Telefonia IP: vale a pena usar?
Telefonia

Telefonia IP: vale a pena usar?

Escrito por Leucotron

Você já ouviu falar em Telefonia IP? Trata-se de uma tecnologia que popularizou no Brasil em meados de 2005 e que permite um ganho de eficiência no fluxo de informações organizacionais. Além disso, proporciona uma redução de custos de até 70% para a empresa que adota a tecnologia.

Por isso mesmo o número de empresas que vêm adotando a Telefonia IP vem crescendo bastante nos últimos anos. A aposta é no ganho financeiro e na agilidade para conduzir os negócios.

O que é a Telefonia IP?

Telefonia IP é um termo utilizado para definir as tecnologias que utilizam conexões de comutação de pacotes, com base em Protocolos de Internet, para transmitir dados em voz, fax e outras formas de comunicação.

Antigamente, a única forma de se realizar a transmissão deste tipo de dados era por meio de uma linha telefônica. A Telefonia IP faz uso da internet para conectar pessoas e aparelhos ao redor do mundo, proporcionando mais mobilidade, agilidade e eficiência às organizações.

Ela também pode ser utilizada para realização de chamadas em vídeo, desde que os aparelhos usados para esta conexão possuam tecnologia suficiente.

Traduzindo o que foi dito até agora, a Telefonia IP conecta dois ou mais usuários por meio dos protocolos disponíveis na internet. Significa que você pode realizar uma ligação para qualquer funcionário ou cliente sem precisar utilizar uma linha telefônica.

Como a Telefonia IP funciona?

A Telefonia IP captura a voz que, na forma tradicional de comunicação, é transmitida por meio de dados analógicos. Esses dados são convertidos em pacotes que podem ser transmitidos por protocolo TCP/IP.

Para viabilizar essa operação, o primeiro passo é a instalação de um PABX IP que permita que a empresa adote a comunicação VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet). Trata-se de uma central, que comandará o funcionamento de todos os aparelhos que forem habilitados pela organização.

Os dados vocais obtidos durante uma comunicação entre duas ou mais pessoas por meio destes aparelhos são transformados em informação binária e transmitidos por meio da internet. Estes aparelhos deverão estar equipados com a aplicação que faz a conexão com o PABX IP, além de possuírem itens como microfones, alto-falantes, placa de som e conexão com a internet, utilizando cabo ou modem DSL.

Além disso, a tecnologia viabiliza que seja feita a conexão entre a internet e as linhas telefônicas convencionais, o que permite que Telefones IP possibilitem contato com aparelhos tradicionais.

Quais os benefícios que a Telefonia IP pode trazer para a minha empresa?

Assim como qualquer tecnologia, a Telefonia IP tem vantagens e desvantagens para quem opta por este tipo de serviço. A decisão é estratégica e deve seguir os objetivos da organização para o futuro.

Veja, abaixo, alguns prós e contras da Telefonia IP para que você possa embasar a sua decisão sobre contratar ou não o serviço.

Vantagens

Voz é apenas um dos recursos

Ao contratar um serviço de Telefonia IP você não limita a comunicação por voz da sua empresa aos contatos telefônicos. A tecnologia permite que você usufrua dos seguintes benefícios:

  • identificador de chamadas;

  • encaminhamento e reencaminhamento de chamadas;

  • conferências entre várias pessoas, por voz ou vídeo;

  • compartilhamento de dados e informações.

Conexão 24 horas por dia em qualquer lugar

Como você já viu, a Telefonia IP possibilita que qualquer aparelho conectado à internet permita a comunicação entre duas ou mais pessoas. Isso significa que você terá conexão 24 horas por dia e em qualquer lugar.

Imagine que você esteja em uma viagem de negócios e sua presença é solicitada na equipe. Por meio da Telefonia IP você consegue manter contato com a sede da empresa sem precisar se deslocar até ela. Isso agiliza negócios, favorece a produtividade e permite maior rapidez no processo de tomada de decisões.

O número de telefone não muda

O número de telefone é atrelado ao seu IP, ou seja, independente do aparelho que você estiver utilizando, o número será sempre o mesmo.

Isso favorece a conectividade e faz com que os funcionários tenham mais disponibilidade para o negócio. No caso da telefonia convencional, qualquer mudança no número de telefone precisa ser acompanhada de comunicação para o restante dos funcionários e também para os clientes.

Baixo custo por ligação

Como funciona com base em Protocolos de Internet, a Telefonia IP não precisa das operadoras de telefone convencionais para realizar chamadas. Com isso, o custo por chamada cai drasticamente, principalmente se considerarmos as chamadas internacionais, que são bem mais caras do que as ligações locais.

Além disso, as chamadas entre dois aparelhos que utilizam a Telefonia IP não geram custos, o que torna a comunicação interna da empresa mais viável e barata.

Desvantagem

Chamadas para números emergenciais

Não chega a ser uma desvantagem em 100% dos casos, porque depende muito do pacote de serviços contratados. Mas, em alguns casos, a Telefonia IP não permite ligações para números emergenciais, o que pode ser um fator de dificuldade. Telefones convencionais não sofrem com essa limitação.

Como você pôde perceber, a Telefonia IP possui mais vantagens do que desvantagens. Portanto, está na hora de você considerar esta tecnologia para aprimorar o fluxo de informações na sua empresa.

Se você quiser saber mais informações sobre o tema telefonia, veja como funciona um sistema de PABX, que também é uma tecnologia essencial para as organizações atuais. Boa leitura!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This