Atendimento hospitalar: 6 boas práticas para a recepção
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Atendimento hospitalar: 6 boas práticas para a recepção

Escrito por Leucotron

Um atendimento hospitalar de qualidade pode fazer toda a diferença em uma instituição, pois impacta diretamente na satisfação dos pacientes e dos seus acompanhantes.

Muitos fatores podem influenciar nesse atendimento, como a estrutura física, o espaço de recepção e o uso de tecnologias para garantir maior agilidade nos processos e evitar erros. Acompanhe 6 boas práticas que garantirão mais rapidez e eficiência na recepção!

1. Faça um treinamento com a equipe

O primeiro passo para garantir um bom atendimento hospitalar é o treinamento da equipe, desde os profissionais que estão na sala de recepção até o pessoal da limpeza.

Sendo assim, invista em capacitações para cada área e incentive a comunicação dentro do ambiente de trabalho. Quando os colaboradores conseguem se entender, trocar ideias e informações com facilidade, o resultado também é visto na recepção do hospital.

Todos os colaboradores devem ser tratados com cordialidade e respeito, pois as discrepâncias nessas questões podem ser observadas pelos pacientes.

Procure mostrar para a equipe da recepção que as pessoas devem ser bem tratadas e acolhidas quando chegam ao hospital, pois o primeiro atendimento é crucial para criar uma boa impressão sobre o lugar. A mesma cordialidade deve haver no atendimento telefônico, no momento do agendamento de consultas, por exemplo.

2. Tenha um espaço adequado para receber pacientes

Além de contratar profissionais capacitados para a recepção, é imprescindível criar um ambiente confortável para receber os pacientes.

Por isso, o hospital deve investir em poltronas, televisão, rede Wi-Fi, revistas, café, água e biscoitos para distrair os pacientes enquanto aguardam por uma consulta ou procedimento cirúrgico.

Na hora de escolher os móveis e poltronas, procure se lembrar dos pacientes portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes. Deixe um espaço maior reservado para esses casos e adquira poltronas adequadas. Essa atitude simples evitará constrangimentos no futuro.

O gestor também deve adequar os banheiros da sala de espera para pacientes ou acompanhantes com necessidades especiais. Além de ser obrigatório, é um sinal de respeito com as pessoas.

Vale ressaltar a necessidade de manter o ambiente limpo e organizado, pois isso dá mais credibilidade ao local. Lembre-se: muitas vezes, o paciente ficará esperando muitos minutos até ser atendido pelo médico, então, ele terá muito tempo para reparar em todos os detalhes.

Dica: caso a clínica ou hospital costume receber muitas crianças, crie um espaço próprio para elas com brinquedos, papéis e lápis de cor. Dessa maneira, elas ficarão mais à vontade no local e vão se distrair enquanto aguardam atendimento na recepção.

Essas medidas simples mostrarão para os pacientes que a instituição se importa com eles.

3. Utilize um sistema de ramal

Invista em um sistema de ramais que permita a comunicação entre prédios ou unidades remotas. Com ele, é possível redirecionar ligações, dar mais agilidade no atendimento e reduzir os gastos na conta de telefone.

Essa alternativa também evita aquelas chamadas inconvenientes em microfones dentro do hospital, que podem acabar incomodando pacientes em recuperação. Ao utilizar ramais, pode-se deixar os equipamentos com os chefes de cada setor, o que possibilita a resolução de muitos problemas na mesma hora.

Também é possível adotar produtos de telefonia que permitem a visualização de estatísticas e o controle do atendimento, medindo o tempo de espera nas ligações. Esses equipamentos também possibilitam uma avaliação real sobre a necessidade de contratar mais profissionais para a função.

4. Crie um padrão de triagem no atendimento hospitalar

Oriente sua equipe para fazer um sistema de triagem já na recepção do hospital. Para isso, os profissionais devem coletar informações sobre o histórico do paciente, estilo de vida, grupo sanguíneo, doenças preexistentes, entre outras situações que contribuirão para dar mais agilidade para a consulta médica.

Ademais, o sistema de triagem ajuda a definir as prioridades de atendimento. Sendo assim, um paciente em situação de emergência — com ameaça à vida — será atendido mais rapidamente do que um em situação de não urgência, como lesões de pouca gravidade, resfriados, enxaquecas e distúrbios gastrointestinais.

Essa medida dá mais segurança para os procedimentos hospitalares, diminuindo os riscos e melhorando a qualidade do atendimento.

5. Utilize a tecnologia para organizar os dados

A tecnologia avança a cada dia para oferecer maior eficiência nas rotinas empresariais, hospitalares e órgãos públicos.

Sendo assim, é recomendável adotar o uso de softwares que possibilitam o armazenamento das informações do paciente de forma organizada e segura. Desse modo, é possível encontrar todos os dados, resultados de exames e histórico do paciente em um único local, evitando a busca de informações em fichas impressas.

Essa medida também facilita o encaminhamento de um paciente para outro médico de especialidade diferente, pois é só permitir o acesso ao arquivo que ele terá todas as informações em mãos. Isso evita perguntas repetitivas e aperfeiçoa o atendimento.

Além disso, muitos recursos tecnológicos também facilitam a padronização de processos e o controle do estoque de medicamentos. Ou seja, eles permitem um controle sobre todas as informações hospitalares.

6. Esteja aberto para receber sugestões

O gestor também deve estar aberto a sugestões e críticas para melhorar o atendimento hospitalar. Para tanto, pode criar uma caixinha para que os pacientes deixem seus comentários sobre a atuação de profissionais e a qualidade do espaço oferecido.

Outra opção é oferecer uma área no site do hospital para que o paciente deixe seus comentários. Afinal, as novas gerações estão cada vez mais conectadas à internet e procuram canais online para deixar opiniões.

Detalhe importante: se você oferece um espaço para receber críticas e sugestões, tem o dever de avaliá-las com certa frequência. É importante considerar essa ferramenta como uma oportunidade de melhorar a comunicação com os pacientes. Aproveite para criar um espaço dentro do hospital que mostre as melhorias feitas a partir das sugestões dos usuários.

Trate essa questão como uma oportunidade de aperfeiçoar ainda mais o trabalho de sua equipe e a gestão da instituição.

Portanto, para garantir um atendimento hospitalar de qualidade é fundamental investir no treinamento da equipe e em equipamentos tecnológicos que facilitam o dia a dia. Aproveite a visita para acessar o post: Saiba como diminuir os gastos com telefonia na sua empresa.

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