Conheça 7 incríveis ferramentas de atendimento para consultório
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Conheça 7 incríveis ferramentas de atendimento para consultório

Escrito por Leucotron

Com o crescimento constante do número de instituições de saúde no Brasil, melhorar a interação entre paciente e médicos é um ponto-chave para elevar a qualidade do serviço oferecido. Em busca de soluções diferenciadas, a gestão desses espaços implementam ferramentas de atendimento para consultório que aliam tecnologia e procedimentos, trazendo inovação em busca de melhores tratamentos.

Transformando os modos de relação entre os clientes e os profissionais de saúde, a tecnologia de informação permite tornar os processos mais acertados, econômicos e práticos para ambas as partes. Prontuário eletrônico e compartilhamento virtual de exames já são uma realidade em muitos consultórios, que são largamente beneficiados com essas medidas.

Para tirar o maior proveito das ferramentas de atendimento para consultório, é preciso aliar os instrumentos tecnológicos com boas práticas de gestão. Em busca de resultados integrados, as novidades contribuem para atrair a preferência e fidelizar muitos pacientes. Melhorando os mecanismos de comunicação, a assistência se torna mais humana e operativa.

Confira as 7 principais ferramentas tecnológicas que não podem faltar no seu consultório!

1. Prontuário médico totalmente digitalizado

Reunindo todos os dados médicos sobre o paciente, o prontuário eletrônico substitui o papel por softwares e/ou aplicativos que sistematizam todas as informações. Tratando-se de um programa sigiloso e de fácil manipulação, pode ser muito valioso, além de um fator competitivo no consultório.

Os dados armazenados permitem acessar o histórico de cada pessoa com rapidez, tornando mais ágil a comunicação com a recepção ou mesmo como estabelecimentos externos, como laboratórios e hospitais. O tempo economizado no processo eletrônico permite que os profissionais de saúde tenham mais tranquilidade para realizar o atendimento.

2. Sistema CRM de organização de dados

Também conhecido como sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM pode reunir suporte técnico, cadastro, agendamento e sistema de ramais telefônicos. Apresentando soluções em uma mesma interface, o CRM ainda pode ser correlacionado com as ferramentas de marketing e de treinamento de profissionais.

Centralizando todos os dados de cadastro, o sistema CRM organiza o dia a dia do consultório, separando pacientes por especialidade ou grupos especiais porventura criados. Estreitando a comunicação com os pacientes, o CRM impulsiona para uma relação mais constante, notificando os períodos de exames, retornos e outros.

3. Confirmador para as consultas marcadas

Facilitando a confirmação de consultas já agendadas, o confirmador de consultas elimina a necessidade da equipe validar a agenda. Sendo uma ferramenta de automação, é programado para telefonar automaticamente para os pacientes, que podem confirmar a consulta por meio de sua interação.

O sistema contribui para a organização da agenda, assim como para o bom andamento das atividades realizadas dentro da clínica. Isso diminui as atividades que ficam a cargo da recepção. Ao contribuir para o aumento da produtividade, os funcionários podem seguir com os processos sem interrupções em seu fluxo graças a esse software.

Monitorando as confirmações, é possível remanejar as remarcações com mais precisão. No caso do paciente não poder afirmar a sua presença, o sistema identifica um próximo horário vago, agilizando o atendimento.

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4. Ramais de atendimento entre setores

Para clínicas que têm muitos consultórios, os ramais de atendimento são indispensáveis para otimizar a comunicação. Os ramais constituem em mecanismos de alta tecnologia, podendo direcionar ligações externas para o departamento desejado sem precisar passar pelo atendimento.

Sendo bastante rentável em termos econômicos, os ramais são interligados a partir de um sistema inteiramente digital. A dinâmica da comunicação interna também se torna beneficiada, podendo os responsáveis favoritar os principais canais de comunicação, sendo facilmente acionados quando tiverem necessidade.

5. Resultados de exame via compartilhamento na nuvem

Disponibilizar os resultados de exame no menor tempo possível permite dar início a tratamentos e estabelecer diagnósticos com mais tranquilidade. Sem a necessidade do deslocamento por parte do paciente ou do responsável no consultório pelas coletas, os resultados podem ser compartilhados via nuvem.

A partir de um simples toque no celular ou no computador, o paciente pode ver os seus exames, assim como os médicos, que podem direcionar os próximos passos do atendimento alinhado aos resultados.

Fazendo desse um processo bem mais cômodo para ambas as partes, a troca de informações virtuais também evita a perda e o extravio desses documentos, sendo mais uma vantagem para os consultórios e os seus clientes.

6. Dispositivos clínicos portáveis

Pacientes que precisam ser monitorados constantemente tem ainda o incômodo de informar periodicamente o seu médico e os assistentes dos dados computados por tais dispositivos de acompanhamento. Facilitando a vida desses pacientes, os dispositivos clínicos portáteis transformam positivamente o cotidiano desse monitoramento.

Hoje em dia, os dispositivos clínicos portáteis proporcionam a autonomia para os pacientes, melhorando a sua qualidade de vida. Por armazenar os dados e as informações em tempo real, permitem que o seu quadro seja acompanhado pelo profissional a partir de um programa ou um aplicativo.

Os dispositivos também podem emitir alerta (como no caso de glicemia, pressão arterial e nível sanguíneo, por exemplo), acionando o médico responsável sem que haja a necessidade de fazer um contato telefônico ou, até mesmo, por mensagem.

7. Preenchimento eletrônico de guias conveniadas

Cada plano de saúde tem os seus próprios padrões de preenchimento de dados, gerando, muitas vezes, demora e confusão na hora de passar tais guias às pessoas. Ao menor erro, médico e pacientes podem ser duramente prejudicados.

Por meio de softwares específicos, todo o processo de preenchimento de guias pode ser feito digitalmente, facilitando tanto para a recepção quanto para os médicos e os seus pacientes. Tornando o processo mais simples, evitam-se também os erros e as rasuras. O consultório sai ganhando com a eficiência desses procedimentos.

As ferramentas de atendimento para consultório geram transformações que trazem tanto aumento na produtividade para os profissionais de saúde quanto qualidade de vida para os pacientes. Visando a um atendimento mais humanizado, as ferramentas tecnológicas aliam novidades com o procedimento mais antigo do mundo, que é o cuidado entre as pessoas.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Para compreender melhor os desafios na abertura e manutenção de consultórios, confira quais são os pontos que devem ser evitados em um contexto de estabelecimento de saúde. Leia agora e garanta o sucesso de seu consultório!

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