Tecnologia no atendimento ao cliente: entenda a importância e como utilizar
É até clichê dizer que uma empresa precisa tratar bem seus consumidores para continuar fechando vendas. Contudo, há uma maneira mais sofisticada de fazer isso: por meio do uso de tecnologia no atendimento ao cliente.
Com soluções versáteis e que otimizam todo o procedimento de interação com os clientes, uma companhia pode elevar o nível das interações e garantir experiências cada vez melhores para os consumidores. Continue a leitura para saber mais sobre isso!
A importância da tecnologia no atendimento ao cliente
Utilizar a tecnologia no atendimento ao cliente garante os seguintes benefícios:
- produtividade, uma vez que as soluções digitais têm alta disponibilidade. Enquanto os colaboradores só trabalham algumas horas por dia, não há limite para a tecnologia;
- rapidez nos atendimentos, uma característica muito valorizada pelos consumidores;
- recursos para os agentes humanos, que poderão lidar com várias interações ao mesmo tempo;
- versatilidade. Como veremos no próximo tópico, há ferramentas que otimizam desde o atendimento inicial até as avaliações, por exemplo.
As principais ferramentas tecnológicas no atendimento
Conheça as tecnologias que têm transformado o atendimento digital!
Contact center omnichannel
Um contact center omnichannel é uma plataforma que proporciona, aos agentes que trabalham no atendimento ao cliente, interagir com os clientes por meio de diversos canais de comunicação integrados.
Isso garante que o consumidor possa escolher o meio que ele achar melhor para entrar em contato com a empresa. A companhia ganha simplicidade na construção de fluxos de atendimento, para bots de texto e voz. Além disso, a tecnologia é no-code, o que possibilita que até mesmo pessoas sem muito conhecimento em programação possam configurá-la.
Sistema para call center
Essa solução otimiza não só o atendimento ao cliente, mas também as estratégias de venda. Inclusive, ela é adaptada para o trabalho home office.
Isso proporciona mobilidade corporativa aos agentes, que podem trabalhar de qualquer lugar, e permite que o gestor acompanhe o desempenho do time em tempo real.
Sistema de avaliação
Essa solução digital proporciona à empresa mensurar a qualidade do serviço de atendimento telefônico prestado pelos agentes aos usuários.
O recurso pode ser implementado em call centers, estruturas de atendimento de pequeno porte (como serviços de delivery), grupos de agentes e até em setores específicos de uma empresa.
Click to Call
O click to call é um serviço de atendimento ao cliente que oferece a possibilidade de realizar ligações telefônicas totalmente gratuitas para os clientes. Isso é feito por meio de um QR code ou um botão!
Essa ligação será feita por meio da computação em nuvem, utilizando a tecnologia WebRTC. O click to call pode ser integrado a um site já existente, um aplicativo ou outros meios de comunicação do empreendimento.
URA com Inteligência Artificial
A URA (Unidade de Resposta Audível) é uma tecnologia desenvolvida para garantir o atendimento automático de clientes, por meio de uma conversa telefônica. Contudo, há uma versão ainda melhor desse sistema: aquela com Inteligência Artificial (IA).
Essa tecnologia capacita as URAs para interpretar a linguagem natural dos clientes, de modo que as respostas sejam as mais precisas possíveis. Será possível identificar intenções, emoções e contextos nos contatos, gerando respostas de autoatendimento contextualizadas e empáticas. Tudo isso reduz a necessidade de intervenção humana, garantindo mais autonomia para os usuários!
Chatbots e Voicebots
Enquanto um dos bots (o chat) opera por texto, o outro opera por voz. Assim, essas soluções automatizadas de atendimento são indicadas para quem quer modernizar o atendimento do seu empreendimento.
Ao entrar em contato com a empresa, o cliente pode ser direcionado para um chatbot ou voicebot. Contudo, caso a solução não consiga responder à dúvida em questão, também há a opção de transferir o contato para um agente humano.
Será possível realizar atendimento instantâneo, cadastrar agentes e atender nos principais canais digitais, como o WhatsApp, Messenger, Instagram, site e telefone.
As dicas para implementar tecnologias no atendimento ao cliente
As principais dicas para agregar uma ou várias das tecnologias citadas ao seu negócio são as seguintes:
- pesquisar as suas necessidades. Antes de sair contratando uma solução de forma impulsiva, é preciso escolher algo que realmente agregue valor ao seu atendimento;
- priorizar empresas com uma boa reputação no mercado;
- escolher desenvolvedores que ofereçam um suporte para a utilização adequada da solução contratada;
- conversar com as empresas parceiras para conhecer os benefícios e os usos de cada uma das ferramentas consideradas;
- certificar-se de que a solução contratada não entrará em conflito com outras tecnologias que a sua empresa já utilize.
Como você viu, a tecnologia no atendimento ao cliente não é só uma realidade, como também é algo desejável para quem quer melhorar a experiência dos seus consumidores. Há diversas soluções no mercado para otimizar as interações!
Aproveite a visita para conhecer as tendências da telefonia empresarial!