segurança da informação nas empresas

Entenda como melhorar a segurança da informação nas empresas

O avanço das tecnologias trouxe para as empresas a possibilidade de capturar e processar um enorme volume de dados que servem para a criação de estratégias nessa era digital. Essas informações são compartilhadas diariamente entre organizações e com colaboradores de vários setores, de modo que mantê-las seguras é um verdadeiro desafio para os gestores.

Neste artigo, vamos explicar a importância de entender o que é segurança da informação nas empresas e por que ela é fundamental para aprimorar os procedimentos do negócio. Além do mais, apresentaremos as principais dicas para tornar os sistemas mais seguros contra vazamentos de dados e forneceremos detalhes sobre os pilares, treinamento dos colaboradores e criptografia de dados.

Quer obter mais informações sobre as tendências da área da segurança das informações nas empresas? Siga em frente.

Saiba o que é segurança da informação para as empresas

Segurança da informação é o resultado de um conjunto de práticas que devem ser adotadas para manter os dados de uma empresa, clientes, fornecedores e parceiros seguros contra ataques cibernéticos. Portanto, envolve procedimentos que são realizados para a proteção dos sistemas internos e dos processos operacionais do negócio.

A segurança da informação precisa estar presente no gerenciamento dos dados, armazenamento e distribuição de modo que seja mantida a sua integridade, confidencialidade e disponibilidade. Esses são os fundamentos para as ações destinadas a proteger os arquivos e o valor que eles têm, assim como as pessoas envolvidas em negociações.

Compreenda por que é fundamental aprimorar a segurança do negócio

É muito importante aprimorar a segurança das informações dos negócios e criar um planejamento para a proteção dos dados confidenciais. Caso um terceiro mal-intencionado tenha acesso ao sistema de uma empresa, ele poderá realizar várias condutas criminosas, cometer fraudes e obter vantagens indevidas ao acessar segredos que precisam ser resguardados.

Desse modo, os investimentos em infraestrutura, a criação de uma política de segurança e o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à proteção das informações são essenciais para o sucesso de um negócio. Sem a criação de estratégias que preservem os dados, os produtos e serviços ficam expostos e nenhuma empresa tem garantia de sigilo.

Por outro lado, a segurança da informação é responsável pelo funcionamento da empresa, indo muito além das questões estratégicas. Os dados dão poder aos gestores para que eles promovam o crescimento das organizações. Diante disso, muitos hackers tentam invadir os sistemas para descobrir algo que possam vender ou de onde possam obter vantagens competitivas. O número de criminosos nessa área cresce continuamente.

Confira as dicas de como aprimorar a segurança da informação

Na atualidade, aprimorar a segurança da informação se tornou indispensável, pois as indústrias e os comércios são dependentes dos dados para ter sucesso. A maioria armazena os arquivos na nuvem e não se preocupa em investir em tecnologias que os protejam contra acidentes ou crimes, deixando-os expostos aos riscos diariamente. Confira algumas dicas relevantes para evitar essas situações.

Conhecer os pilares

Existem 3 pilares da segurança da informação. Um deles é denominado integridade e exige que os dados compartilhados sejam salvaguardados em seu destino de modo pleno e íntegro, sem a ocorrência de alterações, violações ou vazamentos. O outro pilar é a confidencialidade, que se refere à garantia de que os arquivos somente serão acessados por colaboradores ou parceiros autorizados.

As empresas garantem a confidencialidade impondo restrições e definindo níveis de acesso. Já a disponibilidade oferece acesso às informações aos usuários que foram autorizadas pela organização durante 24 horas por dia. Assim, eles poderão acessar os dados a partir de um dispositivo móvel ou informatizado de qualquer lugar do mundo.

Treinar os colaboradores para medidas de segurança

O treinamento dos colaboradores para que adotem as medidas indicadas pelos profissionais especializados é um investimento indispensável. Eles precisarão entender questões específicas do setor de tecnologia para a adoção das políticas de segurança elaboradas pelos gestores. Essa é a melhor maneira para evitar dúvidas, confusões e falhas humanas. Capacite todos os envolvidos e normatize condutas criando padrões a serem seguidos.

Promova capacitações e explique por que alguns sites têm o seu acesso bloqueado no sistema da empresa. Treine os colaboradores para que os procedimentos sejam uniformizados e problemas evitados. Conscientize-os de que há um monitoramento de modo que eles precisam evitar ações inadequadas. Para evitar acidentes ou erros, limite o acesso e diminua as chances de vazamento dos dados.

Utilizar a criptografia de dados

Faça uso da criptografia para proteger os dados, pois ela é uma ótima aliada da segurança das informações. Essa tecnologia não permite que arquivos ou documentos importantes sejam acessados ou interceptados durante os processos, visto que somente quem tem a chave de acesso poderá acessá-los. Utilize-a sempre que for feito o envio de informação confidencial ou estratégica. 

Para aumentar ainda mais a segurança, faça o bloqueio dos sistemas de saída para que as informações jamais vazem sem que os funcionários de Tecnologia da Informação (TI) fiquem sabendo. É aconselhável bloquear sites e aplicações que recolham e enviem dados para outras redes que não são da empresa. Isso é válido para sistemas de e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens.

Acompanhar as tendências da área

Mantenha-se atualizado sobre as tendências da sua área, tendo em vista que as tecnologias evoluem com muita rapidez em todos os segmentos. Novas soluções são criadas continuamente por empresas especializadas em ofertá-las no mercado. É preciso ficar atento às evoluções até por que os hackers também criam mecanismos inovadores para raptar dados confidenciais.

Fazer política de segurança da informação

Elabore políticas de segurança da informação para aplicar na sua empresa e implemente-as em todos os departamentos. Os dados somente estarão protegidos se todos aderirem às novas regras e compreenderem que são responsáveis pelo uso inadequado de arquivos que ficam expostos aos vírus, malwares e ransomwares.

Entendeu como melhorar a segurança da informação nas empresas? Coloque todas essas dicas em prática para melhorar a segurança dos dados do seu negócio. Estabeleça normas de conduta e regras que precisarão ser aceitas e seguidas por todos para impedir o comprometimento dos arquivos, evitar prejuízos financeiros e impedir o acesso dos hackers.

Quer se manter sempre atualizado sobre questões relacionadas à segurança das informações? Siga-nos no LinkedIn.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.