5 ferramentas que transformam o atendimento ao paciente
Gestão de Empresas

5 ferramentas que transformam o atendimento ao paciente

Escrito por Leucotron

Como você sabe muito bem, uma equipe médica excelente, equipamentos modernos e espaços confortáveis são fundamentais para que o paciente se sinta bem dentro do seu hospital ou clínica e para que os tratamentos e procedimentos deem resultado. Mas você já parou para pensar no quanto o atendimento ao paciente impacta na fidelização?

Muitos gestores de instituições de saúde enxergam o atendimento como algo secundário, que deve ser priorizado apenas por empresas de outros setores. Entretanto, esse ponto pode ser quase tão importante quanto a própria eficiência do tratamento.

E então, quer ficar por dentro das principais táticas que você pode aplicar no seu hospital ou clínica para aumentar os índices de satisfação e encantar de vez seu paciente? Continue a leitura, conheça as medidas que propomos e transforme seu atendimento!

1. Sistema de marcação de consulta online

Como você verá ao longo do texto, a tecnologia é uma de suas maiores aliadas quando o objetivo é revolucionar o atendimento ao paciente. Nesse contexto, uma das inovações que mais aprimora a satisfação do cliente é o sistema de marcação de consulta online.

Proporcionando praticidade, rapidez e autonomia ao paciente, a marcação de consulta online otimiza algo cotidiano das instituições de saúde, permitindo que o próprio paciente marque seus horários de atendimento — seja a consulta inicial ou um retorno, por exemplo.

Além disso, o sistema já mostra os horários disponíveis em cada dia, eliminando a necessidade de que o paciente ligue para diversos consultórios até encontrar um profissional que possa recebê-lo em um momento adequado para ele.

Para você, a vantagem do sistema online de marcação é que todo o processo torna-se automatizado. Assim, você não precisará mais preocupar-se com linhas ocupadas, erros de marcação e outras situações recorrentes no dia a dia da instituição.

2. Implementação de ramais de atendimento

Uma comunicação dinâmica e eficiente é imprescindível para a satisfação do cliente. Sendo assim, a implementação de ramais de atendimento é uma ótima pedida, pois permite que as ligações externas (ou seja, dos pacientes) sejam rapidamente transferidas para a pessoa/departamento ideal.

Para o paciente, é extremamente desagradável e incômodo ter que passar de um setor para outro enquanto aguarda seu atendimento telefônico, ou mesmo ser orientado a ligar para outros números.

Já os ramais de atendimento permitem que o colaborador que recebe a ligação transfira a chamada imediatamente para seu destinatário correto ou mais adequado para orientar o paciente.

Enquanto isso, para a instituição de saúde, as principais vantagens dos ramais são a economia com a telefonia e o fortalecimento da comunicação interna, pois também ficará mais fácil para que os colaboradores entrem em contato uns com os outros quando houver necessidade.

3. Softwares na nuvem para compartilhar resultados de exames

Outra grande praticidade, capaz de melhorar muito o sucesso do seu atendimento ao paciente, é o uso de softwares na nuvem para compartilhar resultados de exames. Eles eliminam a necessidade de que o paciente se desloque até o local de retirada dos resultados, além de evitar contratempos como perda e danificação desses papéis.

Além disso, para os profissionais da saúde, os softwares também são muito vantajosos, pois permitem um acesso mais rápido e organizado do histórico de exames do paciente em questão.

Poder resolver suas demandas sem precisar sair de casa ou ir atrás dos colaboradores certos, como possibilitam o software para resultados e o agendamento online de consultas, é um dos principais benefícios da tecnologia atual. Pense, por exemplo, na popularidade monumental das compras online nos dias de hoje.

Portanto, oferecer essas possibilidades ao seu paciente traz uma grande satisfação a eles que, assim, se tornam prontos para a fidelização. Além disso, essas ferramentas trazem reconhecimento e boa reputação a sua instituição, que se estabelece como uma clínica ou hospital moderno, antenado e competitivo diante da concorrência.

De maneira geral, os softwares na nuvem e de gestão são grandes revoluções para as empresas como um todo. No mundo da saúde, eles eliminam as horas e mais horas gastas com burocracia e documentos, já que todo esse trabalho passa a poder ser feito digitalmente — e o próprio programa pode fazer análises e relatórios, por exemplo.

4. Prontuário eletrônico

Seguindo a onda das tecnologias que impactam positivamente tanto o paciente quanto a equipe médica, o prontuário eletrônico traz mais dinamismo e rapidez ao atendimento durante o tratamento propriamente dito.

E mesmo que, nesse momento, a eficiência do tratamento em si ganhe ainda mais importância, a qualidade do atendimento continua sendo fundamental para deixar o paciente tranquilo e confortável — e também sua família e pessoas próximas.

Sendo assim, o prontuário eletrônico permite que a equipe médica tenha acesso praticamente instantâneo às informações do paciente e de seu tratamento sempre que for necessário. Além disso, não há mais o risco de que aconteça algo com o prontuário de papel, o que causaria transtornos e obstáculos ao atendimento e ao tratamento.

5. Controle automatizado do estoque

Quando remédios ou até mesmo outros itens utilizados cotidianamente na instituição ficam em falta, isso é extremamente frustrante para o paciente, que precisa de todo o suporte e conforto nesse momento de vulnerabilidade recorrente de qualquer contratempo com a saúde.

Portanto, nossa última dica para que você transforme definitivamente o atendimento ao paciente em sua clínica ou hospital é a instalação de um sistema gestor para o controle automatizado do estoque (lembra do que falamos anteriormente sobre a importância desses softwares?).

Com ele, os colaboradores responsáveis pelo estoque serão imediatamente avisados se um determinado produto estiver chegando ao fim ou, por exemplo, se o uso de um remédio estiver aumentando consideravelmente e, por isso, é necessário aumentar as compras dele.

Dessa maneira, seu estoque permanecerá devidamente abastecido e pronto para atender imediatamente os pacientes.

Além disso, a gestão automatizada do estoque diminui — ou até mesmo elimina — o desperdício e a compra excessiva de algum item. Afinal, por meio dos relatórios e índices de uso, a equipe poderá verificar facilmente o quanto cada produto é requisitado.

A tecnologia e as boas práticas de atendimento fazem toda a diferença! Gostou de conhecer nossas dicas para revolucionar seu atendimento ao paciente? Então, entre em contato com a gente e veja o que podemos fazer por você e por sua instituição de saúde!

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Leucotron

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