Saiba como a tecnologia pode impulsionar a capacidade produtiva
Gestão de Empresas

Saiba como a tecnologia pode impulsionar a capacidade produtiva

Escrito por Leucotron

Vários recursos já foram agregados ao mundo dos negócios para aumentar a capacidade produtiva das equipes e da empresa como um todo. Dentre os principais, estão os recursos tecnológicos, como computadores, servidores, navegação móvel, telefone, entre outros. Essas ferramentas se renovam e aumentam regularmente, oferecendo novas funcionalidades e benefícios para os usuários.

Hoje em dia, é quase impossível pensar em uma empresa que não use certas tecnologias como plataforma para o seu crescimento. Desde os negócios informais até as grandes empresas multinacionais desconhecem ou não enxergam que existem várias ferramentas acessíveis e necessárias para garantir maior produtividade e rentabilidade para o seu negócio.

Para mostrar como a tecnologia pode melhorar a capacidade produtiva de uma empresa e aumentar sua lucratividade, trouxemos aqui exemplos de suas aplicações. Acompanhe:

Mais facilidade na gestão de tempo e recursos

Algo que afeta bastante a produtividade de qualquer colaborador em um negócio é a forma como ele administra seu tempo de trabalho e os recursos disponíveis. Gerar mais valor com menor investimento de tempo, energia mental, matéria-prima e/ou dinheiro significa que o seu trabalho é mais eficiente. E essa é uma qualidade muito importante em qualquer negócio.

Recursos simples, como uma agenda dinâmica, podem ajudar a regular o seu tempo e evitar conflitos de horário. Da mesma forma, softwares de gestão ajudam a identificar prioridades, minimizando atrasos e possíveis perdas. Com um direcionamento claro e objetivo, é possível incrementar a capacidade produtiva de qualquer equipe, pois não há o mesmo risco de perda de foco.

Redução das tarefas burocráticas e mecânicas

Como empreendedor, você já deve ter notado como certas tarefas, apesar de necessárias, não parecem contribuir para a produtividade do seu negócio. Obrigações fiscais, questões burocráticas e trabalhos repetitivos tendem a diminuir sua rentabilidade. Eles tomam o tempo que seria dedicado a ações com retorno direto e consomem boa parte dos recursos, além da energia produtiva da equipe.

Porém, uma máquina pode resolver parte considerável destes problemas. Softwares não possuem um limite de tempo produtivo para atividades repetitivas, além de serem capazes de completar boa parte dessas tarefas em muito menos tempo. E sem ter que se preocupar tanto com planilhas e registros manuais, a equipe pode voltar a sua capacidade produtiva para tarefas diretamente relacionadas ao core business da empresa.

Esse é o caso de muitos softwares de gestão e de maquinário de produção. Em vez de analisar várias anotações em uma agenda, é possível inserir os dados em um sistema de busca e encontrar todos os detalhes necessários instantaneamente.

Comunicação de equipe mais eficiente

Para garantir a máxima capacidade produtiva de qualquer equipe, ela deve estar em sintonia e trocando informações quase constantemente. O que pode ser comprometido se os recursos de comunicação não forem muito eficientes. E-mails são necessários, mas não há como garantir que estarão sempre organizados ou que todos na equipe sempre vão recebê-los. E comunicar cada membro pessoalmente ou por telefone é ainda menos eficiente.

Felizmente, a comunicação é um dos recursos que mais se desenvolveu nos últimos anos. Graças ao aumento da telefonia móvel e do acesso à internet, é possível manter a comunicação entre quaisquer membros da equipe, independente de onde estejam no mundo. Isso cria possibilidades para cooperação de profissionais muito distantes, combinando capacidades adquiridas em múltiplos contextos.

Para que a comunicação fortaleça a capacidade produtiva da equipe, é importante que todos estejam bem treinados. O uso de ferramentas como chat, mensagens instantâneas e compartilhamento em nuvem pode poupar bastante tempo e recursos, mas é necessário que todos saibam como utilizá-los. Especialmente para equipes que não compartilham uma localidade física.

Planejamento melhor estruturado

Várias ferramentas tecnológicas têm como objetivo reunir dados e criar estatísticas, em vez de gerar valor diretamente sobre o produto ou serviço da empresa. A princípio, pode não parecer tão importante, mas é algo fundamental para manter a capacidade produtiva de um negócio a médio e longo prazo. Um bom empreendedor sempre planeja seus investimentos por meio dos dados.

Essa coleta pode ocorrer de várias maneiras: feedback dos clientes, pesquisas de mercado, cadastros no atendimento etc. O trabalho de um software aqui é, principalmente, automatizar e organizar essas informações. Dessa forma, será mais fácil avaliar sua situação atual e simular cenários futuros.

Atualização constante de técnicas metodologias

A utilização da tecnologia não muda apenas a forma como uma equipe age. Também muda como ela pensa a sua função e a sua atuação. Considerando que muitos desses recursos se atualizam com regularidade, cada colaborador também se vê impelido a se atualizar, acompanhando as mudanças nas tendências e aprendendo coisas novas.

Pode parecer contraproducente ter que reaprender a utilizar uma ferramenta a cada nova versão lançada, mas isso estimula o desenvolvimento de outras capacidades. Primeiro, a adaptabilidade a novas situações, e segundo, capacidade de aprendizado mais rápido. Essas são características muito vantajosas em qualquer meio de trabalho.

Além disso, essas ferramentas também facilitam o acesso dos colaboradores a mais conhecimento e especializações. Quanto mais capacitada é uma equipe, mais sua produtividade tende a crescer.

Atendimento automatizado e personalizado ao público

Por fim, há o efeito da tecnologia mais próximo do fim do processo, no atendimento ao público. Muitos sabem o quanto se perde com ligações e conversas que não geram retorno, especialmente na parte de vendas. Não é possível eliminar esses contatos, mas é possível reduzi-los, maximizando a capacidade produtiva de sua equipe de vendas. Basta filtrar os clientes com maior potencial de compra.

Para isso servem as ferramentas de atendimento automático, tanto por telefone quanto na internet. Elas atuam para resolver os problemas mais recorrentes com maior rapidez, liberando a equipe para lidar com aqueles que realmente necessitam. É o caso das mensagens gravadas em telefone, que respondem por códigos numéricos, e das páginas de autoatendimento disponíveis nos sites da maioria das empresas.

Você agora sabe como a tecnologia pode aumentar a capacidade produtiva da sua empresa e melhorar a rentabilidade das suas equipes. Quer ajudar mais pessoas? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre como esses recursos podem alavancar qualquer negócio.

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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