indicam para amigos, familiares e colegas de trabalho, além das opiniões divulgadas na internet e, principalmente, nas redes sociais, que têm grande alcance e engajamento. Por isso, é essencial escutar as opiniões de todos os usuários.

Alguns feedbacks são positivos, quando, por exemplo, uma pessoa faz uma resenha sobre um de seus serviços e a disponibiliza na internet. Mas as reclamações devem ser muito bem analisadas também. Elas mostram o que há de errado em seus produtos, então as utilize para encontrar os gargalos e os problemas que atrapalham o crescimento do negócio.

Ao tomar essa atitude, você mostra ao mercado que se preocupa com a experiência do consumidor e que deseja fomentar o uso da tecnologia disruptiva em favor do cliente. Isso ajuda a consolidar uma imagem positiva da sua marca, o que é fundamental para que ela cresça, tenha maior alcance e chame a atenção de potenciais clientes.

Além disso, ao coletar informações de seus usuários, pode-se criar um banco de dados detalhado para cada um deles. Dessa forma, é possível oferecer um atendimento personalizado, de acordo com o histórico de cada um. Isso faz com que o consumidor se sinta importante e valorizado pela empresa, levando-o a se fidelizar com maior facilidade.

4. Envolva todas as áreas do negócio

Existem vários setores dentro de uma empresa de TI, como o marketing, financeiro, vendas e a engenharia, correto? Cada um deles tem características distintas, todas essenciais para o funcionamento e continuidade — considerando, é claro, as especificidades de cada departamento, que devem ser respeitadas.

Entretanto, elas devem trabalhar de forma alinhada aos objetivos e valores da organização. Para isso, muitos empreendedores utilizam novas tecnologias, como os softwares de gestão, que fazem a integração de dados dos mais diversos setores para que eles trabalhem em sinergia.

Nesse sentido, você deve administrar a gestão como um organismo vivo, que depende do correto funcionamento de todos os seus sistemas. Envolver todas as áreas do negócio e integrá-las corretamente é fundamental para trabalhar com a tecnologia disruptiva e obter sucesso.

Outra ferramenta bastante utilizada pelas empresas modernas é o PABX. Com os constantes aperfeiçoamentos e inovações, essa solução garante a qualidade da comunicação interna a um custo bastante inferior em relação aos valores praticados pelas operadoras de telecomunicação brasileiras.

5. Invista em novas tecnologias

Essa dica parece bastante óbvia, mas trata-se de um ponto que muitos deixam de lado. O investimento em novas soluções faz toda a diferença para obter resultados positivos. Se a sua empresa não pratica a tecnologia disruptiva na rotina, como ela pretende lançar um serviço no mercado tecnológico?

Por isso, é fundamental fazer treinamentos constantes com sua equipe e se manter atualizado com a evolução das soluções voltadas para o mundo corporativo. Assim, seu negócio se mantém constantemente atualizado com as novidades do mercado e preparado para lidar com a concorrência sem medo.

Além disso, o uso de novas tecnologias representa uma grande vantagem competitiva para a organização, que consegue se destacar entre as empresas do mesmo segmento de atuação e atrair novos clientes, elevando as chances de sucesso do empreendimento.

Então, aposte em novas ideias, planejadas com o auxílio de uma fornecedora de tecnologia confiável, para investir sem medo e mostrar ao mercado que você apoia essas mudanças e se esforça ao máximo para oferecer o melhor para seus colaboradores e clientes!

Exemplos de tecnologias disruptivas

As barreiras que atrapalham o crescimento de uma instituição podem ser superadas por um bom gestor. Alguns obstáculos podem surgir em seu caminho, mas você deve propor novas metodologias e alternativas viáveis a fim de superá-los.

Quem adota tecnologias disruptivas no dia a dia tem mais facilidade para abrir novas portas no mercado, alcançar novos públicos e crescer. Nos próximos tópicos estão alguns exemplos que você deve considerar em seu planejamento e ganhar mais espaço na sua área de atuação.

Computação em nuvem

Os sistemas em nuvem utilizam a internet para armazenar dados, documentos e qualquer registro da empresa a partir de uma plataforma digital. Com ela, não é mais preciso instalar softwares nas máquinas ou ter uma infraestrutura física robusta para rodar programas.

Como consequência, o orçamento da gestão é aliviado, a produtividade da empresa e dos colaboradores aumenta e você pode investir recursos em outras áreas mais estratégicas do negócio. Com a tecnologia em nuvem, o empreendedor só paga pelos serviços que efetivamente utiliza, o que representa uma economia significativa e favorece o orçamento e fluxo de caixa.

Além disso, a computação em nuvem proporciona maior mobilidade para seus colaboradores, que podem acessar a plataforma a partir de qualquer dispositivo móvel, desde que se tenha uma conexão com a internet. Isso favorece as atividades de funcionários que fazem trabalho externo e precisam estar em contato constante com a empresa.

Dessa forma, os empreendedores também têm acesso a múltiplas funcionalidades que facilitam suas atividades e permitem o gerenciamento da organização em qualquer hora e lugar. Ou seja, garantem maior eficiência corporativa e custo-benefício altamente viável, já que a nuvem é escalável e flexível, podendo ser implementada em negócios de qualquer porte.

Comunicação digital

O contato com um cliente é uma etapa muito importante para que o empreendimento seja reconhecido, possa se expandir e ganhar mais espaço em sua área de atuação. Agora, o consumidor é multicanal e não tem tempo a perder. Ele busca empresas que ofereçam canais diferenciados, como aplicativos, chats, e-mails e atendimento humanizado.

Afinal, o êxito de uma negociação pode ser colocado em risco quando você não conta com as ferramentas adequadas para realizar essa tarefa. Por isso, a comunicação digital é um bom exemplo de tecnologia disruptiva que não deve ser ignorada pela organização. Quanto melhor for o atendimento do seu negócio, melhor será o Retorno do Investimento (ROI) da empresa.

Para quem não sabe por onde começar, existem diversas maneiras de garantir agilidade e controle no atendimento aos consumidores, como os softwares de call center. Além disso, a economia na conta de telefone é alcançada ao adotar uma central de PABX para a comunicação interna.

A comunicação eficiente também deixa uma impressão positiva nos consumidores, elemento essencial para aprimorar a experiência dos clientes, imprimir uma boa imagem da marca no público-alvo e garantir novos contratos para o empreendimento.

Na atualidade, existem várias possibilidades dentro desse setor. Então, escolha um fornecedor de tecnologia disruptiva capaz de oferecer soluções de qualidade, alinhadas à estratégia do negócio, para que atendam suas demandas e mantenham a empresa sempre moderna, eficiente e competitiva.

Agora, que tal continuar o seu aprendizado sobre o assunto? Veja também o artigo “Comunicação Unificada: 7 ferramentas essenciais para implementar”!

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