Por que o investimento em TI é uma necessidade empresarial?
Gestão de Empresas Tecnologia da Informação

Por que o investimento em TI é uma necessidade empresarial?

Escrito por Leucotron

A Tecnologia da Informação vem assumindo um papel de protagonismo no mercado atual. A questão é que ainda existem empresas que não acreditam no potencial do setor, mantendo seus investimentos em TI em um nível inadequado. O que contribui para o não desenvolvimento da empresa como um todo.

Então, se a sua empresa ainda não abriu os olhos para a importância da tecnologia atual, certamente já está ficando para trás no mercado. Uma TI avançada gera produtividade, reduz custos operacionais, traz mais negócios e, ao final do processo, alcança resultados positivos para a empresa. O resultado de uma TI estruturada não é um aumento de gastos e, sim, o contrário: um crescimento exponencial na margem de lucro do empresário.

Por isso mesmo, está na hora de uma mudança de visão acontecer. Muitas empresas veem a área de Tecnologia da Informação como um custo para a organização. Mas, na verdade, a TI não deve entrar no balanço financeiro como um gasto e, sim, como investimento. Isso porque aquilo que é alocado como verba para o desenvolvimento tecnológico da organização, volta como resultado no futuro.

Essa visão distorcida, faz com que os setores de Tecnologia da Informação tenham, todos os anos, o mesmo orçamento, acrescido apenas do percentual da inflação. Isso não permite que a TI desenvolva soluções funcionais para a empresa.

A consequência é a total ausência de inovações e a organização passa a maior parte do tempo apagando incêndios. Enquanto isso, seus concorrentes crescem e conquistam novos clientes, ávidos por novos produtos e soluções.

Neste post, vamos mostrar alguns dos principais benefícios de se investir em TI. Veja por que você não deve mais perder tempo e começar, imediatamente, a fomentar a tecnologia da sua empresa:

Processos automatizados

Um dos vilões da produtividade organizacional são os processos rotineiros, realizados manualmente. Alocar um funcionário para coordenar uma atividade que pode ser feita com a ajuda da tecnologia representa um atraso enorme na geração de negócios e afeta o resultado organizacional.

A tecnologia da informação é capaz de racionalizar, otimizar e automatizar processos rotineiros que, embora não pareçam, são vitais para o funcionamento da organização.

Se a sua empresa tem muitas tarefas repetitivas, que não exigem que o funcionário pense para fazê-las, certamente a TI pode auxiliar e agilizar o cumprimento dessas tarefas.

Ganhos de imagem

A imagem que a empresa passa para o mercado é um dos fatores responsáveis pela atração dos clientes. No mercado atual, uma organização que se apresenta de forma antiquada e cheia de processos obsoletos, acabará vendendo uma imagem igualmente negativa.

A imagem é construída sobre as bases da organização, que são representadas por aquilo que ela oferece aos clientes. Agilidade, bom atendimento, preços competitivos e soluções inovadoras. Abrir mão de qualquer um desses fatores significa arranhar a sua marca de forma quase irreversível.

Todos esses processos são influenciados pela quantidade de investimentos que você destina a sua TI.

Agilidade no atendimento

Processos atrasados e obsoletos geram dificuldade no trâmite das informações e isso acaba se refletindo no atendimento que você presta ao seu cliente. No mercado atual, as empresas não podem se dar ao luxo de demorarem para oferecerem respostas.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

Hoje em dia, os clientes estão mais exigentes, justamente pela quantidade de ofertas que estão disponíveis. Por isso, se a sua empresa não tem agilidade no momento em que o cliente apresenta uma demanda, dificilmente você conseguirá mantê-lo em sua base.

E o custo para se conquistar um cliente é muito menor do que o gasto para mantê-lo.

Foco nos objetivos estratégicos

Automatizar e otimizar processos rotineiros não só agiliza o processo em si como promove uma melhor realocação de recursos internos na organização. Como? Bem, se você tinha um funcionário dedicado a um processo de apoio, significa que estava utilizando uma mão de obra cara para realizar uma tarefa que pode ser automatizada, certo?

Pois agora, este funcionário estará disponível para colaborar com os objetivos estratégicos da empresa, participando da elaboração e execução de projetos ligados ao negócio.

A melhor contribuição do capital humano para a empresa é utilizar a sua capacidade de desenvolver estratégias para fomentar os negócios. Uma TI bem estruturada permite que a produtividade da equipe seja direcionada dessa forma.

Segurança de dados

Informação é um dos ativos mais caros e preciosos das empresas hoje em dia. O volume de dados gerados interna e externamente é muito importante para a tomada de decisões e para o controle de todos os aspectos organizacionais.

Muitas empresas que não investem em tecnologia acabam sofrendo com a perda de dados, o que gera tanto problemas operacionais como trazem prejuízos à imagem da companhia. Dentre as informações que circulam na empresa estão aquelas que dizem respeito aos clientes e que precisam de cuidado redobrado.

A TI atual possui processos de gestão de dados muito mais eficazes, como armazenamento de informações em nuvem e softwares de backup eficientes e seguros.

Tomada de decisões eficiente

Processos ágeis, informações circulando rapidamente e segurança de dados trazem melhores condições para a tomada de decisões estratégicas. A competitividade do mercado atual exige grande capacidade de adaptação e mudança de direcionamento estratégico.

Isso só pode ser feito com segurança e eficiência se o gestor possui todas as informações que precisa para tomar a decisão em tempo hábil. Somente uma TI estruturada pode garantir essa tranquilidade.

Competitividade no mercado

O investimento em TI, seja ele realizado por empresas de qualquer porte, traz como resultado uma maior competitividade no mercado. Atualmente, a agilidade e o bom atendimento são valores tão importantes quanto os preços.

De fato, os clientes não se incomodam em pagar um pouco mais para ter soluções inovadoras e que tragam um diferencial para a sua rotina. Por isso, se a empresa não investe em TI, acaba não conseguindo desenvolver soluções que agradem às pessoas.

Depois de ler este conteúdo, eu tenho certeza de que você já está convencido da importância de se realizar investimentos em TI. Se a sua empresa já tem uma tecnologia forte, ou se você tem alguma outra contribuição para fazer, deixe o seu comentário!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This