Profissionalização do consultório: 5 estratégias para crescer no mercado
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Profissionalização do consultório: 5 estratégias para crescer no mercado

Escrito por Leucotron

Você sabia que a profissionalização do consultório é muito importante para o seu sucesso e de toda a equipe? Quanto mais estruturada a sua clínica estiver, melhor será o seu atendimento e o relacionamento com os pacientes.

Por isso, é muito importante que você faça a gestão do consultório como se fosse uma empresa: cuidando das finanças, da qualidade do atendimento e da produtividade dos colaboradores. Quer saber quais estratégias adotar na sua clínica? Continue a leitura do artigo!

Por que buscar a profissionalização do consultório?

O principal desafio de um médico ou de outro profissional da saúde que abre ou mantém uma clínica é a gestão. Separar a vida pessoal da profissional é muito importante para alcançar o sucesso. E isso já inicia nos cuidados com as finanças do negócio.

É muito importante criar uma conta específica para o consultório, para não correr o risco de misturar as coisas. Caso contrário, você nunca saberá se a clínica tem lucro ou prejuízo, pois utilizará do seu dinheiro para cobrir eventuais despesas.

A profissionalização também ocorre quando há padronização nos processos, qualidade no atendimento e utilização de tecnologias que facilitem a realização das atividades do dia a dia.

Um diferencial para a sua clínica, que pode mudar a imagem do espaço, é a oferta de especializações médicas complementares — como um gastroenterologista e um nutricionista. Dessa maneira, quando o paciente identifica algum problema de saúde ele já pode ser encaminhado para um profissional do mesmo estabelecimento, o que facilita o tratamento e o acompanhamento médico.

Também é importante investir em tecnologias e exames especializados que podem ser feitos dentro da clínica. Isso aumenta a confiança dos pacientes em seu serviço, pois mostra que você busca capacitação profissional e o bem-estar das pessoas.

Sendo assim, pode-se dizer que a profissionalização da clínica também pode aumentar o seu potencial competitivo, uma vez que você vai oferecer soluções diferenciadas aos pacientes.

Como fazer isso?

Para conseguir aumentar o número de pacientes no consultório, é importante buscar a profissionalização por meio da adoção de estratégias de negócio e uso de tecnologias. Veja:

1.Realize um planejamento

Você precisa compreender que uma clínica é igual a qualquer outra empresa: ela precisa ter planejamento e uma gestão focada na lucratividade e sucesso. Acontece que os rendimentos são oriundos do número de consultas e exames realizados.

Logo, é preciso planejar a estrutura física do consultório, determinar as estratégias que serão adotadas para divulgar os serviços, quais investimentos serão realizados, entre outras situações.

Também é importante se lembrar de que a contratação de profissionais demanda conhecimento sobre as obrigações trabalhistas, benefícios e impostos. Portanto, é fundamental compreender todos os fatores envolvidos ou buscar a ajuda de um profissional especializado nessa área.

2.Invista em tecnologias de ponta

Não é mais necessário fazer o preenchimento de fichas de pacientes de maneira analógica, utilizando papel e caneta. Você pode adquirir softwares para o gerenciamento dessas informações, fazer a prescrição de receitas médicas e atestados.

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Essa prática traz muitas vantagens para a clínica e os pacientes. Uma delas é que você não corre o risco de alguém fazer um tratamento errado por não entender a sua letra em uma receita. Além do mais, você consegue manter os dados sempre atualizados e fazer um acompanhamento mais minucioso sobre todos os procedimentos realizados com cada paciente.

3.Busque o aperfeiçoamento do atendimento

Quantas vezes os pacientes já faltaram a uma consulta por esquecimento? Isso prejudica as finanças da sua clínica, uma vez que você poderia atender outra pessoa. Acontece que isso pode ser evitado com uma prática simples: por meio de uma ligação telefônica para confirmar a consulta.

Algumas ferramentas não só alertam sobre a proximidade da data da consulta do paciente, como também fazem a gestão dessas informações. Assim, a sua equipe está sempre pronta para manter a agenda em dia.

Outras soluções também ajudam você a medir a qualidade do atendimento telefônico realizado aos pacientes. Isso aumenta o controle sobre o serviço realizado na sua clínica e contribui com insights valiosos para você aperfeiçoar ainda mais o atendimento.

Vale lembrar que é imprescindível realizar o treinamento dos colaboradores para o uso dessas soluções e também para que o atendimento seja cada vez mais eficiente.

4.Desenvolva estratégias de marketing

Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros têm contas em redes sociais. Em geral, as pessoas passam mais de 5 horas por dia conectadas, seja no tablet, smartphone ou computador.

Por isso, é muito importante que a sua clínica também esteja presente no mundo digital. Investir em estratégias de marketing online é fundamental para que você possa interagir com os atuais e futuros pacientes.

Você pode aproveitar as mídias para divulgar informações sobre saúde e bem-estar, orientar as pessoas sobre os mitos nessa área e manter um relacionamento mais próximo com os pacientes.

Essa é uma excelente estratégia para você se manter conectado com o seu público-alvo e ganhar ainda mais credibilidade para o seu consultório.

5.Utilize um sistema de gestão

Em vez de utilizar planilhas de excel para administrar as informações da clínica, por que não facilitar a sua rotina? Algumas soluções permitem a gestão de todos os dados do consultório, desde o nome de pacientes, informações de colaboradores e entrada de pagamentos.

O uso de um software de gestão é um passo muito importante para a profissionalização do consultório. Ele vai ajudar você a controlar melhor a sua agenda e a ter uma equipe ainda mais produtiva.

Também é possível identificar os pacientes que são atendidos por convênios médicos e os particulares. Isso contribui para você analisar melhor o perfil do seu público para que possa focar ainda em estratégias eficientes.

Vale lembrar que esses sistemas ainda oferecem mais segurança para os dados dos pacientes, uma vez que eles têm sistemas de criptografia e backup. Assim, é muito mais difícil de um usuário mal intencionado tentar roubar informações sigilosas da sua clínica, o que poderia comprometer a sua imagem e credibilidade.

Já deu para perceber que a profissionalização do consultório é fundamental para você atrair mais pacientes, correto? Aproveite para adotar essas estratégias para ter um diferencial competitivo e confira as dicas para otimizar a marcação de consultas!

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