Saiba como a tecnologia pode impulsionar a capacidade produtiva
Gestão de Empresas

Saiba como a tecnologia pode impulsionar a capacidade produtiva

Escrito por Leucotron

Vários recursos já foram agregados ao mundo dos negócios para aumentar a capacidade produtiva das equipes e da empresa como um todo. Dentre os principais, estão as ferramentas tecnológicas, como computadores, servidores, navegação móvel, cloud computing, entre outros. Essas soluções se renovam e aumentam regularmente, oferecendo novas funcionalidades e novos benefícios para os usuários.

Hoje em dia, é quase impossível pensar em uma empresa que não use certas tecnologias como plataforma para o seu crescimento. Porém, ainda há muito o que se avançar nessa questão. Desde os negócios informais até as grandes companhias multinacionais desconhecem ou não enxergam que existem várias ferramentas acessíveis e necessárias para garantir maior produtividade e rentabilidade para o seu negócio.

Para mostrar como a tecnologia pode melhorar a capacidade produtiva de uma empresa e aumentar sua lucratividade, trouxemos aqui exemplos de suas aplicações. Acompanhe:

Aumento da capacidade produtiva com as inovações tecnológicas

Você sabia que a tecnologia pode ser utilizada em diversos segmentos da economia para aprimorar a produtividade? Veja alguns exemplos:

Agricultura

Em 2017, o país produziu um recorde de 242,1 milhões de grãos. Isso só foi possível com a modernização do setor agropecuário. Grandes produtores já fazem uso de recursos de big data e internet das coisas para que possam analisar dados e tomar decisões mais assertivas para o negócio.

O uso da tecnologia ainda permite a adoção de práticas mais sustentáveis que reduzem o uso de água, agrotóxicos e adubo no solo. Sendo assim, é possível perceber um aumento na capacidade produtiva, pois os agricultores sabem onde e quando utilizar cada insumo.

Um exemplo de uso da tecnologia na agricultura pode ser observado na região de Varginha, Minas Gerais. Uma cooperativa de cafeicultores está realizando testes de sistemas digitais para rastrear máquinas, estações meteorológicas e drones. Tudo isso com o intuito de aumentar a produtividade, com um ganho de até 20%.

Hospitais

Um estudo realizado pela Frost e Sullivan identificou que 25% das instituições hospitalares têm a intenção de investir em prontuários eletrônicos. Há ainda o interesse de adotar sistemas de mobilidade e computação em nuvem.

O uso de aplicativos para disponibilização de acesso ao prontuário eletrônico não proporciona apenas conforto para o paciente, mas também contribui para aumentar a produtividade da equipe hospitalar.

Isso facilita, por exemplo, o acompanhamento dos médicos sobre as internações de maneira remota. Ou seja, eles podem estar em seus consultórios e visualizar como está o paciente no hospital.

No futuro, isso poderá representar também uma diminuição nas internações. A ideia é que os pacientes com baixa criticidade poderão ser acompanhados em casa, com o uso de sistemas remotos.

Atualmente, já existem tecnologias que permitem o monitoramento à distância da temperatura corporal e dos batimentos cardíacos. Há ainda aplicativos para smartphones e tablets que dão ao médico o acesso a exames de pacientes e tabelas de custos de procedimentos.

Essas soluções podem dar mais agilidade aos tratamentos médicos. Contudo, elas exigem uma adaptação das instituições hospitalares em relação à segurança da rede e às políticas de uso de equipamentos pessoais.

O Hospital Samaritano, por exemplo, criou políticas para o acesso ao sistema Tasy. Ele adquiriu 20 carrinhos equipados com notebooks e tablets com leitor de código de barras para serem utilizados em Unidades de Terapia Intensiva e na Farmácia.

Hotéis

A tecnologia também trouxe muitos avanços para o setor hoteleiro. Hoje já é possível disponibilizar a realização de reservas por meio de aplicativos. Assim, o hóspede pode garantir sua estadia com poucos cliques no smartphone, de qualquer lugar que ele estiver.

Há também softwares que fazem a integração de banco de dados, permitindo a visualização do cadastro dos clientes, informações pessoais, tarifas e quartos disponíveis. Isso dá muito mais agilidade para a gestão hoteleira, uma vez que os colaboradores não precisam se deslocar para obter todas as informações que precisam.

E as opções não param por aí. Os hotéis que têm o interesse de garantir maior comodidade para os hóspedes também podem utilizar serviços de concierge eletrônico. Esse modelo de sistema interativo disponibiliza informações sobre atrações turísticas, taxas de câmbio, horário de funcionamento do restaurante e muito mais.

Ele ainda reúne informações em diversas línguas — inglês, francês, alemão — para que o hóspede se sinta “em casa”. Além de proporcionar mais segurança para os clientes, essa tecnologia diminui a necessidade do hotel direcionar uma equipe com conhecimento em vários idiomas para prestar informações simples sobre a região.

Construção Civil

Esse setor da economia também já percebe mudanças com as soluções tecnológicas. Atualmente, já existem softwares que auxiliam arquitetos e engenheiros no cálculo de custos, materiais necessários para a obra e os impactos ambientais que ela pode causar.

Isso aumenta muito a capacidade produtiva da equipe que realiza os trabalhos, uma vez que é possível prever os problemas de execução e agir rápido para evitá-los. Algumas soluções ainda contribuem para o armazenamento virtual das informações, o que facilita quando o proprietário quiser fazer modificações ou reformas.

Impactos da tecnologia nos setores de uma empresa

As soluções tecnológicas também proporcionam um verdadeiro impacto positivo em setores diferenciados de uma companhia. Veja alguns exemplos:

Marketing

Essa área sofreu muitas mudanças com os avanços da tecnologia. Com o surgimento das redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, as empresas precisaram se adaptar e criar uma forma de interagir com o consumidor.

Sendo assim, o Marketing Digital e as práticas de Inbound Marketing ganharam mais força, pois elas permitem uma aproximação entre a marca e o cliente. Por isso, é muito comum hoje a existência cada vez maior de blogues e páginas empresariais nas redes sociais.

Para aumentar a capacidade produtiva das equipes de marketing, foram criadas inúmeras ferramentas que automatizam processos. Há desde soluções para e-mail marketing até plataformas para reunir todas as redes sociais em um único ambiente, a fim de garantir o agendamento das publicações.

Há também ferramentas que monitoram o acesso de usuários da rede nas páginas da companhia e permitem identificar, por meio de dados, quais são as estratégias que geram mais resultados.

Finanças e gestão da empresa

Esse setor também tem enfrentado muitas mudanças nos últimos anos. Se antes era preciso contratar um funcionário para fazer o lançamento de notas, agora os principais softwares do mercado já fazem a integração das informações, registrando todas as notas fiscais eletrônicas emitidas.

As soluções também reduzem o tempo investido em outras atividades de gestão e contabilidade:

  • controle de estoques;
  • conciliações bancárias;
  • geração de relatórios;
  • controle do fluxo de caixa, entre outras.

Tudo isso dá muito mais controle para o gestor avaliar a lucratividade do negócio e diminui o tempo da equipe investido nas operações do dia a dia.

Relacionamento com o cliente

A tecnologia também mudou a forma como as companhias se relacionam com o cliente. As redes sociais e os recursos de chatbots permitem uma interação ágil, o que auxilia muito na hora de responder dúvidas ou resolver problemas.

Isso diminui o tempo investido nas atividades e aumenta a produtividade da equipe, uma vez que é possível atender as necessidades dos clientes em poucos minutos.

Os sistemas de CRM (Customer Relantionship Management), por exemplo, permitem o registro das informações e aperfeiçoam as relações com os clientes. Eles conseguem sincronizar dados de vendas, estratégias de marketing, atendimentos e suportes técnicos oferecidos.

Eles também possibilitam o registro dos contatos dos clientes e as datas de reuniões realizadas, por exemplo, com a opção de criar alertas sobre novos compromissos agendados. O alinhamento desses processos aumenta muito a capacidade produtiva dos colaboradores e diminui os erros gerados por esquecimentos e falhas de informações.

Vantagens que a tecnologia proporciona

Agora que você já conhece como a tecnologia pode ser aplicada em diversos segmentos da economia e setores da empresa, o que acha de conferir os benefícios que ela proporciona? Veja a seguir!

Mais facilidade na gestão de tempo e recursos

Algo que afeta bastante a produtividade de qualquer colaborador em um negócio é a forma como ele administra seu tempo de trabalho e os recursos disponíveis. Gerar mais valor com menor investimento de tempo, energia mental, matéria-prima e/ou dinheiro significa que o seu trabalho é mais eficiente. E essa é uma qualidade muito importante em qualquer negócio.

Recursos simples, como uma agenda dinâmica, podem ajudar a regular o seu tempo e evitar conflitos de horário. Da mesma forma, softwares de gestão ajudam a identificar prioridades, minimizando atrasos e possíveis perdas. Com um direcionamento claro e objetivo, é possível incrementar a capacidade produtiva de qualquer equipe, pois não há o mesmo risco de perda de foco.

Redução das tarefas burocráticas e mecânicas

Como empreendedor, você já deve ter notado como certas tarefas, apesar de necessárias, não parecem contribuir para a produtividade do seu negócio. Obrigações fiscais, questões burocráticas e trabalhos repetitivos tendem a diminuir sua rentabilidade. Eles tomam o tempo que seria dedicado a ações com retorno direto e consomem boa parte dos recursos, além da energia produtiva da equipe.

Porém, uma máquina pode resolver parte considerável desses problemas. Softwares não têm um limite de execução para atividades repetitivas, além de serem capazes de completar boa parte dessas tarefas em muito menos tempo. E sem ter que se preocupar tanto com planilhas e registros manuais, a equipe pode voltar a sua capacidade produtiva para tarefas diretamente relacionadas ao core business da empresa.

Esse é o caso de muitos softwares de gestão e de maquinário de produção. Em vez de analisar várias anotações em uma agenda, é possível inserir os dados em um sistema de busca e encontrar todos os detalhes necessários instantaneamente.

Comunicação de equipe e aumento da capacidade produtiva

Para garantir a máxima produtividade de qualquer equipe, ela deve estar em sintonia e trocando informações quase constantemente. O que pode ser comprometido se os recursos de comunicação não forem muito eficientes. E-mails são necessários, mas não há como garantir que estarão sempre organizados ou que todos na equipe sempre vão recebê-los. E comunicar cada membro pessoalmente é ainda menos eficiente.

Felizmente, a comunicação é um dos recursos que mais se desenvolveu nos últimos anos. Graças ao aumento da telefonia móvel e do acesso à internet, é possível manter a comunicação entre quaisquer membros da equipe, independentemente de onde estejam no mundo. Isso cria possibilidades para cooperação de profissionais muito distantes, combinando capacidades adquiridas em múltiplos contextos.

Para que a comunicação fortaleça a capacidade produtiva da equipe, é importante que todos estejam bem treinados. O uso de ferramentas como chat, mensagens instantâneas. videoconferências e compartilhamento em nuvem pode poupar bastante tempo e recursos, mas é necessário que todos saibam como utilizá-los. Especialmente para equipes que não compartilham uma localidade física.

Planejamento melhor estruturado

Várias ferramentas tecnológicas têm como objetivo reunir dados e criar estatísticas, em vez de gerar valor diretamente sobre o produto ou serviço da empresa. A princípio, pode não parecer tão importante, mas é algo fundamental para manter a capacidade produtiva de um negócio a médio e longo prazo. Um bom empreendedor sempre planeja seus investimentos por meio dos dados.

Essa coleta pode ocorrer de várias maneiras: feedback dos clientes, pesquisas de mercado, cadastros no atendimento, etc. O trabalho de um software aqui é, principalmente, automatizar e organizar essas informações. Dessa forma, será mais fácil avaliar sua situação atual e simular cenários futuros.

Atualização constante de técnicas e metodologias

utilização da tecnologia não muda apenas a forma como uma equipe age. Também transforma a maneira como ela pensa a sua função e a sua atuação. Considerando que muitos desses recursos se atualizam com regularidade, cada colaborador também se vê impelido a se atualizar, acompanhando as mudanças nas tendências e aprendendo atividades novas.

Pode parecer contraproducente ter que reaprender a utilizar uma ferramenta a cada nova versão lançada, mas isso estimula o desenvolvimento de outras capacidades. Primeiro, a adaptabilidade a novas situações, e segundo, a capacidade de aprendizado mais rápido. Essas são características muito vantajosas em qualquer meio de trabalho.

Além disso, essas ferramentas facilitam o acesso dos colaboradores a mais conhecimento e especializações. Quanto mais capacitada é uma equipe, mais sua produtividade tende a crescer.

Atendimento automatizado e personalizado ao público

Por fim, há o efeito da tecnologia mais próximo do fim do processo, no atendimento ao público. Muitos sabem o quanto se perde com ligações e conversas que não geram retorno, especialmente na parte de vendas. Uma empresa não pode eliminar esses contatos, mas é capaz reduzi-los, maximizando a capacidade produtiva de sua equipe de vendas. Basta filtrar os clientes com maior potencial de compra.

Para isso servem as ferramentas de atendimento automático, tanto por telefone quanto na internet. Elas atuam para resolver os problemas mais recorrentes com maior rapidez, liberando a equipe para lidar com aqueles que realmente necessitam.

É o caso das mensagens gravadas em telefone, que respondem por códigos numéricos, e das páginas de autoatendimento disponíveis nos sites da maioria das empresas.

Você agora sabe como a tecnologia pode aumentar a capacidade produtiva da sua empresa e melhorar a rentabilidade das suas equipes. Quer saber como aperfeiçoar a estrutura da sua companhia? Descubra como implementar uma cultura de inovação!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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