Central telefônica: o que é e para o que ela serve?
A central telefônica foi criada com o objetivo de facilitar a comunicação entre as pessoas, possibilitando efetuar e receber chamadas internas e externas, criar URAs para atendimento automático, participar de conferências e muito mais, de acordo com o modelo de PABX escolhido.
Desde seu surgimento até os dias atuais, as centrais telefônicas evoluíram bastante. No princípio, o seu funcionamento era completamente eletromecânico.
Com o avanço da tecnologia e a entrada dos sistemas digitais, elas receberam inovações, revolucionando a sua utilização dentro das companhias, incluindo os dispositivos móveis. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando o artigo.
O que é uma central telefônica?
Na área de telecomunicações, uma central de telefonia é um dispositivo que estabelece uma ligação entre dois pontos (ramais ou usuários) de um sistema enquanto utilizam o serviço de telefonia. O PABX é essencial para o sistema de comunicação da empresa, tanto internamente quanto externamente. Afinal, possibilita o contato, a interação e a conexão entre clientes, funcionários e fornecedores.
Muitos consumidores e parceiros ainda preferem a comunicação por meio telefônico na hora de buscarem uma empresa, a fim de resolverem problemas ou sugerirem soluções de maneira mais aprofundada.
Isso sem falar nas nuances que podem ser melhor compreendidas por fala do que por texto, como entonações de frases. Além do mais, em locais em que não há boa conectividade de internet, mas há cobertura de telefonia, as ligações também são importantes.
Como funciona uma central telefônica?
Ela é conectada a uma operadora de telefonia por meio de uma ou mais linhas de comunicação. Além disso, a estação possibilita conexão direta com linhas internas (com fio ou sem fio) por intermédio de ramais. Após configurar a central, o equipamento passa a direcionar ligações de forma automática para cada ramal pretendido.
As operações realizadas por uma central de telefonia pode variar de acordo com o modelo escolhido, porém algumas das mais comuns são:
- atendimento automático;
- espera personalizada (para o telefonista);
- identificação de chamadas;
- bloqueio de ligações;
- estabelecimento de limite de duração de chamada (modelo digital);
- recebimento de chamadas internas e externas;
- transferência de ligações para outros ramais ou setores.
Vale destacar que há outras ações que dependem do tipo de PABX e da tecnologia envolvida. Essas apontadas são apenas algumas das funções e atividades mais comuns de uma central do tipo.
É interessante notar que, nos primórdios do telefone, a conexão entre vários aparelhos dependia de telefonistas. Elas recebiam telefonemas, ouviam a quem deveriam transferir as ligações e faziam isso em um painel à frente, em que havia tomadas para os dispositivos. Bastava conectar o pino do telefone remetente com a tomada do destinatário e avisar da transferência. Agora as próprias empresas podem ter seus sistemas internos que fazem isso automaticamente.
Qual o papel de uma central telefônica nas empresas?
Ter uma central de telefonia moderna na organização é essencial para aperfeiçoar os serviços do seu negócio, conferindo maior otimização e dinamismo ao ambiente laboral. A empresa pode adotar um ramal por setor ou por colaborador, dependendo do seu porte e das necessidades do empreendimento, a fim de agilizar e otimizar o dia a dia.
O recurso de identificador de chamadas, por exemplo, é extremamente útil para que o usuário possa reconhecer quem está ligando antes mesmo de atender ao telefone, facilitando o atendimento. Isso permite a ele se preparar rapidamente para conversar ou pensar para quem transferir a ligação, caso ele mesmo não possa ajudar a quem liga.
As funcionalidades que uma central de telefonia oferece são proporcionais à tecnologia empregada — sistema convencional, VoIP, telefonia digital ou IP. Tais facilidades impactam diretamente nos resultados corporativos, gerando um retorno do investimento bastante positivo, principalmente quando a projeção é realizada em médio e longo prazo.
Quais as vantagens de uma central telefônica nas empresas?
As vantagens oferecidas por esse equipamento são reais. Por isso, milhares de organizações brasileiras têm optado por ela, graças ao seu desempenho altamente satisfatório, que se reflete em maiores índices de produtividade, melhor comunicação interna e externa e maior satisfação, tanto por parte dos clientes como de colaboradores, que utilizam o serviço diariamente. Veja os principais benefícios da central telefônica.
Ligações internas
Uma central bem dimensionada permite a transferência entre ramais interligados. Como se tratam de linhas conectadas por meio de uma central principal, as chamadas internas não geram custos para o negócio.
Isso facilita a expansão da comunicação interna, proporcionando aos funcionários a possibilidade de falar com pessoas de outros departamentos sem qualquer tipo de dificuldade, resolvendo problemas relacionados às suas atividades com uma simples ligação.
Para o gerente que deseja monitorar o sistema interno de telefonia, a tecnologia proporciona um extrato detalhado com todos os números discados, data, hora e duração de cada chamada.
No caso das grandes corporações, o benefício é ainda maior, pois se torna mais viável fazer o contato via telefone, em vez de o colaborador ter de se deslocar do seu posto de trabalho até o departamento da pessoa de interesse, melhorando o seu gerenciamento do tempo, aumentando a interatividade e a produtividade de pessoas e equipes.
Possibilidade de transferência
Nem sempre o funcionário que atende a chamada está imediatamente disponível para resolver o problema. Nesse caso, a central dá a opção de transferir a chamada para outro ramal que esteja no mesmo setor, para outro colaborador que possa fazer o atendimento.
Dessa forma, você evita que os colaboradores tenham de parar as suas atividades para atender às demandas de outras pessoas, em especial nas grandes corporações, nas quais o deslocamento de um departamento a outro afeta com que a pessoa tenha de interromper o seu trabalho para resolver problemas. E tempo é dinheiro.
Com o sistema adequado e dimensionado de acordo com as necessidades do negócio, nada disso é necessário, pois quem busca uma informação consegue obtê-la rapidamente e continuar a executar as suas atividades, sem qualquer prejuízo na sua performance laboral, já que não é preciso parar as suas atividades para atender a outros setores.
Criação de ramais
Nas tecnologias mais modernas, pode-se criar ramais sem qualquer dificuldade. Isso é interessante para empreendimentos que estão em plena expansão e crescimento, agregando mais funcionários, departamentos e, consequentemente, novos ramais (inclusive móveis).
Aqueles que optam pelo sistema VoIP ou de telefonia IP são os que ganham maior diferencial competitivo, pois não precisam investir em uma infraestrutura robusta para ampliar a sua operação. Basta entrar em contato com o seu provedor de serviços e solicitar a criação de novos ramais, o que é realizado de maneira ágil e eficaz.
Atendimento automatizado
Quanto mais automatizada e otimizada é uma central telefônica, menor a necessidade de intervenção humana, uma vez que o próprio sistema faz a discagem e conta com variados recursos, como a Unidade de Resposta Audível (URA) para o atendimento eletrônico.
Dessa forma, torna-se mais simples a distribuição das chamadas, especialmente em setores que dependem dos atendimentos, como um Call Center, por exemplo. Assim, pode-se atender ao seu público externo, sem que isso represente um aumento de custos ou um incremento na infraestrutura já existente.
Para gestores que optam pelas plataformas de telefonia IP, esse processo é ainda mais simples, pois se tratam de estruturas mais flexíveis do que as de um PABX analógico, por exemplo, que exige o acréscimo de novos módulos em comparação com soluções mais modernas.
Redução de custos de telefonia
A implantação de uma central telefônica, independentemente da tecnologia empregada, tem o seu custo. No entanto, esse investimento é recuperado, já que ocorre uma redução significativa do custo das ligações e também das faturas de telefonia, que consomem uma boa fatia do caixa da empresa, todos os meses.
Além disso, a adoção de uma central de telefonia oferece ao empreendimento maior flexibilidade na escolha de pacotes. Desse modo, evitando que a organização tenha de se submeter a planos de minutos das concessionárias de telefonia com preços absurdos, nem sempre vantajosos para o caixa corporativo.
O que gestores e empreendedores precisam ter em mente é que, para criar um diferencial competitivo, é necessário investir em uma central telefônica que ofereça todas as funcionalidades que a empresa precisa, para que os seus colaboradores possam fazer o seu trabalho da melhor forma possível, tornando o negócio mais eficiente, com maior sinergia entre os departamentos, além de elevar a produtividade de suas equipes.
Você curtiu o nosso post de hoje? Então aproveite a visita no nosso blog e leia agora mesmo sobre o sistema PABX: entenda os diferentes tipos e seus benefícios e saiba mais sobre essa tecnologia que pode alavancar o empreendimento e fortalecer a sua marca no mercado.
ias atuais, as centrais telefônicas evoluíram bastante. No princípio, o seu funcionamento era completamente eletromecânico.
Com o avanço da tecnologia e a entrada dos sistemas digitais, elas receberam inovações, revolucionando a sua utilização dentro das companhias, incluindo os dispositivos móveis. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando o artigo!
Central telefônica nas empresas
Ter uma central telefônica moderna na organização é essencial para aperfeiçoar os serviços do seu negócio, conferindo maior otimização e dinamismo ao ambiente laboral.
A empresa pode adotar um ramal por setor ou por colaborador, dependendo do seu porte e das necessidades do empreendimento, a fim de agilizar e otimizar o dia a dia.
O recurso de identificador de chamadas, por exemplo, é extremamente útil para que o usuário possa reconhecer quem está ligando antes mesmo de atender ao telefone, facilitando o atendimento.
As funcionalidades que uma central telefônica oferece são proporcionais à tecnologia empregada — sistema convencional, VoIP, telefonia digital ou IP. Tais facilidades impactam diretamente nos resultados corporativos, gerando um retorno do investimento bastante positivo, principalmente quando a projeção é realizada em médio e longo prazo.
As vantagens oferecidas pela central telefônica são reais. Por isso, milhares de organizações brasileiras têm optado por ela, graças ao seu desempenho altamente satisfatório, que se refletem em maiores índices de produtividade, melhor comunicação interna e externa e maior satisfação, tanto por parte dos clientes como de colaboradores, que utilizam o serviço diariamente. Veja os principais benefícios da Central Telefônica!
Ligações internas
Uma central telefônica bem dimensionada permite a transferência entre ramais interligados. Como se tratam de linhas conectadas por meio de uma central principal, as chamadas internas não geram custos para o negócio.
Isso facilita a expansão da comunicação interna, proporcionando aos funcionários a possibilidade de falar com pessoas de outros departamentos sem qualquer tipo de dificuldade, resolvendo problemas relacionados as suas atividades com uma simples ligação.
Para o gerente que deseja monitorar o sistema interno de telefonia, a tecnologia proporciona um extrato detalhado com todos os números discados, data, hora e duração de cada chamada.
No caso das grandes corporações, o benefício é ainda maior, pois se torna mais viável fazer o contato via telefone, em vez de o colaborador ter de se deslocar do seu posto de trabalho até o departamento da pessoa de interesse, melhorando o seu gerenciamento do tempo, aumentando a interatividade e a produtividade de pessoas e equipes.
Possibilidade de transferência
Nem sempre o funcionário que atende a chamada está imediatamente disponível para resolver o problema. Nesse caso, a central telefônica dá a opção de transferir a chamada para outro ramal que esteja no mesmo setor, para outro colaborador que possa fazer o atendimento.
Dessa forma, você evita que os colaboradores tenham de parar as suas atividades para atender às demandas de outras pessoas, em especial nas grandes corporações, nas quais o deslocamento de um departamento a outro afeta com que a pessoa tenha de interromper o seu trabalho para resolver problemas. E tempo é dinheiro.
Com o sistema adequado e dimensionado de acordo com as necessidades do negócio, nada disso é necessário, pois quem busca uma informação consegue obtê-la rapidamente e continuar a executar as suas atividades, sem qualquer prejuízo na sua performance laboral, já que não é preciso parar as suas atividades para atender a outros setores.
Criação de ramais
Nas tecnologias mais modernas, pode-se criar ramais sem qualquer dificuldade. Isso é interessante para empreendimentos que estão em plena expansão e crescimento, agregando mais funcionários, departamentos e, consequentemente, novos ramais (inclusive móveis).
Aqueles que optam pelo sistema VoIP ou de telefonia IP são os que ganham maior diferencial competitivo, pois não precisam investir em uma infraestrutura robusta para ampliar a sua operação. Basta entrar em contato com o seu provedor de serviços e solicitar a criação de novos ramais, o que é realizado de maneira ágil e eficaz.
Atendimento automatizado
Quanto mais automatizada e otimizada é uma central telefônica, menor a necessidade de intervenção humana, uma vez que o próprio sistema faz a discagem e conta com variados recursos, como a Unidade de Resposta Audível (URA) para o atendimento eletrônico.
Dessa forma, se torna mais simples a distribuição das chamadas, especialmente em setores que dependem dos atendimentos, como um Call Center, por exemplo. Assim, pode-se atender ao seu público externo, sem que isso represente um aumento de custos ou um incremento na infraestrutura já existente.
Para gestores que optam pelas plataformas de telefonia IP, esse processo é ainda mais simples, pois se tratam de estruturas mais flexíveis do que as de um PABX analógico, por exemplo, que exige o acréscimo de novos módulos em comparação com soluções mais modernas.
Redução de custos de telefonia
A implantação de uma central telefônica, independentemente da tecnologia empregada, tem o seu custo. No entanto, esse investimento é recuperado, já que ocorre uma redução significativa do custo das ligações e também das faturas de telefonia, que consomem uma boa fatia do caixa da empresa, todos os meses.
Além disso, a adoção de uma central telefônica oferece ao empreendimento maior flexibilidade na escolha de pacotes, evitando que a organização tenha de se submeter a planos de minutos das concessionárias de telefonia com preços absurdos, nem sempre vantajosos para o caixa corporativo.
O que gestores e empreendedores precisam ter em mente é que, para criar um diferencial competitivo, é necessário investir em uma central telefônica que ofereça todas as funcionalidades que a empresa precisa, para que os seus colaboradores possam fazer o seu trabalho da melhor forma possível, tornando o negócio mais eficiente, com maior sinergia entre os departamentos, além de elevar a produtividade de suas equipes.
Você curtiu o nosso post de hoje? Então aproveite a visita no nosso blog e leia agora mesmo sobre o sistema PABX: entenda os diferentes tipos e seus benefícios e saiba mais sobre essa tecnologia que pode alavancar o empreendimento e fortalecer a sua marca no mercado!