Comprar ou alugar equipamentos? Qual é a melhor opção?
Gestão de Empresas

Comprar ou alugar equipamentos? Qual é a melhor opção?

Escrito por Leucotron

O crescimento de uma empresa tem como desafio aliar investimento responsável com um bom plano de desenvolvimento. A estratégia adotada para implementar infraestrutura em um cenário de expansão pode ser decisiva para se chegar a uma equação favorável.

A dúvida sobre comprar ou alugar equipamentos é quase sempre recorrente, tendo em vista que hoje em dia é quase impossível gerenciar qualquer negócio sem o auxílio da tecnologia. Mas como consolidar uma empresa no mercado trabalhando de modo inteligente a demanda por equipamentos?

Entenda quais são os principais pontos que devem ser avaliados pelo empreendedor ao ampliar a sua estrutura e saiba qual a condição que melhor se ajusta a realidade do seu negócio.

Coeficiente custo-benefício

Equipamentos de ponta são artigos que toda empresa quer para se tornar um diferencial. Antes de fechar qualquer negócio, a solução é colocar todos os custos em planilha, elaborando um quadro de médio ou longo prazo.

No caso de compra, deve se levar em conta a manutenção, tempo estimado de vida útil, taxa de atratividade anual e valor de venda ao final do prazo requerido. Feitos os cálculos, compare com as mensalidades de aluguel, frequência de uso e o valor de insumos e acessórios, caso tenha.

Este é um bom ponto de partida, uma vez que parcerias com fornecedores podem oferecer descontos e garantias em ambos os casos.

Atualização de equipamentos

Materiais eletrônicos sofrem muito com a sazonalidade de lançamento de artifícios tecnológicos, assim como pelos altos preços cobrados pelas novidades. Caso o seu nicho de mercado dependa diretamente da atualização de equipamentos, considere seriamente em investir em aquisição, principalmente se a compra em si vai trazer retorno em termos de público e clientes.

Para atividades que oferecem alto risco de perda, estrago ou dano da máquina, geralmente os aluguéis compensam mais, como é o caso de empresas que trabalham no ramo do audiovisual. O seguro obrigatório, pago pela empresa que loca o equipamento, livra o empreendedor de arcar com eventuais danos, que poderiam trazer prejuízos.

No caso de telefonia digital, por exemplo, muitas empresas de locação oferecem pacotes que solucionam demandas e conseguem ser incorporados de ponta a ponta por toda a empresa — beneficiando desde funcionários até clientes. As redes de dados e de voz podem ser concentradas em uma única estrutura digital, contando com menos equipamentos em sua implementação.

Valor de venda no mercado

Para calcular o valor, estipule o prazo de vida útil do equipamento e projete a taxa de depreciação pelo tempo que pretende ficar com o equipamento. A Receita Federal apresenta uma tabela que taxa a depreciação de computadores, por exemplo, em 20% ao ano. Não esqueça também de incluir o porcentagem do Imposto de Renda sobre as prestações de compra.

O valor residual do patrimônio deve apresentar uma vantagem à empresa, em termos de planos de expansão e de diferencial no mercado. Lembre-se de que a aquisição aumenta o poder patrimonial, sendo vantajoso para aquelas que querem aumentar o seu poder econômico.

Garantias financeiras

O investimento de grande volume de capital em um produto deve acontecer quando a empresa estiver em um lugar de destaque no mercado, podendo, assim, atrair novos clientes. Pois a garantia de retorno é um ponto-chave para saber qual estratégia de compra ou aluguel adotar.

Quando a compra for efetivada via financiamento, é exigido uma garantia financeira que compromete a empresa por conta da propriedade fiduciária. Esta se prolonga até o final do contrato, algumas vezes não sendo possível substituir os bens integrantes da garantia.

No caso de startups que recebem investimentos de grandes montantes, a aquisição nesses termos vale a pena, desde que não seja o negócio de risco e que tenha grande procura externa. Empresas de inovação, por exemplo, precisam de bastante capital humano, optando quase sempre por alugar desde espaço físico até equipamentos eletrônicos.

Custos de manutenção

Tecnologia é sinônimo de conhecimento e conexão com as atualidades. Por esse motivo, todos os equipamentos tecnológicos necessitam de manutenção e de cuidados constantes para garantir a sua boa funcionalidade e auxiliar o bom andamento das atividades dentro da empresa.

Ao projetar os custos com a manutenção de material, tenha em mente a especialidade de mão de obra necessária para executá-la. Caso exista profissionais dentro da empresa que tenham habilidade para prestar este serviço, é interessante utilizá-lo de modo integrado à outras atividades dos funcionários.

Ao optar por telefonias digitais, por exemplo, consulte por programas atuais, que permitem muito tempo de uso com pouca manutenção. Esse tipo de conciliação auxilia a manter os recursos em dia sem precisar abrir mão de material.

Infraestrutura da empresa

A longo prazo, é preciso estudar a questão com muita seriedade ao ampliar o corpo material da empresa. A real necessidade de estruturar a sua sede varia de acordo com o seu ramo de negócio.

Se a empresa for uma confecção de roupas, por exemplo, onde as máquinas serão usadas constantemente, é preciso lançar mão de máquinas com disponibilidade total aos funcionários. Essa disponibilidade também influencia diretamente na vida útil dos equipamentos.

Porém, se for uma empresa de tecnologia, como marketing digital, o potencial humano se sobressai às questões materiais, fazendo com que o aluguel de espaço e até de computadores seja um negócio vantajoso. O co-working, por exemplo, já é uma alternativa para empresas que não desejam investir em mobiliário, equipamento etc.

Nível de maturidade da empresa

O tamanho e a expectativa de crescimento de uma empresa são pontos essenciais para elaborar a melhor estratégia de investimento. Antes de comprar ou alugar equipamentos, saiba delinear qual posição o seu negócio ocupa no mercado.

Caso esteja começando ou enfrentando uma transição de risco, certamente é válido incorporar o aluguel de equipamentos, mesmo a título de teste. Em alguns casos, é possível combinar a aquisição de material com locação de bens mais valiosos, trazendo um equilíbrio harmônico para as finanças e para as prosperidades das atividades.

Antes de comprar ou alugar equipamentos, avalie cuidadosamente todas as vantagens e desvantagens que vêm acompanhados da ação. Para receber mais conteúdos relacionados à tecnologia corporativa, siga nossa página no Facebook e no YouTube.

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This