Saiba como reduzir os custos por meio da ligação via VoIP
Gastos com telefonia podem representar uma parcela expressiva das despesas de uma empresa, especialmente aquelas em que as chamadas telefônicas são essenciais ao negócio. Mas com a ligação via VoIP, é possível reduzir significativamente esse custo.
Em vez de utilizar a infraestrutura de telefonia das operadoras, no VoIP é feito com a transmissão de voz pela internet. E além de ficar mais em conta, essa tecnologia também conta com outros benefícios como mobilidade e uma gama maior de integrações e serviços opcionais.
O objetivo deste artigo é explicar, de forma geral, como funcionam as ligações via VoIP, o que é necessário para implementar esse sistema e quais são suas principais vantagens. Leia mais!
Como funciona a ligação via VoIP?
O termo VoIP é, na verdade, uma sigla para “Voice over Internet Protocol”, expressão em inglês que pode ser traduzida como “Voz sobre Protocolo de Internet”. Por sua vez, o protocolo de internet, ou endereço IP, é um número atribuído para cada dispositivo conectado na internet.
Na prática, o VoIP é a comunicação por voz e por dados, utilizando a internet no lugar das linhas telefônicas e qualquer dispositivo conectado a rede como um telefone.
A tecnologia surgiu no começo dos anos 2000, mas como ela evolui junto com as conexões de dados, se torna cada vez mais confiável e eficaz, além de muito mais barata do que as alternativas tradicionais.
Quando as chamadas por VoIP são feitas entre dois dispositivos que utilizam essa tecnologia, o custo é quase zero. Mas, se o destinatário for um telefone fixo ou móvel, o sinal será convertido para o analógico de forma que as centrais telefônicas consigam recebê-lo e direcioná-lo corretamente.
Mas, como não utiliza a rede telefônica na sua origem, a ligação via VoIP nunca fica mais cara por razões como diferenças entre operadoras e distância. Uma chamada interurbana ou, até mesmo, internacional tem o mesmo custo de uma ligação local, que pode ser mais de 4 vezes mais barata do que aquela feita por telefone tradicional.
O que é necessário para instalar um sistema de VoIP?
Para ser utilizado, o VoIP demanda equipamentos exclusivos e uma infraestrutura de rede adequada. Para quem quer continuar utilizando os telefones tradicionais, é possível adotar o VoIP com um dispositivo chamado ATA, sigla para Adaptador Telefônico Analógico.
O ATA conecta o telefone ao computador e converte a voz no sinal analógico para o digital, permitindo que ela seja transmitida pela internet. Uma outra possibilidade é a utilização de um telefone IP, que é um aparelho similar a um telefone fixo tradicional, mas que utiliza apenas a internet para transmitir a voz como dados.
Para empresas, a recomendação é a instalação de um sistema de VoIP mais robusto e integrado, com adaptador e softwares que potencializem as vantagens desse sistema e unifiquem as soluções de telefonia do negócio.
Ou seja, além de equipamentos próprios para telefonia pela internet, um PABX IP com uma estrutura modular com escalabilidade simplificada e funcionalidades como gravação de ligações, identificação de chamadas e atendimento automático pode ser um recurso decisivo para o VoIP na empresa.
Quais são as vantagens do VoIP para uma empresa?
Existem diversas vantagens na utilização do VoIP como solução de telefonia em uma empresa. Neste tópico, listamos algumas delas. Conheça todas!
Baixo custo
Talvez essa seja a vantagem mais importante do VoIP. O custo das chamadas é muito menor que o da telefonia tradicional e a redução desse gasto faz uma diferença imensa no caixa da empresa.
A telefonia é uma despesa significativa na maior parte das organizações, mas naquelas que utilizam essa ferramenta de forma mais intensa na sua geração de valor ou emprega call centers em sua estratégia de negócios, o VoIP pode ser uma verdadeira revolução.
As ligações entre telefones VoIP é praticamente gratuita, o que elimina, por exemplo, o custo de chamadas internas e, até mesmo, filiais em cidades ou países diferentes. E mesmo quando o destinatário da chamada utiliza um telefone tradicional, o custo da ligação por VoIP pode ser mais de quatro vezes mais barato.
Talvez o único custo expressivo do VoIP seja a necessidade de uma boa infraestrutura de internet, mas ele será bem menor do que os gastos com um sistema de telefonia analógico.
Mobilidade
Com o VoIP, é possível fazer ligações de qualquer lugar em qualquer momento, com dispositivos bem variados, incluindo computadores e smartphones. Essa versatilidade traz mais comodidade para os usuários e simplifica a utilização da telefonia pela equipe.
Em uma viagem de trabalho, por exemplo, um colaborador pode continuar utilizando o mesmo sistema de VoIP da empresa de forma remota, bastando uma conexão com a internet para isso.
E a mobilidade também reflete em custos menores, já que não é necessário pagar por pacotes interurbanos ou internacionais e roaming nas ligações.
Infraestrutura simplificada
Quando comparada com a telefonia tradicional, o VoIP conta com uma infraestrutura bem mais enxuta e simplificada, mesmo em empresas que precisam de sistemas mais robustos em suas atividades.
Os equipamentos para o VoIP são normalmente mais baratos e mais versáteis que os analógicos, reduzindo o investimento na hora de implementar essa infraestrutura e também os gastos com manutenção ao longo de sua vida útil.
Por fim, muitas das funcionalidades que na telefonia tradicional requerem equipamentos sofisticados, como gravadores de voz e atendimento automático, podem ser feitas por softwares melhores e bem mais baratos no VoIP.
Integração com mais serviços
A facilidade de integração do VoIP com serviços e ferramentas variadas é mais um diferencial importante dessa tecnologia.
Existem múltiplos softwares e aplicativos capazes de executar as mais diversas funções, que vão desde a distribuição de ligações em um call center até a gravação de chamadas e busca de contatos internos na empresa pelo nome do colaborador.
Escalabilidade
Por fim, o VoIP é um sistema bem mais escalável que a telefonia tradicional. Enquanto em um call center totalmente analógico a ampliação da produtividade dependeria da disponibilização de novas linhas e uma possível troca de peças fundamentais da infraestrutura como o PABX, no VoIP o investimento para isso é bem menor.
Para incluir mais postos de trabalho, basta realizar ajustes de software e, em alguns casos, aumentar a capacidade da banda larga. Os sistemas de VoIP são bem mais elásticos e se ajustam a demanda com mais facilidade, o que facilita a escalabilidade.
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