6 serviços de telefonia que uma empresa precisa ter
Telefonia

6 serviços de telefonia que uma empresa precisa ter

Escrito por Leucotron

Com o avanço do desenvolvimento tecnológico, a forma de realizar novos negócios está diretamente ligada a um relacionamento eficiente e ágil junto aos seus clientes, independentemente do porte ou do segmento de mercado da empresa. Portanto, é fundamental contar com serviços de telefonia que tenham qualidade e confiabilidade.

Ainda que a sua empresa esteja inserida no contexto digital e ofereça um serviço multicanal completo, é importante que o atendimento telefônico tenha espaço. Afinal, muitas pessoas ainda sentem maior confiança nesse meio para interagir com a organização, tirar as suas dúvidas e entrar em contato com o suporte.

Quer saber quais serviços de telefonia são fundamentais para a estratégia do negócio? Conheça 6 deles!

1. PABX

O PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou Troca Automática de Ramais Privados) é um serviço constituído por uma central telefônica, que integra todos os aparelhos da empresa, por meio de ramais. Dessa forma, a interação entre os colaboradores é realizada com maior rapidez, economizando recursos e agilizando a comunicação interna e externa.

Os sistemas mais modernos de PABX permitem a conexão da quantidade de ramais que se fizer necessária, com a programação prévia de determinados números, bloqueio de chamadas, entre várias outras funcionalidades.

Ao contrário do que alguns pensam, não se trata de uma tecnologia obsoleta. Existem tipos de PABX diferentes, para que a organização possa escolher o que mais se adequa às suas necessidades. Com o avanço da inovação, ele foi reformulado e passou a oferecer muito mais recursos e facilidades para o cliente corporativo, como:

  • redução de custos;
  • unificação dos ramais;
  • otimização da comunicação interna;
  • aumento da produtividade;
  • gravação de chamadas;
  • melhora no atendimento ao cliente.

2. VoIP

O VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet) trabalha com recursos de web no sistema de telefonia, voltados para a comunicação empresarial. Com o uso dessa tecnologia, os ramais são instalados diretamente nos dispositivos móveis dos colaboradores, como notebooks, smartphones ou quaisquer outros aparelhos que tenham acesso à internet.

Trata-se de uma ferramenta moderna, ideal para negócios que trabalham com vídeo e audioconferências, para reuniões remotas. É interessante para organizações que desejam economizar com as contas de telefonia, mas que não abrem mão de qualidade e praticidade. Funciona de forma integrada ao PABX.

Suas principais vantagens são:

  • integração com a telefonia convencional;
  • mobilidade corporativa;
  • redução de custos nas ligações, já que se tratam de chamadas via internet;
  • gerenciamento online do sistema;
  • integração das estações de trabalho;
  • facilidade na implantação e uso nas atividades do dia a dia.

3. Interface celular

É um equipamento que faz a conversão de uma chamada de uma linha fixa em um sinal de linha móvel. Seu funcionamento é feito por meio da conexão da interface celular ao PABX, que roteará as ligações do fixo para o móvel, sem a necessidade do uso de um aparelho de telefone celular.

Dos serviços de telefonia disponíveis, é um dos que oferece maior economia para as empresas, já que permite o uso de diversas operadoras de celular em um mesmo equipamento.

Outra vantagem oferecida por essa solução é a capacidade de suportar até 4 operadoras distintas e efetuar ligações simultaneamente. Além disso, a integração é feita sem a realização de transferências nem conversões de outros sistemas de comunicação. Assim, a interface celular se mostra como uma ferramenta eficiente, econômica, rápida e com uma excelente qualidade de áudio.

4. Suporte e monitoramento à distância

Esses serviços de telefonia são realizados por meio de softwares que permitem a gestão das centrais telefônicas, em tempo real. Então, qualquer tipo de anormalidade que venha a ocorrer envia um alerta aos técnicos especializados do fornecedor do serviço, que iniciam imediatamente o suporte remoto — e presencial, caso seja necessário.

Com o monitoramento, pode-se trabalhar de forma preventiva, impedindo que incidentes resultem em paradas no seu PABX, o que também traz mais praticidade e agilidade nos processos de configuração e resolução de problemas, além de gerar relatórios, com base em informações sólidas, capazes de auxiliar o gestor a fazer melhor uso da central e de todos os seus recursos.

5. Portabilidade: um dos serviços de telefonia mais importantes para as empresas

Com a portabilidade de números de uma operadora, ficou mais complicado saber para qual delas você liga. Ao projetar essa situação a todos os ramais de telefone do empreendimento, pode-se imaginar o custo que isso representa, caso as ligações sejam realizadas entre diferentes operadoras de telefonia móvel.

Por isso, o serviço de portabilidade das centrais é importante para a economia no orçamento corporativo. Com a ajuda da interface celular, as chamadas são identificadas e direcionadas para o chip correspondente, para que ela seja realizada entre telefones da mesma operadora, o que representa uma grande economia na conta de telefone.

6. Desenvolvimento sob medida

Não adianta ter os melhores serviços de telefonia disponíveis no mercado, se eles não são flexíveis e adaptáveis às necessidades de cada empresa. Portanto, é fundamental que o gestor pesquise os fornecedores disponíveis e escolha aquele capaz de oferecer atendimento e suporte de qualidade.

Além disso, deve-se verificar a disponibilidade de serviços sob medida, já que cada negócio tem demandas diferentes e, por isso, precisa de soluções personalizadas e escaláveis, que trazem mais inteligência para a plataforma de comunicação, promovendo economia, eficácia e resultados.

Muitos executivos acreditam que as soluções de baixo custo são capazes de resolver o problema. No entanto, são justamente elas que apresentam a maior incidência de reclamações e falta de suporte. Nesse cenário, faz-se necessária uma análise de custo-benefício, visto que uma solução que exige investimento um pouco maior pode ser mais eficiente e representar economia em médio e longo prazo.

Finalmente, é preciso lembrar que os serviços de telefonia escolhidos pela empresa devem ser capazes de trazer um retorno do investimento positivo para o negócio, proporcionando atendimento diferenciado ao cliente, fortalecendo a imagem da marca, com maior vantagem competitiva frente ao mercado.

Se você gostou do nosso post de hoje, não deixe de adotar serviços de telefonia importantes para alavancar os seus resultados e bater as suas metas comerciais. Aproveite e veja também: Como escolher o melhor fornecedor de tecnologia?

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