TI em hotéis: como esse pode ser um diferencial no seu negócio?

Investir em um setor de TI deve ser prioridade para os empreendimentos hoteleiros. Entre as vantagens da TI em hotéis estão a resolução mais rápida de problemas, o suporte em questões técnicas e o diferencial competitivo no mercado.

Apesar de um setor de TI próprio reservar alguns benefícios para empresas do setor, há a alternativa de terceirizar a área. Essa é uma opção especialmente interessante para hotéis que querem reduzir custos e continuar se destacando no mercado.

Para saber mais sobre o assunto, confira este post e entenda como a TI em hotéis pode ser um diferencial no seu negócio!

Vantagens do setor próprio de TI em hotéis

Quando o assunto é TI em hotéis pode surgir a dúvida: vale investir na implementação de um setor próprio ou terceirizar a área? Não há resposta definitiva para essa pergunta. Tudo depende das necessidades e prioridades da sua empresa.

Apostar na implantação de um setor de TI próprio oferece algumas vantagens. Veja algumas delas!

  • Resolução ágil dos problemas: como a equipe está alocada internamente, pode atender rapidamente a qualquer chamado.
  • Suporte em questões técnicas: quando o hotel conta com uma equipe de TI in loco, tem suporte permanente em questões relacionadas à área. Caso um departamento precise de ajuda para instalar determinado equipamento, por exemplo, basta chamar um profissional para ajudar.
  • Profundo conhecimento do negócio: uma área de TI interna conhece bem a rotina do hotel e como os equipamentos são utilizados por hóspedes e colaboradores. Isso ajuda na implementação de soluções alinhadas às necessidades e possibilidades do negócio.
  • Criação de diferencial competitivo no mercado: contar com uma área de TI estruturada e tecnologia de ponta cria um importante diferencial no mercado. O atendimento ao cliente melhora, assim como a comunicação interna da empresa.

Benefícios da terceirização do setor de TI em hotéis

Ter um setor próprio de TI é uma opção que não pode deixar de ser considerada por alguns hotéis. Afinal, dependendo das necessidades e do porte da empresa, terceirizar a área pode ser a melhor alternativa. Confira alguns benefícios de terceirizar o setor de TI do seu hotel.

Redução de custos

Uma das principais vantagens de terceirizar a TI em empreendimentos hoteleiros é a redução de custos. Não há, por exemplo, a necessidade de contratar funcionários para a área e arcar com gastos trabalhistas. É possível ainda escolher entre os fornecedores aquele que oferecer o melhor custo-benefício.

Acompanhamento das principais tendências

Ter um TI terceirizado é contar com um suporte alinhado às principais tendências do mercado. Como o fornecedor atende a empresas diferentes, consegue ter acesso às melhores práticas e acumula expertise que faz a diferença no desempenho da área.

Possibilidade de expansão

Outro benefício de ter um setor de TI externo é maior facilidade para acompanhar o crescimento do seu hotel. Um bom fornecedor está preparado para acompanhar a evolução da sua empresa, seja em termos quantitativos (com a implantação de mais equipamentos em caso de abertura de novas unidades) ou qualitativos, com o acréscimo de softwares de acordo com as necessidades da empresa.

Optar pela terceirização é uma forma de grandes hotéis reduzirem seus custos e, ainda assim, manter uma boa posição no mercado. Agora que você conhece as duas opções para ter o setor na empresa, confira como TI em hotéis pode ser estratégica para seu crescimento.

Como a TI em hotéis pode ser um diferencial

Ter uma área de TI estruturada é essencial para hotéis que desejam se destacar no mercado. Entenda agora algumas maneiras de usar a TI em hotéis como um diferencial para seu negócio!

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Contato facilitado com hóspedes em potencial

Ao ter um setor de TI estruturado e eficiente, seu hotel pode oferecer para potenciais clientes os múltiplos canais de contato: redes sociais, sites, e-mail, WhatsApp etc. É possível ir além e usar recursos mais avançados, como os chatbots. Ao usar essa ferramenta, o hotel pode enviar respostas automáticas para os interessados em fazer uma reserva, agilizando o contato.

O sistema permite uma conversa natural, o que transmite ao cliente a sensação de que está conversando com um funcionário do hotel. A automação, além de oferecer respostas ágeis, ainda permite que os colaboradores foquem em atividades mais estratégicas no dia a dia.

Facilidade na comunicação

Contar com as ferramentas certas de TI também ajuda a facilitar a comunicação entre o hotel e os hóspedes oferecendo, por exemplo, áudio em diferentes idiomas (português, inglês, espanhol, francês, alemão etc.).

Se os funcionários do seu hotel só sabem falar português, por exemplo, o hóspede pode ligar e solicitar que determinada informação seja passada no idioma que deseja (mesmo aquele mais exótico) e o sistema se encarrega de repassar o que ele pediu na língua escolhida.

A ferramenta é um grande diferencial competitivo a partir do momento que agrega modernidade ao atendimento prestado ao cliente, com recursos como sonorização do espaço e tecnologia touch screen. Além disso, é uma excelente aliada ao oferecer agilidade no atendimento e segurança das informações repassadas.

Definição de perfil de consumo

Ao usar a área de TI a favor do seu hotel, é possível traçar um perfil de consumo dos seus hóspedes e oferecer soluções personalizadas e adequadas aos seus hábitos.

Um exemplo: ao levantar dados dos clientes, você pode traçar uma jornada de compras eficaz, que acompanha o potencial hóspede desde o seu interesse pela hospedagem até o efetivo pagamento da estadia no hotel.

Como você pôde perceber, a TI em hotéis é uma poderosa ferramenta para conquistar cada vez mais hóspedes e se diferenciar no mercado.

É cada vez mais essencial que empreendimentos hoteleiros invistam em um setor de TI para lançar mão de ferramentas que otimizem seu atendimento hoteleiro e ajudem a prestar o melhor serviço.

Use esse poderoso recurso a favor do seu negócio agora mesmo, conquiste um diferencial competitivo e veja que os resultados não tardarão a aparecer.

Agora que você já sabe como a TI em hotéis pode ser um diferencial para seu negócio, leia também sobre 9 tendências de tecnologia na hotelaria que você não pode deixar de acompanhar!

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