Veja como a comunicação interna nas empresas é importante
Gestão de Empresas

Veja como a comunicação interna nas empresas é importante

Escrito por Leucotron

No mercado atual, a competição entre os concorrentes se dá de maneira cada vez mais acirrada. Nesse cenário, a gestão de pessoas tem importância estratégica, sendo que a comunicação interna nas empresas passou a ser um fator muito importante para o sucesso dos negócios.

Saiba, no artigo de hoje, como a comunicação interna pode ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos estratégicos, promovendo a melhoria de todos os processos organizacionais. Boa leitura!

Entenda a importância estratégica da comunicação interna nas empresas

Na atualidade, as empresas atingiram um nível de excelência muito elevado, graças ao desenvolvimento tecnológico e à evolução do conhecimento nas áreas de administração e de gestão de negócios, dentre outras.

O resultado desse fenômeno é um mercado cada vez mais competitivo, no qual as empresas precisam se diferenciar da concorrência, buscando agregar valor à sua equipe e aos seus equipamentos, produtos e serviços.

Nessa busca, serão mais bem-sucedidas as empresas que compreenderem a importância estratégica da gestão de pessoas, pois são os funcionários os grandes responsáveis pela execução de todos os processos no ambiente empresarial.

Por que o fator humano precisa ser valorizado?

Seja qual for o cargo ocupado e a função exercida pelos funcionários da empresa, é necessário reconhecer que sem a contribuição de cada um deles, atuando sempre em sintonia com os objetivos do negócio, é impossível alcançar o sucesso.

É preciso manter a equipe de trabalho bem capacitada, coesa e integrada a todos os acontecimentos e procedimentos que permeiam o dia a dia da empresa, pois isso promove o crescimento da empresa e a conquista de um lugar de destaque no mercado.

Assim, a comunicação interna nas empresas têm uma importância fundamental. Sem a circulação eficiente das informações e sem um diálogo equilibrado entre todos os setores da empresa, a gestão de pessoas, a produção, o atendimento ao público e todas as demais áreas não conseguem funcionar adequadamente.

Qual é a contribuição da comunicação interna para o sucesso dos negócios?

A comunicação interna nas empresas, quando realizada de maneira eficiente, contribui para que todos os funcionários desempenhem o seu trabalho de forma integrada aos objetivos estratégicos do negócio.

Por meio do diálogo entre os setores da empresa, é possível identificar dificuldades e propor soluções de maneira colaborativa, uma vez que todos as pessoas envolvidas podem ser ouvidas e, então, dar sua contribuição para a resolução dos problemas.

Além disso, as orientações sobre a rotina de trabalho ou sobre mudanças na realização dos procedimentos operacionais chegam aos destinatários no momento certo, favorecendo todos os processos no ambiente empresarial.

Graças à divulgação das informações importantes e à repercussão sobre os acontecimentos, é possível alcançar maior rapidez na realização dos processos, o que resulta em aumento da produtividade e em economia de recursos para as empresas, dentre outros benefícios, sobre os quais falaremos agora.

Conheça os benefícios de uma comunicação interna eficiente

Além do aumento da produtividade e da economia de recursos, a comunicação interna nas empresas, quando bem executada, promove a valorização da equipe de trabalho e favorece a integração entre os funcionários e destes com a missão e com os valores da empresa.

A capacitação de funcionários passa a ocorrer de maneira mais eficaz, uma vez que o diálogo e a divulgação de informações colaboram para o aprendizado e aprimoramento das habilidades necessárias à rotina de trabalho.

Um resultado do aumento da produtividade e da valorização e integração da equipe de funcionários é o aumento da competitividade da empresa, que passa a alcançar resultados cada vez melhores diante da concorrência.

Até mesmo o clima organizacional é favorecido quando a comunicação interna nas empresas funciona adequadamente, com reflexos positivos também sobre a construção da cultura da empresa, baseada nos valores, princípios, comportamentos e crenças cultivados ao longo dos anos.

Para que a comunicação interna promova todos esses benefícios, é preciso efetivar uma série de ações simples, mas que produzem bastante impacto na rotina das empresas. Saiba, agora, que ações são essas e como elas são implementadas.

Saiba quais ações implementar na sua empresa

As estratégias e ações de comunicação interna, em sua grande maioria, são simples e requerem pouco investimento para que sejam implementadas.

Por isso, seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, sempre é possível viabilizar o diálogo e a troca de informações no ambiente organizacional de maneira eficaz.

Ações simples como a instalação de quadros de aviso e de caixas de sugestões ajudam na divulgação das informações importantes e no engajamento dos funcionários.

Os quadros de aviso podem contar com editoriais, que além de informar sobre a rotina de trabalho, podem trazer temas de interesse dos funcionários.

Os informativos impressos também são uma boa opção para fazer o fluxo de informação funcionar, mas os gastos com papel e impressão podem desencorajar os gestores a optar por essa ferramenta de comunicação interna.

Nesses casos, a tecnologia oferece soluções bastante viáveis, que possibilitam a integração da equipe de trabalho, além da divulgação de informações.

Como a tecnologia pode ser uma aliada da comunicação interna nas empresas?

Além do informativo virtual, a tecnologia digital, cada vez mais evoluída, oferece ferramentas bastante eficazes, tais como a intranet, o e-mail corporativo, o backup em nuvem e a rede social corporativa.

No que diz respeito à telefonia, existem diversas soluções que podem tornar a rotina de trabalho nas empresas mais ágil e produtiva.

Graças a recursos como a telefonia IP, é possível realizar reuniões e conferências via internet e, até mesmo, redirecionar ligações corporativas para o celular enquanto o funcionário está fora da empresa, otimizando o fluxo informacional.

A viabilidade da implementação de cada uma dessas ferramentas de comunicação interna deve ser avaliada de acordo com as necessidades e o porte da empresa, sem desconsiderar os custos relativos à instalação e manutenção dos programas e softwares.

Quer saber mais sobre comunicação interna nas empresas e sobre como a tecnologia em telecomunicações pode favorecer o sucesso do seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba um conteúdo atualizado sobre gestão de negócios, com foco na qualidade de todos os processos organizacionais.

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Sobre o autor

Leucotron

1 comentário

  • Excelente artigo. Felizmente, a Comunicação tem assumido papel cada vez mais estratégico nas corporações, e já é parte do “business”, das decisões e do planejamento.

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