a importância da tecnologia da informação nas empresas

Entenda qual a importância da tecnologia da informação nas empresas

Seria difícil encontrar uma empresa que não dependa, pelo menos parcialmente, de computadores, software de TI e das redes que os conectam durante suas tarefas diárias. Simplificando, a maioria das empresas e organizações desmoronaria sem sistemas de TI em funcionamento. Então, o que exatamente é tecnologia da informação?

De forma básica, trata-se do uso de qualquer computador, armazenamento, rede e outros dispositivos físicos, infraestrutura e processos para criar, armazenar, proteger e trocar todas as formas de dados eletrônicos.

Mas, e nos negócios, qual é a verdadeira importância da tecnologia da informação nas empresas? Confira.

A importância da tecnologia da informação nas empresas

Nas últimas duas décadas, a tecnologia mudou a maneira como interagimos, como compramos, pesquisamos e como as empresas operam. Hoje, a tecnologia é fundamental para o sucesso da maioria das empresas. Do marketing à segurança, a maioria das operações comerciais começa no mundo digital.

Como a função da TI é tão proeminente em empresas de todos os tamanhos, o treinamento para uma carreira na área significa treinamento para uma variedade de oportunidades. Estas são apenas algumas das maneiras como a indústria de tecnologia mudou a face das empresas modernas.

Melhorando as comunicações

A tecnologia simplifica a comunicação, esteja você mantendo contato com um velho amigo ou acompanhando as notícias. Para as empresas, a TI é fundamental para comunicações internas e externas eficazes:

  • comunicação interna significa comunicação realizada dentro de uma empresa ou diferentes partes de uma empresa. Para profissionais de TI, isso significa manter-se atualizado com a tecnologia usada para e-mail, boletins internos ou plataformas de projetos digitais para toda a empresa;
  • a comunicação externa inclui a comunicação da empresa com clientes, clientes potenciais, investidores e o público em geral. Para profissionais de TI, isso significa acompanhar e-mail, mídia social, boletins online e outras plataformas.

Apoiando a transformação digital

O mundo dos negócios mudou para sempre quando os computadores foram introduzidos em cena. As empresas podem utilizar a tecnologia da informação por meio do uso de computadores e diferentes softwares para executar suas operações de maneira mais eficiente. Eles o usam em diferentes departamentos, incluindo finanças, manufatura, recursos humanos e segurança.

Garantindo a segurança da informação

Com um número crescente de transações sendo feitas online, há uma necessidade cada vez maior de segurança. A tecnologia da informação é o que torna possível manter seus dados e informações seguros e acessíveis apenas por você. Por meio do uso de criptografia e senhas, seus dados digitais ficam ocultos com segurança e só podem ser acessados por quem tem sua permissão.

Os benefícios da TI para os negócios

A tecnologia mudou praticamente todos os aspectos dos negócios e isso nunca aconteceu tão rápido antes na história. Para ser mais específico, aqui estão algumas maneiras pelas quais a tecnologia da informação afetou os negócios.

Mobilidade corporativa

A mobilidade é vista por muitos como a próxima grande fronteira para as empresas. Os algoritmos do Google refletem isso, pois tornam os sites para celular uma prioridade. Seu negócio e todos os seus aspectos podem ser administrados usando nada mais do que um tablet ou smartphone. Do marketing de conteúdo ao relacionamento com o cliente, às vendas, os processos de backoffice como faturamento e remessa, todo esse poder está em suas mãos.

Mas as soluções móveis não tratam apenas de negócios — elas também dizem respeito aos consumidores. A geração do milênio usa seus telefones para fazer tudo, desde comprar e vender até compartilhar suas experiências com seus amigos e encontrar empresas locais.

Computação em nuvem

A computação em nuvem possibilitou que as empresas terceirizassem muitas de suas funções a terceiros usando a Internet. Ele possibilita o manuseio de pacotes de dados variáveis, mas também possibilita que as empresas se expandam rapidamente e adotem a mobilidade sem ter que se preocupar com coisas como travamentos, tempo de inatividade e perda de dados.

Isso permitiu que pequenas e médias empresas tivessem acesso a recursos que teriam custado uma fortuna há apenas alguns anos. Com efeito, o campo de jogo foi nivelado.

Segmentação de clientes

Uma vez que mais e mais dados estão fluindo, agora é muito mais fácil analisar e obter uma visão profunda das coisas que os clientes estão procurando. Os serviços de análise estão se expandindo a cada dia e permitindo que as empresas segmentem seus clientes em potencial em grupos cada vez mais específicos, tornando muito mais fácil direcioná-los e obter mais valor por seu dinheiro de publicidade.

Algo tão simples como ter uma conta do Google pode permitir que uma empresa saiba de onde um usuário é, o tipo de navegador que está usando, como encontrou um site, o que eles fazem nesse site, quanto tempo provavelmente ficarão e em que ponto eles decidem sair. Existem serviços analíticos ainda mais avançados que permitem que as empresas se tornem ainda mais refinadas com essa segmentação, a fim de melhorar drasticamente suas conversões.

Conectividade

A tecnologia tornou mais fácil para as pessoas manterem contato. Quer você esteja procurando se comunicar com seus funcionários e colegas por chat de vídeo ou enviando mensagens de e-mail para leads, a tecnologia móvel e a inovação constante que ocorre dentro do espaço possibilitaram que a comunicação assumisse um novo nível de hiper-realismo.

Experiência do cliente

A geração do milênio atingiu a maioridade e agora é a força motriz da economia moderna. Em breve, mais da metade da força de trabalho americana consistirá de millennials e em breve eles também chegarão ao pico de sua riqueza, onde terão muito dinheiro para gastar e pouquíssimas obrigações financeiras, o que lhes dará muito rendimento disponível.

Eles são maiores em número do que os baby boomers e são muito mais liberais com suas carteiras. Eles também se referem à gratificação instantânea. Eles também foram criados com a internet. Eles estão conectados, com experiência em tecnologia e prontos para gastar. As empresas precisam se adaptar a essa nova base de clientes se quiserem prosperar.

Impacto social dos negócios

Você não pode mais simplesmente presumir que sua empresa opera no vácuo. As redes sociais tornaram o mundo um lugar menor onde os usuários podem se conectar independentemente de quem sejam, de onde sejam e quão ricos sejam. Apenas alguns anos atrás, você poderia ter sobrevivido se o seu atendimento ao cliente estivesse bom.

Agora você tem que fazer um esforço extra se não quiser classificações desfavoráveis em sites de resenhas e pessoas reclamando do seu serviço nas redes sociais. As empresas, portanto, precisam ter cuidado com sua reputação online e trabalhar em sua pegada digital.

Como líder de TI, você provavelmente já sabe como pode usar a tecnologia ao máximo potencial para sua empresa. Mas, nós temos algumas dicas preciosas. Use a tecnologia para integrar a comunicação em sua empresa. Você também pode aproveitá-la para melhorar o serviço que presta aos seus clientes, permitindo que eles forneçam feedback sobre seus produtos e serviços, bem como sugestões sobre o que você pode melhorar.

Use recursos como plataformas de colaboração, chatbots e mídia social para manter todos atualizados sobre o que está acontecendo no negócio e para onde o seu negócio está indo. A Leucotron é especialista em tecnologia para comunicações corporativas e pode ser uma grande parceira nesse processo.

Agora que você está ciente da importância da tecnologia da informação nas empresas, entre em contato com a gente e saiba como podemos apoiá-lo nesse processo. Fale com um de nossos consultores.

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