TI em hotéis: como esse pode ser um diferencial no seu negócio?
Gestão de Empresas

TI em hotéis: como esse pode ser um diferencial no seu negócio?

Escrito por Leucotron

Investir em um setor de TI deve ser prioridade para os empreendimentos hoteleiros. Entre as vantagens da TI em hotéis estão a resolução mais rápida de problemas, o suporte em questões técnicas e o diferencial competitivo no mercado.

Apesar de um setor de TI próprio reservar alguns benefícios para empresas do setor, há a alternativa de terceirizar a área. Essa é uma opção especialmente interessante para hotéis que querem reduzir custos e continuar se destacando no mercado.

Para saber mais sobre o assunto, confira este post e entenda como a TI em hotéis pode ser um diferencial no seu negócio!

Vantagens do setor próprio de TI em hotéis

Quando o assunto é TI em hotéis pode surgir a dúvida: vale investir na implementação de um setor próprio ou terceirizar a área? Não há resposta definitiva para essa pergunta. Tudo depende das necessidades e prioridades da sua empresa.

Apostar na implantação de um setor de TI próprio oferece algumas vantagens. Veja algumas delas!

  • Resolução ágil dos problemas: como a equipe está alocada internamente, pode atender rapidamente a qualquer chamado.
  • Suporte em questões técnicas: quando o hotel conta com uma equipe de TI in loco, tem suporte permanente em questões relacionadas à área. Caso um departamento precise de ajuda para instalar determinado equipamento, por exemplo, basta chamar um profissional para ajudar.
  • Profundo conhecimento do negócio: uma área de TI interna conhece bem a rotina do hotel e como os equipamentos são utilizados por hóspedes e colaboradores. Isso ajuda na implementação de soluções alinhadas às necessidades e possibilidades do negócio.
  • Criação de diferencial competitivo no mercado: contar com uma área de TI estruturada e tecnologia de ponta cria um importante diferencial no mercado. O atendimento ao cliente melhora, assim como a comunicação interna da empresa.

Benefícios da terceirização do setor de TI em hotéis

Ter um setor próprio de TI é uma opção que não pode deixar de ser considerada por alguns hotéis. Afinal, dependendo das necessidades e do porte da empresa, terceirizar a área pode ser a melhor alternativa. Confira alguns benefícios de terceirizar o setor de TI do seu hotel.

Redução de custos

Uma das principais vantagens de terceirizar a TI em empreendimentos hoteleiros é a redução de custos. Não há, por exemplo, a necessidade de contratar funcionários para a área e arcar com gastos trabalhistas. É possível ainda escolher entre os fornecedores aquele que oferecer o melhor custo-benefício.

Acompanhamento das principais tendências

Ter um TI terceirizado é contar com um suporte alinhado às principais tendências do mercado. Como o fornecedor atende a empresas diferentes, consegue ter acesso às melhores práticas e acumula expertise que faz a diferença no desempenho da área.

Possibilidade de expansão

Outro benefício de ter um setor de TI externo é maior facilidade para acompanhar o crescimento do seu hotel. Um bom fornecedor está preparado para acompanhar a evolução da sua empresa, seja em termos quantitativos (com a implantação de mais equipamentos em caso de abertura de novas unidades) ou qualitativos, com o acréscimo de softwares de acordo com as necessidades da empresa.

Optar pela terceirização é uma forma de grandes hotéis reduzirem seus custos e, ainda assim, manter uma boa posição no mercado. Agora que você conhece as duas opções para ter o setor na empresa, confira como TI em hotéis pode ser estratégica para seu crescimento.

Como a TI em hotéis pode ser um diferencial

Ter uma área de TI estruturada é essencial para hotéis que desejam se destacar no mercado. Entenda agora algumas maneiras de usar a TI em hotéis como um diferencial para seu negócio!

Contato facilitado com hóspedes em potencial

Ao ter um setor de TI estruturado e eficiente, seu hotel pode oferecer para potenciais clientes os múltiplos canais de contato: redes sociais, sites, e-mail, WhatsApp etc. É possível ir além e usar recursos mais avançados, como os chatbots. Ao usar essa ferramenta, o hotel pode enviar respostas automáticas para os interessados em fazer uma reserva, agilizando o contato.

O sistema permite uma conversa natural, o que transmite ao cliente a sensação de que está conversando com um funcionário do hotel. A automação, além de oferecer respostas ágeis, ainda permite que os colaboradores foquem em atividades mais estratégicas no dia a dia.

Facilidade na comunicação

Contar com as ferramentas certas de TI também ajuda a facilitar a comunicação entre o hotel e os hóspedes oferecendo, por exemplo, áudio em diferentes idiomas (português, inglês, espanhol, francês, alemão etc.).

Se os funcionários do seu hotel só sabem falar português, por exemplo, o hóspede pode ligar e solicitar que determinada informação seja passada no idioma que deseja (mesmo aquele mais exótico) e o sistema se encarrega de repassar o que ele pediu na língua escolhida.

A ferramenta é um grande diferencial competitivo a partir do momento que agrega modernidade ao atendimento prestado ao cliente, com recursos como sonorização do espaço e tecnologia touch screen. Além disso, é uma excelente aliada ao oferecer agilidade no atendimento e segurança das informações repassadas.

Definição de perfil de consumo

Ao usar a área de TI a favor do seu hotel, é possível traçar um perfil de consumo dos seus hóspedes e oferecer soluções personalizadas e adequadas aos seus hábitos.

Um exemplo: ao levantar dados dos clientes, você pode traçar uma jornada de compras eficaz, que acompanha o potencial hóspede desde o seu interesse pela hospedagem até o efetivo pagamento da estadia no hotel.

Como você pôde perceber, a TI em hotéis é uma poderosa ferramenta para conquistar cada vez mais hóspedes e se diferenciar no mercado.

É cada vez mais essencial que empreendimentos hoteleiros invistam em um setor de TI para lançar mão de ferramentas que otimizem seu atendimento hoteleiro e ajudem a prestar o melhor serviço.

Use esse poderoso recurso a favor do seu negócio agora mesmo, conquiste um diferencial competitivo e veja que os resultados não tardarão a aparecer.

Agora que você já sabe como a TI em hotéis pode ser um diferencial para seu negócio, leia também sobre 9 tendências de tecnologia na hotelaria que você não pode deixar de acompanhar!

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