Transformar dados em informação

Saiba como transformar dados em informação útil para a sua empresa

Um dos principais objetivos dos gestores é garantir o desenvolvimento do seu negócio por meio de ações estratégicas na administração empresarial. Isso pode ser alcançado de várias formas, como é o caso do uso de recursos tecnológicos para otimizar os processos de gestão.

Somado a isso, um outro tema muito relevante diz respeito ao fluxo de dados que são tratados dentro da empresa. Esse conteúdo tem um grande valor para a gestão de processos. Nesse caso, estamos falando de valores referentes ao fluxo de caixa, dados sobre a frequência de compra dos clientes, valores sobre a capacidade produtiva etc.

Ou seja, esses e outros parâmetros são fundamentais para nortear as decisões e metas do negócio. Por isso, é fundamental saber como transformar dados em informação útil para o seu empreendimento. 

Para ajudá-lo nessa questão, separamos algumas dicas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo.

Instale uma cultura data-driven

A primeira dica que podemos pontuar sobre como transformar o fluxo de dados em informações relevantes para a sua empresa é implementando uma cultura data-driven. Ou seja, é necessário direcionar os processos organizacionais para que essa estratégia seja transmitida a todos os departamentos da empresa. 

Nesse sentido, a cultura data-driven cria um cenário em que a empresa é capaz de organizar seus planos de ação e métricas tendo como base dados e informações reais do consumidor, abstendo-se de decisões sem embasamento prático. A esse respeito, tem-se como um grande aliado o uso de ferramentas tecnológicas que oferecem vantagens quanto a esses processos.

Estabeleça KPIs adequados

Com o estudo e análise adequada dos dados, fica fácil estabelecer os KPIs (Key Performance Indicators), que são indicadores-chave importantes para determinar metas e planos de ação adequados, bem como mensurar os resultados da empresa. 

Além do mais, vale salientar que em um ambiente competitivo entre empreendimentos, é essencial avaliar de forma periódica o rendimento obtido com as metas predeterminadas. Desse modo, os KPIs são recursos poderosos para averiguar de forma eficiente se o negócio está caminhando na direção certa para alcançar seu desenvolvimento. 

Foque na tomada de decisões

Por fim, devemos falar um pouco mais sobre as metas e tomada de decisão dentro dos processos gerenciais da empresa. Isso porque esses fatores são responsáveis por determinar se a empresa terá resultados positivos ou negativos. 

Sendo assim, o estudo dos dados deve ser direcionado com base nos objetivos da gestão, como melhorar ou aumentar a carteira de clientes, por exemplo. Ao realizar uma leitura efetiva dos indicadores, você será capaz de realizar escolhas e ações acertadas e com grande chance de sucesso para o negócio.

Essas foram as principais informações acerca de como transformar dados em informação útil para sua empresa. Vale comentar que o departamento de TI tem um papel muito importante, já que contribui para implementar uma boa comunicação interna e aperfeiçoar os processos de leitura dos dados que são tratados na empresa. 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre soluções tecnológicas da Leucotron para transformar dados em informação útil? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores.

Confira tudo o que você precisa saber sobre cloud computing

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.