Telefonia IP: vale a pena usar?
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Telefonia IP: vale a pena usar?

Escrito por Leucotron

Você já ouviu falar em Telefonia IP? Trata-se de uma tecnologia que se popularizou no Brasil de 2005 pra cá, permitindo um ganho de eficiência no fluxo de informações organizacionais. Também proporciona uma diminuição de custos de até 70% para a empresa que adota a tecnologia.

Por isso mesmo o número de empresas que vêm adotando a Telefonia IP vem crescendo bastante nos últimos anos. A aposta é no ganho financeiro e na agilidade para conduzir os negócios.

O que é a Telefonia IP?

Telefonia IP é um termo utilizado para definir as tecnologias que utilizam conexões de comutação de pacotes, com base em Protocolos de Internet, para transmitir dados em voz, fax e outras formas de comunicação.

Antigamente, a única forma de realizar a transmissão desse tipo de dados era por meio de uma linha telefônica. A Telefonia IP faz uso da internet para conectar pessoas e aparelhos ao redor do mundo, proporcionando mais mobilidade, agilidade e eficiência às organizações.

Ela também pode ser utilizada para realização de chamadas em vídeo, desde que os aparelhos usados para esta conexão possuam tecnologia suficiente.

Traduzindo o que foi dito até agora, a Telefonia IP conecta dois ou mais usuários por meio dos protocolos disponíveis na internet. Significa que você pode realizar uma ligação para qualquer funcionário ou cliente sem precisar utilizar uma linha telefônica.

Como a Telefonia IP funciona?

A Telefonia IP captura a voz que, na forma tradicional de comunicação, é transmitida por meio de dados analógicos. Esses dados são convertidos em pacotes que podem ser transmitidos por protocolo TCP/IP.

Para viabilizar essa operação, o primeiro passo é a instalação de um PABX IP que permita que a empresa adote a comunicação VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet). Trata-se de uma central, que comandará o funcionamento de todos os aparelhos que forem habilitados pela organização.

Os dados vocais obtidos durante uma comunicação entre duas ou mais pessoas por meio desses aparelhos são transformados em informação binária e transmitidos por meio da internet. Esses aparelhos deverão estar equipados com a aplicação que faz a conexão com o PABX IP, além de possuírem itens como:

  • microfones;

  • alto-falantes;

  • placa de som;

  • conexão com a internet, utilizando cabo ou modem DSL.

Além disso, a tecnologia viabiliza que seja feita a conexão entre a internet e as linhas telefônicas convencionais, o que permite que Telefones IP possibilitem contato com aparelhos tradicionais.

Qual a tecnologia por trás da Telefonia IP?

Para entender melhor sobre como funciona a Telefonia IP, é importante entender qual a tecnologia por trás dela, ou seja, o que são, como atuam e qual a interação dos equipamentos e programas que permitem que ela opere. Para facilitar esse entendimento, separamos a seguir alguns de seus principais componentes e qual o papel de cada um deles dentro da Telefonia IP. Confira:

Como funciona a tecnologia VoIP

VoIP (Voice over Internet Protocol), também conhecida como Voz sobre IP ou voz sobre banda larga, consiste no roteamento da fala humana usando a web ou uma rede de computadores baseada no Protocolo de Internet (IP).

Em outras palavras, ela converte sinais de áudio analógicos, como os gerados em uma ligação, em dados digitais que podem ser enviados e recebidos por meio da Internet. Muitos softwares e equipamentos utilizam essa tecnologia no mundo todo, pois ela tem fornecido suporte para diversos serviços virtuais que requerem áudio.

Organizações que fornecem o serviço de VoIP, normalmente, são chamadas de provedoras, enquanto que os protocolos utilizados para transportar sinais de voz em uma rede IP são conhecidos como protocolos VoIP.

Por usarem apenas uma rede para carregar dados e voz, é possível diminuir despesas, principalmente quando os utilizadores já contam com uma rede que possa transportar dados VoIP sem custo adicional. Ligações de VoIP para VoIP quase sempre são gratuitas, mas de VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custos, apesar de, geralmente, serem menores.

Embora tenha recebido maior destaque no mercado na última década, essa tecnologia surgiu no começo dos anos 1990. Chegou até mesmo a frustrar as expectativas do mercado por causa de sua baixa velocidade de transmissão de dados na época. Contudo, devido à disseminação da Internet banda larga e aos investimentos na área, essa tecnologia ganhou mais espaço e desempenho, tornando-se uma opção viável, eficiente e com custos reduzidos.

Como é feita a transmissão do VoIP na prática

Para que a transmissão via VoIP seja possível, essa tecnologia captura a voz, que antes era enviada de modo analógico, e a converte em pacotes de dados. Esses podem ser mandados por qualquer protocolo TCP/IP, sendo convertidos novamente em voz em seu destino.

Basicamente, uma tecnologia VoIP simples permite a transmissão de dados de dois modos: de um computador para um telefone ou de um computador para outro.

Para entender melhor o processo, separamos um pequeno passo a passo:

  1. a pessoa remove o Telefone IP do gancho;

  2. um sinal é emitido para a aplicação sinalizadora do roteador, que indica que o telefone está fora do gancho;

  3. a aplicação emite um sinal de discagem;

  4. a pessoa digita o número do destinatário;

  5. os dígitos são acumulados e guardados pela aplicação da sessão;

  6. gateways comparam os dígitos com números programados. Em caso de coincidência, mapeia-se o endereço discado com o IP do gateway do destinatário;

  7. a aplicação de sessão aciona o protocolo de sessão sobre o IP. Isso é feito para estipular um canal de envio/recebimento para cada direção por meio da rede IP. Caso a chamada esteja sendo feita por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital diretamente com essa plataforma, além de informar o estado da ligação;

  8. caso o destinatário atenda a chamada, estabelece-se um fluxo RTP (Real-time Transport Protocol) sobre UDP (User Datagram Protocol) entre o gateway de destino e o de origem, o que permite a conversação;

  9. após uma das extremidades da ligação desligar, a sessão é terminada.

Tipo de aparelho utilizado

Como mencionado, para utilizar o VoIP você precisará de um computador, uma rede de internet e um sistema que faça a conversão do áudio analógico em digital, transmitindo-o via internet.

Se você utilizar o computador para realizar uma ligação para um telefone tradicional, a voz igualmente é convertida em informação, que trafega pela web e é modificada para sinais analógicos. São esses sinais que serão recebidos nas ligações, nas centrais telefônicas, e pelos destinatários.

Para utilizar um telefone convencional para realizar ligações com a tecnologia VoIP, é preciso um equipamento conhecido como ATA (Adaptador Telefônico Analógico). Ele é um conversor analógico-digital que possibilita que você conecte um telefone tradicional ao seu computador, ou a sua conexão à web, para conseguir utilizar o VoIP.

Esse equipamento pega o sinal analógico do seu dispositivo telefônico e o transforma em dados digitais para serem transmitidos pela Internet. Existem provedores que entregam o ATA gratuitamente, porém em outros é preciso pagar por isso.

Vale destacar que é muito comum ocorrer uma confusão entre VoIP e Telefonia IP, no entanto, ambos têm diferenças. No VoIP, há o emprego de dispositivos convencionais para realizar a transmissão de dados via web, já os Telefones IP são equipamentos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz, imagens, entre outros dados. Eles se assemelham aos telefones comuns, mas utilizam conectores similares aos empregados pelas placas de rede dos computadores.

Basicamente, a Telefonia IP abrange o VoIP, além de outros serviços voltados para a telefonia, o que a deixa mais completa e com maiores potenciais para um ambiente corporativo. Também pode fazer uso de um sistema PABX, que fornece ramais e transferências de ligações entre diferentes dispositivos, aumentando a agilidade comunicacional, a eficiência e entregando outros benefícios para a empresa.

Aplicativos que devem ser instalados

Os aplicativos para que a Telefonia IP seja possível são geralmente fornecidos pelo provedor do serviço ou sistema PABX que conta com essa tecnologia, podendo disponibilizar também hardwares específicos para essa aplicação.

Além do serviço principal, o software proprietário do fornecedor poderá entregar outras ferramentas e funcionalidades, como compartilhamento de pastas, transferência de arquivos, transferência de ligações etc.

Quais os benefícios que a Telefonia IP pode trazer para a minha empresa?

Assim como qualquer tecnologia, a Telefonia IP tem vantagens e desvantagens para quem opta por esse tipo de serviço. A decisão é estratégica e deve seguir os objetivos da organização para o futuro.

Veja, abaixo, alguns prós e contras da Telefonia IP para que você possa embasar a sua decisão sobre contratar ou não o serviço.

Voz é apenas um dos recursos

Ao contratar um serviço de Telefonia IP você não limita a comunicação por voz da sua empresa aos contatos telefônicos. A tecnologia permite que você usufrua dos seguintes benefícios:

  • identificador de chamadas;

  • encaminhamento e reencaminhamento de chamadas;

  • conferências entre várias pessoas, por voz ou vídeo;

  • compartilhamento de dados e informações.

Conexão 24 horas por dia em qualquer lugar

Como você já viu, a Telefonia IP possibilita que qualquer aparelho conectado à internet permita a comunicação entre duas ou mais pessoas. Isso significa que você terá conexão 24 horas por dia e em qualquer lugar.

Imagine que você esteja em uma viagem de negócios e a sua presença é solicitada na equipe. Por meio da Telefonia IP você consegue manter contato com a sede da empresa sem precisar se deslocar até ela. Isso agiliza negócios, favorece a produtividade e permite maior rapidez no processo de tomada de decisões.

O número de telefone não muda

O número de telefone é atrelado ao seu IP, ou seja, independentemente do aparelho que você estiver utilizando, o número será sempre o mesmo.

Isso favorece a conectividade e faz com que os funcionários tenham mais disponibilidade para o negócio. No caso da telefonia convencional, qualquer mudança no número de telefone precisa ser acompanhada de comunicação para o restante dos funcionários e também para os clientes.

Baixo custo por ligação

Como funciona com base em Protocolos de Internet, a Telefonia IP não precisa das operadoras de telefone convencionais para realizar chamadas. Com isso, o custo por chamada cai drasticamente, principalmente se considerarmos as chamadas internacionais, que são bem mais caras do que as ligações locais.

Além disso, as chamadas entre dois aparelhos que utilizam a Telefonia IP não geram custos, o que torna a comunicação interna da empresa mais viável e barata.

Maior eficiência

O VoIP usado pela Telefonia IP ainda possibilita que múltiplas chamadas preencham o mesmo espaço na rede, o qual é ocupado só por uma ligação na telefonia convencional. Por exemplo, na rede tradicional, se 10 minutos de uma chamada consomem cerca de 10 minutos de transmissão a uma taxa de 128 Kbp/s, no VoIP a mesma ligação poderá preencher apenas 3,5 minutos, ou menos, a 64 kbp/s. Dessa forma, deixa-se livre o espaço restante para outras ligações.

Chamadas para números emergenciais

Não chega a ser uma desvantagem em 100% dos casos, porque depende muito do pacote de serviços contratados. Mas, em alguns casos, a Telefonia IP não permite ligações para números emergenciais, o que pode ser um fator de dificuldade. Telefones convencionais não sofrem com essa limitação.

Vale destacar que a entidade responsável pela regulamentação e fiscalização de telecomunicações no Brasil é a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a qual também atua sobre alguns ramos da Telefonia IP e do VoIP.

Como você pôde perceber, a Telefonia IP possui mais vantagens do que desvantagens, o que a torna um diferencial competitivo quando o assunto é economia e maior eficiência comunicacional. Portanto, está na hora de você considerar esta tecnologia para aprimorar o fluxo de informações e a comunicação na sua empresa. Além disso, o relacionamento e o atendimento ao cliente podem ser melhorados significativamente.

Se você quiser saber mais informações sobre o tema telefonia, veja como funciona um sistema de PABX, que também é uma tecnologia essencial para as organizações atuais. Boa leitura!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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