Software de telemarketing: vale a pena fazer esse investimento?

Um bom serviço de telemarketing é fundamental para gerar bons resultados e garantir um bom atendimento aos clientes que utilizam esse canal como o principal meio de entrar em contato com a empresa. Para otimizar as rotinas e conseguir um desempenho aprimorado, vale a pena contar com um software de telemarketing.

Nos tópicos a seguir, falaremos sobre como essa ferramenta funciona, quais benefícios ela proporciona para um negócio e quais aspectos considerar para escolher a melhor solução. Continue acompanhando a leitura e confira!

O que é e como funciona um software de telemarketing?

Um software de telemarketing é uma ferramenta voltada para automatizar as rotinas do setor e ainda ajuda a melhorar a gestão dessa área. Nesse sentido, existem soluções que permitem realizar discagens automáticas, gravar ligações, gerar relatórios e acompanhar as solicitações dos clientes, por exemplo.

As funcionalidades variam de sistema para sistema. Mas, entre as mais comuns, podemos citar:

  • controle do tempo de conversação;

  • realização de cadastro (de clientes, produtos, serviços, entre outros);

  • discagem automática;

  • alertas do número de chamadas na fila;

  • geração de número de protocolo de atendimento;

  • agendamento de contatos futuros;

  • criação de alertas na tela;

  • geração de relatórios e gráficos.

O objetivo é aprimorar os processos que já existem e propor novas funções que ajudam a melhorar os métodos de trabalho, as condições de trabalho da equipe e o atendimento aos clientes.

Quais benefícios ele pode proporcionar para as empresas?

O investimento em tecnologia, quando bem planejado, é sempre muito benéfico para as organizações e não seria diferente com a adoção de um software de telemarketing, que também garante diversas vantagens. Confira as principais delas nos tópicos a seguir.

Aumento da produtividade

A automação do processo de atendimento permite que as equipes se tornem mais produtivas, visto que algumas rotinas (como a discagem) podem ser feitas de forma automática.

Além disso, as facilidades proporcionadas pelo sistema permite que as equipes concluam mais atividades dentro do mesmo tempo disponível — o que pode ser acompanhado por meio da geração de relatórios por desempenho.

Melhor desempenho da equipe

Por falar em desempenho da equipe, o software de telemarketing também permite monitorar a performance dos colaboradores e identificar quais ações precisam ser adotadas para aprimorar os resultados. As melhorias operacionais conquistadas também contribuem para que o time se torne mais eficiente.

Maior controle sobre os processos

Algumas soluções também permitem acompanhar em tempo real o andamento dos processos. Com isso, qualquer falha que possa ocorrer é identificada com agilidade e o gestor pode tomar ações mais eficazes e em tempo hábil.

No longo prazo, a tendência é que os pontos fracos sejam corrigidos e se adote uma rotina de melhorias contínuas — mantendo as rotinas cada vez mais otimizadas.

Atendimento diferenciado

Outra grande vantagem do investimento em um software de telemarketing é que as melhorias operacionais conquistadas transformam a forma como o atendimento é realizado, gerando um diferencial para os clientes.

Isso ajuda a aumentar a satisfação deles, visto que o contato com a central se torna mais rápido, eficiente e eficaz.

Redução de custos

Apesar de requerer um investimento inicial, as melhorias promovidas pelo uso do sistema ajudam a reduzir os custos da operação. Apesar de alguns gestores ainda se manterem resistentes em adotar alguma solução tecnológica, considerando que seria apenas mais um custo, é preciso lembrar que o foco deve estar na relação custo-benefício e no ROI (Retorno Sobre Investimento).

Além disso, por ajudar a reduzir os custos, pode-se dizer que, depois de certo tempo, a economia gerada é suficiente para pagar o gasto gerado com a implementação da ferramenta.

Como escolher uma boa solução?

Para que o sistema proporcione os benefícios, o investimento deve ser bem planejado, de forma a aproveitar a ferramenta da melhor forma possível, explorando o potencial ao máximo. Confira, nos tópicos a seguir, alguns cuidados que devem ser tomados antes da contratação.

Procure saber sobre a empresa que oferece a solução

Conhecer a empresa que oferece o sistema é uma forma de ter uma garantia maior de qualidade no atendimento e de suporte, caso haja algum problema. Além disso, vale a pena pesquisar a reputação dessa fornecedora no mercado e qual é a opinião dos clientes que já usam o serviço.

Dê preferência para softwares que possuem interface mais intuitiva

Uma operação de telemarketing tem uma rotina corrida e, por vezes, maçante. Pausar o trabalho para dedicar muito tempo ao treinamento traria prejuízos para os resultados, além de deixar as equipes ineficientes.

Sendo assim, é importante contar com uma solução que tem uma interface intuitiva e seja fácil de manusear e aprender as funcionalidades. Apesar de ainda precisar de treinamento, isso torna o aprendizado mais fácil.

Verifique se a ferramenta permite gerar relatórios

A geração de relatórios permite que o gestor entenda o desempenho dos processos e identifique, com maior precisão, quais são as falhas e as possíveis causas e em que parte do fluxo de trabalho elas ocorrem.

Isso serve como suporte para a gestão e ajuda a melhorar a tomada de decisão, permitindo que estratégias mais acertadas sejam adotadas. Além disso, essa funcionalidade também contribui para que se adote uma rotina de melhorias contínuas.

Escolha uma ferramenta integrada com CRM/ERP

Em uma operação de telemarketing, os atendentes precisam entender as necessidades dos clientes e encontrar meios de satisfazê-las — quer seja para solucionar um problema, seja para concretizar uma venda.

Para otimizar o atendimento, o ideal é contar com um software que possua integração com soluções de CRM e ERP, permitindo acessar bancos de dados e informações importantes que podem ajudar a tornar o atendimento mais personalizado.

Como se pode ver, o software de telemarketing pode se tornar um grande aliado das operações, ajudando a aprimorar os processos, as rotinas das equipes e o trabalho do gestor — ajudando na tomada de decisão e criando estratégias mais adequadas para o modelo e os objetivos do negócio.

O que achou do nosso artigo de hoje? Quer aproveitar para saber quais são as melhores práticas no atendimento aos clientes? Então continue com a gente e boa leitura!

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