crescimento profissional

Crescimento profissional: 4 fatores que alavancam a carreira!

Buscar por crescimento profissional contribuirá de forma significativa para que você se destaque no mercado e contribua para a equipe de trabalho. Com essa preocupação, naturalmente a sua produtividade e autonomia aumentarão em qualquer empresa, além de oferecer mais qualidades nos resultados de suas demandas.

Também devemos destacar o fato de que buscar estratégias para se desenvolver trará maior incentivo para novos desafios, bem como terá mais preparação para se tornar, futuramente, o líder de um time.

Para alcançar esses ganhos, é preciso levar em consideração alguns fatores relevantes. Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira quais são eles. Continue a leitura e saiba mais!

O que é desenvolvimento profissional e qual é a sua importância?

Quando mencionamos sobre a competitividade no mercado, não estamos nos referindo apenas à concorrência existente entre as empresas. É preciso que os profissionais também busquem continuamente sair de sua zona de conforto, uma vez que essa atitude contribuirá para que eles encarem novos desafios e possam evoluir na profissão escolhida, independentemente de qual seja a área.

Entre os ganhos dessa estratégia, destacamos:

  • descobertas de novas habilidades;
  • aprimoramento de competências que já possui;
  • abrangência do leque de oportunidades dentro de seu mercado;
  • ampliação de conhecimentos.

Nesse sentido, você conta com um aporte para superar entraves pessoais e consegue potencializar o desempenho com competências que até então acreditava não ser possível adquirir.

Quais as competências mais valorizadas no mercado?

Primeiro, é preciso identificarmos a diferença existente entre competências e habilidades. A primeira trata-se da capacidade de realizar algo útil para a empresa ou para a sua equipe. Ou seja, podemos defini-la como uma característica que nasce a partir da combinação entre conhecimento, julgamento, habilidade e atitude. Já as habilidades estão relacionadas ao saber fazer, que se relacionam com o seu próprio talento.

Nesse sentido, quais seriam as competências mais valorizadas pelas empresas? Entre elas, destacamos:

  • lideranças: líder é ser um porta-voz da equipe, entender os desafios de cada pessoa e conseguir traçar ações para que o negócio alcance os resultados almejados;
  • trabalho em equipe: para alcançar os objetivos almejados, existe a necessidade de um trabalho em conjunto e de saber se relacionar com as pessoas;
  • comunicação: ocorre quando uma pessoa sabe transmitir seu pensamento de maneira clara e objetiva;
  • empatia: capacidade de se colocar no lugar do próximo.

Quais são os fatores que alavancam a carreira?

Agora que você já sabe sobre a importância do desenvolvimento profissional e entende as competências mais valorizadas no mercado, chegou o momento de apresentarmos quais são os fatores que alavancam a carreira. Confira!

1. Autoconhecimento

Entre os ganhos de desenvolver autoconhecimento, destacamos especialmente a capacidade que a pessoa adquire de reagir de forma diferente às distintas situações profissionais, principalmente aquelas consideradas mais desafiadoras. A habilidade possibilita identificar o modo como cada situação impacta para o crescimento profissional, além de contar com mais confiança em si mesmo e nos outros, algo essencial para pessoas que lideram outras.

Para isso, algumas práticas podem ser adotadas em seu dia a dia. A primeira delas é se questionar sempre. Entenda quais são os pontos que lhe fazem bem e explore novas coisas e experiências de forma contínua, contribuindo para identificar aquelas atividades que mais o agradam, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

Não tenha medo de pedir ajuda sempre que tiver essa necessidade, principalmente no campo profissional. Sempre esteja aberto a mudanças de opinião, tanto do seu lado quanto do lado de outras pessoas, entendendo o que levou a essa transformação e quais são os principais argumentos utilizados por eles. Por fim, não deixe de tirar um tempo para si, buscando leituras que melhor agradam e fazendo atividades de entretenimento que contribuam para o seu bem-estar e para a qualidade de vida.

2. Visão estratégica

Para o crescimento profissional, não se pode deixar de lado a visão estratégica. Por meio dela, você tem a oportunidade de tomar medidas proativas em vez de reativas, além de contar com um senso de direção, independentemente de qual seja a atividade executada. Consequentemente, há um aumento de produtividade, bem como a garantia de maior durabilidade para as ações efetuadas em suas funções.

Para isso, o ideal é buscar continuamente por aprendizados, principalmente com quem já está no mercado há tempo e tem uma visão mais focada em resultados — sempre pesquise e questione processos, com o objetivo de buscar por melhorias para as demandas.

Entenda quais são os principais erros que já ocorreram em sua área, visando aprender com esses gargalos para ampliar as conquistas. Também é essencial ter uma visão macro, sem deixar de lado detalhes importantes para os resultados.

3. Inteligência emocional

Para desenvolver a inteligência emocional, alguns caminhos podem ser seguidos. Primeiro, observe e analise seu próprio comportamento e como ele influencia nos comportamentos de outras pessoas. Isso vai contribuir para que você domine melhor suas emoções, além de trazer a oportunidade de aprender a trabalhar as emoções negativas.

É importante, ainda, se expressar sempre que as suas opiniões tiverem a possibilidade de agregar novos conhecimentos e oportunidades para todo o time.

4. Capacitação

Quem busca pelo crescimento profissional não deve deixar de lado a capacitação. Para isso, entenda quais são os pontos relacionados à sua área e às funções que precisam ser aperfeiçoadas. Ao identificar essas necessidades, busque no mercado cursos e treinamentos que possam suprir esses gargalos.

Não deixe de adquirir conhecimentos com quem já convive com você: solicite aos próprios colegas que tenham uma atuação mais ampla para compartilhar experiências e demais aprendizados sobre o dia a dia de suas funções.

E não se esqueça de ter metas e objetivos bem definidos. São eles que vão orientar melhor sobre o caminho que deve ser percorrido para alcançar os objetivos almejados, contribuindo para que tenha sucesso em sua área e possa se destacar competitivamente no mercado.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é desenvolvimento profissional, quais são as habilidades e competências necessárias para se destacar, além de dicas sobre crescimento profissional que podem ser adotadas em seu dia a dia. Conforme abordamos, a capacitação deve ser uma prioridade entre as pessoas justamente por trazer a possibilidade de se destacar na área de atuação e conseguir trazer constantemente inovação para as suas funções.

Se gostou do material, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.