Qual o melhor momento para contratar uma consultoria em TI?
Tecnologia da Informação

Qual o melhor momento para contratar uma consultoria em TI?

Escrito por Leucotron

Você precisa resolver muitos problemas técnicos e acumulou atividades dentro da empresa? Uma consultoria em TI pode ajudá-lo a resolver muitas situações, permitindo que você dedique o seu tempo para cuidar da infraestrutura e inovação.

Mas qual é o papel da consultoria em TI e quando procurar esse serviço? É sobre isso que trataremos a seguir!

Quais são as atribuições de um consultor de TI?

Esse profissional ou essa empresa que presta serviços tem como principal objetivo auxiliar a companhia a manter a segurança da rede e investir em tecnologia de ponta. Nesse caso, a responsabilidade é fornecer conselhos para o cliente sobre as melhores opções do mercado.

Por exemplo, uma companhia que está iniciando as atividades pode receber orientações sobre as diferenças entre utilizar um data center interno ou armazenar os arquivos na nuvem. O consultor terá a função de explicar tudo sobre o assunto e orientar sobre a melhor escolha de acordo com o perfil da empresa e o orçamento disponível.

Ao buscar o auxílio de uma assessoria, o profissional de TI consegue implantar novas ideias e projetos na empresa, pois conta com uma parceria para planejar as ações. Isso porque o consultor tem um background para desenvolver essas iniciativas, visto que já aprendeu muito com experiências em companhias que enfrentaram problemas parecidos.

Como funciona uma consultoria em TI?

Muitas vezes, buscar a ajuda externa é a maneira mais eficaz de resolver problemas ou implantar projetos. Um consultor pode auxiliar o profissional de TI na migração dos arquivos para a nuvem, na utilização de sistemas de criptografia e na estruturação de programas internos de treinamento.

Além de desenvolver projetos pontuais, a consultoria em TI pode oferecer um suporte especializado em determinada área que a equipe interna não tem condições de atender — seja por falta de estrutura ou número insuficiente de profissionais.

Dessa maneira, o especialista externo atuará em conjunto com a equipe da empresa, desenvolvendo as atividades de acordo com o que é solicitado a ele. Para tanto, você precisa disponibilizar as informações e os recursos necessários para que o consultor possa fazer o seu trabalho.

A atividade pode ser exercida internamente ou remotamente, dependendo das tarefas que serão exercidas e de como é estabelecido o contrato.

Qual é o momento ideal para contratar uma consultoria em TI?

Agora que você já sabe como funciona o trabalho do especialista, é hora de entender quando é mais indicado contratar uma consultoria para a sua empresa:

Migração para a nuvem

Fazer a migração de um data center interno para a nuvem é, geralmente, uma excelente opção para as empresas. Contudo, esse trabalho é complexo e exige experiência do profissional, pois, quando ele não é feito adequadamente, podem ocorrer erros e perdas de documentos.

A consultoria em TI, nesse caso, faz o mapeamento da infraestrutura atual, realiza testes e determina o melhor horário para fazer a migração das informações. Tudo com segurança para a empresa e a garantia de um funcionamento adequado.

Implantação de novos sistemas

Trocar um software ou fazer a instalação de um novo produto exige uma dedicação do profissional de TI, que nem sempre tem tempo para cuidar de todas as situações. A consultoria auxilia nesse processo ao fazer a identificação dos requisitos do sistema, a parametrização e executar a migração de dados.

Ele também fará uma avaliação sobre o número de colaboradores que terão acesso ao software, a fim de fazer o dimensionamento adequado. O consultor também poderá promover o treinamento para os profissionais, caso a empresa ache isso necessário.

Aplicação de projetos de segurança

Uma das grandes preocupações de todo profissional de TI é a segurança da rede e das informações da empresa. Porém, nem sempre ele tem condições de fazer o monitoramento e o backup dos dados com frequência, o que gera riscos para a companhia.

Nesses casos, é mais indicado procurar uma consultoria em TI para que ela possa fazer o levantamento dos ativos da rede, a identificação do perfil dos usuários, a detecção das vulnerabilidades e principais ameaças à segurança das informações.

Com isso, o profissional especializado poderá auxiliar a equipe interna de TI com o monitoramento da infraestrutura, ampliação das barreiras de segurança e com a realização de ações imediatas em casos de ameaças.

Percepção de problemas na rede

Os gargalos na rede da empresa podem afetar a produtividade dos colaboradores e gerar prejuízos para a companhia. Imagine se o serviço de internet ficar sem funcionar por 4 horas, como a equipe poderá ser produtiva?

Ou então, o principal sistema utilizado pela empresa tem bugs que dificultam o acesso dos usuários. Quanto a sua equipe precisará correr para restabelecer o funcionamento e permitir que todos trabalhem adequadamente?

A contratação de uma consultoria em TI contribui para evitar que esse tipo de falha aconteça. Ela analisa os indicadores de desempenho para garantir a eficiência tecnológica da companhia. Caso seja necessário, ela também orientará a equipe sobre as principais soluções para o problema, disponibilizando mão de obra para a implantação.

Execução de demandas específicas

Você quer implantar um projeto pontual, mas não tem um número suficiente de colaboradores para ajudá-lo? A consultoria em TI pode contribuir com esse tipo de situação.

Ela pode ser contratada para um projeto específico e temporário, como a migração de um sistema ou a prestação de serviços durante as férias de um colaborador. Assim, você consegue desenvolver as atividades normalmente e implantar o projeto sem problemas.

Obtenção de certificações              

Muitas certificações demoram a serem obtidas e exigem muita dedicação dos profissionais de TI. Isso pode ser um problema quando a equipe já tem alta demanda interna.

Você pode contratar uma consultoria com conhecimento específico na certificação que pretende obter, pois ela já terá todas as informações necessárias para fazer com que o processo ocorra mais rapidamente e sem erros.

Como você viu no artigo, uma consultoria em TI pode contribuir para a realização de demandas específicas e oferecer muito mais segurança para a sua empresa. Quer aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho? Saiba como elaborar um planejamento em TI eficiente!

Deixar comentário.

Share This