Saiba qual a importância da liderança em TI
Tecnologia da Informação

Saiba qual a importância da liderança em TI

Escrito por Leucotron

A Tecnologia da Informação possui um papel absolutamente estratégico nas organizações atuais. Como o mercado exige inovações a todo o momento, os profissionais do setor precisam estar sempre em busca das melhores soluções, gastando pouco e proporcionando eficiência aos processos da empresa. E, com isso, a liderança em TI ganha uma enorme importância.

O conceito de liderança passou por muitas mudanças nos últimos anos. Saiu de cena o líder formal, aquele legitimado apenas pelo cargo. Essa figura deu lugar às lideranças informais, que surgem dentro das equipes e ocupam seus espaços à frente dos projetos pelo seu carisma e competência.

Mesmo assim, a estrutura organizacional continua existindo e, por isso, o líder formal precisa reunir as características que a liderança informal trouxe para a realidade corporativa. Isso significa que a sua gestão deverá ser carismática, participativa, interativa, integradora etc.

Quem se comporta como um chefe à moda antiga, tem poucas chances de fazer com que o trabalho da sua equipe se destaque na organização. E uma TI que não é atuante e não traz as inovações necessárias, não é capaz de fazer com que a empresa alcance seus objetivos estratégicos.

O que é ser um bom líder?

Liderar é a arte de influenciar de forma positiva um grupo de pessoas, levando-os a cumprir os objetivos traçados por você e pela empresa. Mas, obviamente, existem muitas formas de se fazer isso.

Um bom líder é aquele que consegue se tornar uma fonte de inspiração para os seus funcionários. Você, que é gestor, já deve ter sido liderado por alguém. E o que fazia com que você seguisse, ou não, as diretrizes deste líder?

Certamente, na sua lembrança, estarão as características positivas daquela pessoa que o inspirou. A competência, a capacidade de solucionar problemas, de gerenciar projetos e processos e de contribuir para um clima de trabalho agradável e produtivo.

Para ser um bom líder, você não precisa ser amigo dos seus funcionários. O que você precisa é ser uma fonte de inspiração para eles. A cada decisão tomada, sua equipe deve sentir que está indo pelo caminho certo, graças à sua visão de Tecnologia da Informação e de mercado.

Ainda assim, é preciso considerar que cada líder possui uma característica diferente e é isso que faz com que existam estilos diferentes de liderança. Vamos saber mais sobre isso.

Qual é o melhor estilo de liderança?

Existem três estilos de liderança: a autocrática, a democrática e a liberal. Antes que você pergunte, já podemos adiantar que não existe um estilo que seja o ideal. Cada um deles se adapta a realidades diferentes e, portanto, você precisa ter consciência de qual é o perfil da sua equipe de TI para saber como se comportar como líder.

Líder autocrático

A liderança autocrática é aquela que não deixa espaço para a participação da equipe. O papel do líder é centralizador, sobrando para os colaboradores somente a execução das tarefas, sem muito espaço para opiniões.

É um tipo de liderança que está em extinção no mercado, justamente porque a busca é por líderes que incentivem a participação ou o crescimento da equipe em larga escala.

Mas, ainda assim, há casos em que a liderança autocrática pode ser eficaz. Uma equipe composta exclusivamente por estagiários ou funcionários em início de carreira pode precisar de uma liderança mais centralizadora. Esse tipo de líder é bastante comum de ser encontrado em trabalhos que envolvem menores aprendizes, por exemplo.

Líder liberal

Esta liderança é o oposto da autocrática. O líder liberal praticamente não participa dos projetos junto à equipe, deixando toda a condução da área nas mãos dos profissionais.

Também não é uma liderança muito comum nas empresas, pois causa grande evasão do trabalho, desmotivação nos profissionais e inspira pouco respeito ao líder.

Áreas muito técnicas, compostas por profissionais extremamente experientes, podem contar com uma liderança liberal, ocasionalmente.

Líder democrático

Trata-se do estilo mais incentivado em termos de liderança, atualmente. O líder democrático participa dos projetos junto ao time, atuando como um consultor nas horas necessárias e cuidando do planejamento estratégico da Tecnologia da Informação.

Esse é um estilo que produz bons resultados em praticamente todas as situações, já que o líder atua como um facilitador para que os funcionários possam cumprir as metas estabelecidas.

Como engajar a equipe em torno dos objetivos estratégicos?

Antes de se falar em engajamento, é preciso diferenciar este conceito da motivação.

A motivação não é proporcionada pelo líder, ao contrário do que se pensa comumente. O líder cria as condições para que o funcionário se motive. Mas esse movimento vem de dentro para fora, ou seja: é o funcionário quem acaba encontrando elementos que o motivam a cumprir os objetivos estratégicos.

Isso ocorre porque a motivação é influenciada por fatores sobre os quais o líder tem pouco domínio. Muitas vezes, são questões pessoais ou financeiras pelas quais você pouco pode fazer, a não ser oferecer uma boa conversa.

Já o engajamento, esse sim, vem da liderança. E a capacidade de engajar está na forma como você vende os projetos e os objetivos a serem cumpridos pelo time.

Como líder, você deve buscar os meios adequados para fazer com que a sua equipe tenha paixão pelos projetos e desafios. E isso passa pela forma como você enxerga as tarefas e projetos propostos para a Tecnologia da Informação. Um líder que enxerga soluções, em vez de problemas, certamente terá muito mais chances de trazer a equipe consigo, na condução dos trabalhos.

Além disso, é importante que você olhe para a equipe, mas tenha foco diferenciado para cada um dos seus colaboradores. Não se esqueça que, embora eles façam parte do mesmo time, cada um tem perfis e fatores de motivação diferentes. Entender as particularidades de cada um e encontrar soluções para que as habilidades individuais apareçam é uma parte fundamental para gerar o desejado engajamento.

Como você viu, a liderança em TI é fundamental para o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização. Agora, que tal saber um pouco mais sobre como montar uma equipe de TI eficiente para a sua empresa? Aproveite a leitura e aplique os conceitos no seu trabalho!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This