Conheça 8 ferramentas para mobilidade na comunicação empresarial
Gestão de Empresas

Conheça 8 ferramentas para mobilidade na comunicação empresarial

Escrito por Leucotron

A mobilidade na comunicação empresarial acompanha a integração dos dispositivos móveis à vida cotidiana. Os modos de relacionamento incorporam os mecanismos de informação e diálogo, sendo transformados à medida que a tecnologia avança com novidades que facilitam a aproximação das pessoas.

No âmbito profissional, a mobilidade pode ser ainda mais intensificada com programas, aplicativos e outras ferramentas feitas especialmente para as trocas corporativas. Voltadas para a praticidade, a diminuição de erros e a precisão de informações, elas impulsionam a produtividade, tornando-se um fator de relevância para o negócio.

O uso otimizado das ferramentas de mobilidade na comunicação empresarial podem ser conhecidas neste post, que vai esclarecer todas as vantagens que elas têm a oferecer para a sua empresa!

1. Rede social corporativa

Quase todas as pessoas fazem grande uso das redes sociais, sendo um meio que já está incorporado no hábito das pessoas. Essa é uma grande vantagem, pois os profissionais tendem a se adaptarem de modo muito fácil à ferramenta.

Sendo um meio mais horizontal de comunicabilidade, ele proporciona um ambiente de muita colaboração entre líderes e membros da equipe, tendo baixa taxa de rejeição da sua usabilidade. A rede social se torna um espaço dinâmico no desenvolvimento de atividades, assim como na resolução de problemas.

As redes sociais corporativas são feitas especialmente para esse fim, podendo trazer recursos de integração com ações de marketing e de comunicação externa. Em alguns casos, as redes corporativas também podem agregar clientes, que podem se aproximar e intensificar o diálogo com os profissionais.

2. Videoconferências

Ótimo recurso para a realização de reuniões remotas, as videoconferências são a identidade da mobilidade empresarial. Podendo ser feitas de aplicativos gratuitos e pagos, a sua grande vantagem é poder ser feita de qualquer dispositivo com acesso à internet.

As ferramentas gratuitas, no entanto, podem ter recursos limitados como número de participantes ou incompatibilidades no envio de documentos e arquivos. Por isso, utilizar um programa próprio para reuniões remotas corporativas pode trazer vantagens exclusivas para a sua equipe.

As videoconferências podem ser usadas ainda por profissionais em campo, para se comunicarem com os outros funcionários que estão na empresa, ou para a realização de treinamento e outras atividades em que a troca de informações precise ser feita em tempo real.

3. Cloud computing

Também conhecida como computação na nuvem, o conceito se baseia na utilização da tecnologia como serviço. Os funcionários podem armazenar o seu conteúdo integralmente em servidores virtuais, que concentram todo o necessário para o desenvolvimento dos projetos em pastas e outras subdivisões.

A nuvem comporta inclusive softwares especiais e outros aplicativos que são usados em determinação de alguma área. O conteúdo fica disponível para todas as pessoas a que estão permitidas o acesso online, 24h por dia, de qualquer dispositivo ligado à internet.

O Cloud Computing é uma ótima solução para profissionais em trânsito, dispensando o uso de pendrives e HDs, uma vez que os seus arquivos ficam protegidos e seguros dentro de um armazenamento completo de seu trabalho.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

4. Certificação digital

Mesmo documentos de grande importância podem ser acertados remotamente, por meio de recursos eletrônicos como a assinatura digital. Esse recurso é especialmente importante para o fechamento de contratos, a validação de documentos importantes e a emissão de autorizações que estão sujeitas às instâncias jurídicas.

A certificação digital permite que a comunicação empresarial online seja inteiramente executada, desde o primeiro passo do projeto até o seu fechamento com fornecedores e clientes. Dispensando a presença física do responsável, o certificado é um fator que traz bastante competitividade e auxilia a impulsionar as vendas.

5. E-mail corporativo

O e-mail corporativo é o meio de melhor gerenciamento de conteúdos ricos trocados entre clientes, fornecedores e equipe. Facilitando também as estratégias de gestão, que podem se comunicar de modo eficiente com grupos de trabalho, dando feedbacks e trocando informações sigilosas sem maior preocupação.

Quando um cliente é notificado com o e-mail corporativo de seu contato dentro da empresa, essa ferramenta tende a passar maior credibilidade, assim como é uma forma de legitimar o que está sendo oferecido como produto ou serviço.

Internamente, é uma das ferramentas mais utilizadas, pela facilidade de seu acesso e pela gama de possibilidades oferecida dentro dos recursos dos e-mails corporativos.

6. Intranet

Outra ferramenta via web, a Intranet comunica informações em uma interface própria, centralizando as informações. Ela pode substituir, por exemplo, os murais responsáveis por divulgar workshops, horários etc. ou mídias internas, como os jornais da empresa.

O histórico do Intranet fica armazenado, tornando muito fácil o acesso de informações de qualquer época com muita facilidade. A integração entre os setores ou entre as franquias também é bastante beneficiada, se tornando um meio comum entre as unidades que compartilham das mesmas referências e novidades.

7. Software sob demanda

Para empresas com uma demanda mais robusta, o software sob demanda soluciona diversos problemas, concentrando múltiplas funções sob uma mesma interface. Essa solução é indicada para corporações que precisam diminuir o número de ferramentas, principalmente aquelas que demandam treinamento ou são mais complexas no uso.

Os dados trocados nos softwares são criptografados, garantindo assim o armazenamento e o repasse de todas as informações com toda a segurança. Toda a atividade é gravada em tempo real, podendo ser programados backups externos ou comunicação com colaboradores, por exemplo.

Cada funcionalidade pode ser adicionada ou eliminada, de acordo com a necessidade de cada empresa e de seus funcionários. Sendo um recurso com grande potencial de personalização, é muito indicado para clientes exigentes e que tem intimidade com o ambiente digital.

8. Aplicativos mobile

Proporcionar que o trabalho seja flexibilizado com qualidade de vida e excelência nos serviços é uma ótima vantagem, tanto para profissionais quanto para os clientes. Além da economia de recursos, a mobilidade gera maior bem-estar e aumenta o engajamento entre a equipe de funcionários.

A mobilidade na comunicação empresarial atende a uma demanda crescente de mercado, adequando o fluxo da troca de informações às ferramentas disponíveis. Sendo um fator de grande facilitação, os benefícios são coletados desde a implementação de cada medida, com retorno muito vantajoso para as relações corporativas.

A mobilidade na comunicação empresarial pode atuar de modo estratégico no desenvolvimento de metas mais produtivas. Não fique de fora e tenha um setor de tecnologia de informação que saiba implementar corretamente as melhores ferramentas no dia a dia da sua empresa!

Deixar comentário.

Share This