inovação na comunicação

Inovação na comunicação: conheça as principais tendências para 2021

O futuro chegou para a tecnologia: o que há poucas décadas parecia uma ficção impossível de se concretizar no mundo real hoje são soluções e aparelhos popularizados, muitos acessíveis até mesmo para o universo doméstico. A inovação na comunicação, uma das áreas que caminha lado a lado com esse segmento, foi uma das que mais se beneficiou com a revolução digital das últimas décadas.

Neste artigo, separamos as tendências mais fortes que devem impactar 2021! Confira como é possível otimizar a comunicação da sua empresa, otimizando o relacionamento com o público, impulsionando as vendas e oferecendo excelência no atendimento. Veja como é possível alinhar a comunicação com as tecnologias que chegam no mercado e conquistar qualidade e desempenho.

Descubra como IoT é uma inovação na comunicação em diversos setores

Você já ouviu falar em IoT, ou Internet das Coisas? Essa é a habilidade que os eletrônicos têm ganhado de se comunicar com outras máquinas, usando a internet para isso. É um conceito revolucionário que permite uma troca de informações muito mais rica e completa.

Para a área corporativa, essa revolução permite a otimização de muitos processos e a automação personalizada de vários pontos. Por exemplo, na transformação digital na saúde, é possível gerenciar atendimentos, procedimentos e outros detalhes. Existe a possibilidade de criar um relacionamento com pacientes, agendando rotinas e procedimentos de prevenção com a interação de máquinas para isso.

Obviamente que o relacionamento humano não é suprimido com a chegada de tecnologias, e com a IoT não seria diferente. Pelo contrário, a ideia é que com a ajuda de máquinas passa a ser possível escalar os contatos, deixando para a equipe de call center a responsabilidade pelo contato com os leads que já sinalizaram algum interesse pela empresa.

Veja como o uso de SaaS e PaaS está em crescimento

O SaaS, em português Software como Serviço, e o PaaS — plataforma como serviço — são duas soluções cada vez mais comuns na comunicação. Afinal, os canais digitais aumentam a cada dia, e para gerenciar todos os processos, nada melhor do que ter um programa específico que já entrega toda a estrutura desejada.

Com a pandemia, percebemos que esse tipo de ferramenta será fundamental para inovar na comunicação em 2021. Desde uma visão abrangente do trabalho remoto até demandas bastante específicas, como o call center home based, os softwares e plataformas entraram com força total.

Se antes, mesmo com a implementação da transformação digital em ambientes corporativos, era possível concentrar tudo em um ponto físico, hoje é preciso dispersar como solução para não paralisar o trabalho. Portanto, passar essa referência para o virtual é uma grande inovação na comunicação — tanto para fins internos, acompanhando e dando suporte ao time, quanto externos, tratando dados sobre os clientes com segurança.

Confira como a realidade estendida ajuda nas experiências

A realidade estendida (conceito que une a realidade aumentada e a virtual), também conhecida pela sigla XR, é uma inovação que chega com força na comunicação. Para a área da saúde, por exemplo, é possível promover sensações que vão além do tato, visão e audição, criando soluções para atendimento.

No setor imobiliário, essa novidade pode ajudar na divulgação de imóveis, permitindo que o usuário, além de visualizar o ambiente, possa se movimentar por ele — de forma remota e virtual com o uso dos aparelhos que viabilizam a realidade estendida. Além disso, é possível criar recursos para o cliente incluir uma nova decoração ou móveis para ver como o ambiente ficaria.

Com essa solução, é possível que as marcas criem seus próprios ambientes virtuais, melhorando a experiência do usuário, otimizando a gestão de vendas e oferecendo para a equipe um recurso que permite uma interatividade muito mais rica e real com o público.

Confira o impacto dos eventos virtuais e das transmissões ao vivo

Estar presente em palestras, conferências e seminários do segmento de mercado sempre foi um diferencial estratégico para gerar visibilidade e melhorar o posicionamento da marca. Acontece que esse modelo de encontro está cada vez mais ganhando força no cenário virtual e pode se transformar em uma excelente ferramenta para a comunicação.

Além de manter a presença em grandes eventos do setor, hoje é possível criar eventos e fazer transmissões direcionadas para o público. Com a tendência do consumo em vídeos em constante crescimento, essa é uma excelente solução para dar destaque para a empresa e ao mesmo tempo gerar autoridade e credibilidade.

Entenda como o omnichannel é uma inovação na comunicação

Talvez um dos pontos que têm garantido maior destaque quando o assunto são as tendências e inovação na comunicação em 2021, a solução omnichannel possibilita a reunião dos diversos canais da empresa, promovendo uma interação linear e coerente com o público. Além de oferecer vários meios para contato, o omnichannel proporciona ao usuário uma sensação de estar em um relacionamento único com a marca.

Essa inovação está revolucionando o mercado de atendimento e possibilitando que as organizações tenham cada vez mais expressividade, desenhando uma personalidade mais forte. Com o omnichannel, também é possível ter uma comunicação unificada, otimizando a gestão da empresa.

Use ferramentas como o Conecta Leucotron para a integração

Quando o assunto é inovação na comunicação, o Conecta Leucotron é uma ferramenta que não pode faltar nas tendências. Afinal, este é um SaaS que permite a unificação da comunicação, permitindo a estruturação para um atendimento omnichannel. Essa ferramenta está constantemente oferecendo atualizações para que as empresas possam impulsionar seus resultados e inovar conforme o que surge no mercado.

O Conecta Leucotron permite a automação de processos corriqueiros, aumentando a produtividade e reduzindo as chances de erros. A inovação permite a integração das mais diversas redes sociais com outros canais da empresa, como o atendimento telefônico.

Como você percebeu, a inovação na comunicação tem várias tendências em 2021, mas a tônica continua a ser o foco no consumidor e melhoria na sua experiência. Para isso, é importante contar com a tecnologia e não se esquecer de um planejamento adequado, documentando como acontecerá a implementação das novas ferramentas. Algumas soluções são fundamentais por ter recursos bastante abrangentes.

Se você quer conhecer mais sobre o Conecta Leucotron e como ele pode ser implementado na sua empresa, então entre em contato com a gente. Descobriremos o melhor modelo para usar essa inovação e impulsionar os resultados do seu negócio.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.