6 passos para implementar atendimento via telefone em PMEs
Uma PME também pode usufruir dos recursos tecnológicos para otimizar seu atendimento e melhorar a performance da equipe de trabalho. Uma dessas maneiras é implementando uma central de atendimento.
Ao contrário do que supõem muitos gestores, a central de atendimento telefônico não é mais um privilégio das grandes corporações — com a evolução e a popularização da tecnologia, o Call Center tornou-se uma estratégia mais acessível.
Veja, a seguir, 7 passos para implementar atendimento via telefone em uma PME!
1. Invista em tecnologia apropriada
Um dos passos mais importantes ao montar um atendimento via telefone é escolher os recursos tecnológicos apropriados. Essa infraestrutura deve ser formada por computador, telefone, internet, headset, softwares e outras coisas. Todos esses equipamentos e recursos vão constituir a plataforma de trabalho
O software de atendimento ao cliente precisa coletar e armazenar com eficiência os dados de cadastro e de atendimento ao consumidor, gerenciar o fluxo de informações e o sistema de comunicação, converter os dados em informações úteis para a empresa, criar relatórios personalizados, manter sob controle os prazos de atendimento e assim por diante.
2. Mapeie os processos
Para implementar com sucesso o atendimento via telefone, é preciso mapear os processos relacionados ao atendimento. Esse mapeamento permite identificar falhas e oportunidades. Quanto menos erros a empresa cometer, melhor será para ela.
O atendimento de qualidade ao cliente depende muito do desenvolvimento de processos eficazes. É preciso estruturá-los conforme critérios diversos:
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o tipo de cliente que é atendido;
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as necessidades do cliente;
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os canais preferidos do cliente (é importante a unificação desses canais);
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as etapas do atendimento via telefone;
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as atividades desenvolvidas e os operadores;
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as prioridades no atendimento;
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os tipos de informações que podem ser compartilhadas com o cliente;
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os procedimentos para cada tipo de solicitação;
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os sistemas e as informações envolvidos;
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os prazos de atendimento.
3. Utilize o sistema de ramais
Uma boa sugestão é usar o sistema de ramais, que permite o autoatendimento ao cliente. O sistema de ramais funciona de forma simples e eficiente. A partir de um único número, o cliente é redirecionado para o setor que deseja contatar.
Com a URA (Unidade de Resposta Audível), programa-se mensagens que realizam o atendimento automático do SAC antes mesmo do cliente falar pessoalmente com algum atendente.
O atendente virtual passará as orientações necessárias para que o cliente acesse o setor específico que deseja e fale com um atendente físico.
Um ponto que se questiona muito sobre a URA é até que ponto o cliente realmente se sente satisfeito em ser atendido por uma secretária eletrônica. Realmente, algumas pessoas reclamam desse tipo de atendimento.
O que pode ser feito?
Humanizar a URA, humanizando, assim, o atendimento via telefone. Isso é possível, escolhendo a linguagem mais apropriada para o público. O robô que atende deve ter um tom de voz agradável e parecer bastante amistoso, de modo que o cliente se sinta estimulado a permanecer no telefone, dando continuidade ao atendimento.
Por exemplo: um consumidor jovem pode ser atendido com uma linguagem informal, que pode usar gírias e expressões próprios dos jovens. Se o público atendido pela empresa é mais velho e possui instrução avançada, a linguagem mais formal é a mais indicada.
Para um público infantil, uma linguagem bem simplificada com uma voz especial certamente vai fazer com que as crianças liguem várias vezes somente para escutá-la (voz de um palhaço, de algum personagem de animação, de algum animal e assim por diante).
4. Torne o autoatendimento ainda mais inteligente
Além de aprimorar a linguagem na URA, é possível oferecer outras opções de autoatendimento, como um FAQ (perguntas e respostas).
A plataforma inteligente também pode favorecer o autoatendimento, interpretando o pedido do cliente por meio de uma linguagem natural. Pode ser usado um chatbot — robô desenvolvido para simular a linguagem humana (muitos deles possuem inteligência artificial, sendo capazes de aprender em cada novo atendimento para melhorar a interação nos atendimentos seguintes).
Dessa forma, o cliente resolve seus problemas e tira suas dúvidas sem precisar do atendimento de um operador.
5. Prepare sua equipe para o atendimento via telefone
O atendimento via telefone exige que as pessoas estejam comprometidas com as operações, buscando alcançar os mesmos objetivos e tendo o cliente como principal referência para a tomada de ações.
É importante recrutar profissionais que gostem de se relacionar com as pessoas e de realizar o treinamento adequado deles, para que tenham conhecimento da cultura organizacional da empresa e das formas de utilizar a tecnologia disponível.
É fundamental qualificar a equipe para cada etapa do atendimento via telefone, fazendo ajustes conforme as deficiências e características de cada pessoa (análise de competências). Todos devem ficar informados acerca de problemas na empresa, promoções e transformações na metodologia de trabalho.
Monitorar o desempenho da equipe por meio de indicadores confiáveis (use um software que permita essa mensuração) é recomendado para uma avaliação contínua do profissional e para passar feedbacks, contribuindo assim para o desenvolvimento de cada operador e líder do Call Center.
Outra dica para motivar a equipe é elaborar um plano de carreira e instituir gratificações conforme o desempenho do profissional.
6. Faça uso de indicadores
Os indicadores (ou KPIs) servem para mensurar o atendimento via telefone de diferentes maneiras. A satisfação do cliente deve ser o objetivo da mensuração.
Você pode medir: tempo médio de atendimento (TMA); tempo médio de espera (TME); tempo médio operacional (TMO); taxa de conversão; chamadas atendidas; chamadas abandonadas (o cliente não espera ser atendido); taxa de churn (cancelamento); nível de atendimento (SLA); % de retenção na URA; ticket médio e outros.
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