autonomia no trabalho

Importância da autonomia no trabalho antes de implementar o home office

Para que uma empresa possa alcançar resultados mais expressivos, é fundamental que ela conte com o apoio de seus colaboradores. Tão importante quanto estabelecer estratégias para fidelizar seus clientes, adotar uma postura que contribua para a retenção de seus profissionais trará um retorno efetivo para as finanças do negócio e também para o diferencial competitivo. Nesse contexto, oferecer autonomia no trabalho e trazer outros ganhos ao colaborador é uma ação a ser priorizada.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda sobre a importância dessa estratégia, como criar essa cultura dentro de sua organização, além de compreender qual é a relação disso conta com o home office. Boa leitura!

O que é a autonomia no trabalho?

Inicialmente, vamos esclarecer o significado de oferecer autonomia no trabalho a seus profissionais. Autonomia nada mais é do que estar no comando das próprias experiências, sendo mais pró-ativo e livre de qualquer fator que impeça de executar determinadas atividades.

No trabalho, ao contrário do que se estabelece no senso comum, autonomia não quer dizer estar livre de responsabilidades ou até mesmo deixar de cumprir com as suas obrigações. Muito pelo contrário! Organizações que oferecem esse diferencial aos seus profissionais certamente vão observar mais entusiasmo por parte dos colaboradores, justamente porque serão engajados a participarem de todas as esferas do negócio, oferecendo melhorias em determinadas áreas e estando dispostos a crescer junto com a empresa.

Autonomia no trabalho é, portanto, a capacidade do colaborador tomar decisões próprias, desde que tenha um plano de ação e esteja de acordo com a cultura organizacional da empresa. É por meio dessa questão que os profissionais buscarão sempre aperfeiçoar suas funções para oferecer um melhor valor aos seus clientes, bem como contribuir para o aprendizado de outros colegas e para os melhores resultados do negócio.

Como implementar a autonomia no trabalho?

Algumas dicas simples podem ser adotadas pelo seu negócio no momento de oferecer mais autonomia no trabalho. A seguir, selecionamos as principais.

Estabeleça um processo de contratação de maior qualidade

O primeiro passo é estabelecer um processo de contratação com maior qualidade, optando por profissionais que de fato estejam de acordo com a cultura organizacional da sua empresa e que também buscam constantemente por aprendizado.

Hoje, muitas organizações buscam por colaboradores que se enquadram com as principais diretrizes do negócio, mesmo sem ter tanta qualidade técnica. Há aquelas empresas, inclusive, que acreditam que os principais pontos relacionados às suas funções podem ser adquiridas no dia a dia, ao contrário do perfil profissional.

Por essa razão, em seus processos de recrutamento, busque entender se aquela pessoa vai se identificar com as propostas da sua empresa, além de entender se já tem um perfil mais autônomo.

Priorize uma boa comunicação

Uma organização que deseja implementar uma cultura mais autônoma em seu negócio deve deixar claro quais são as suas principais regras, desde comportamentais até específicas para cada projeto. Colaboradores autônomos, naturalmente, terão maior tendência a cumprir com seus prazos, além de saber quais são as suas responsabilidades em cada uma das etapas.

Sendo assim, estabeleça uma boa comunicação para que eles saibam quais são as prioridades de sua organização, as metas em longo, curto e médio prazos, além de ter todo o escopo dos projetos muito bem definidos. Além disso, sempre que um colaborador novo começar em suas funções, faça uma espécie de onboarding em que os próprios profissionais tenham a oportunidade de apresentar alguns tópicos sobre a empresa, quais são os principais objetivos e também como cada área contribuirá para o sucesso como um todo.

Preocupe-se com a capacitação de seus profissionais

A capacitação dos profissionais, além de trazer um sentimento de valorização da empresa com os seus membros, permitirá maior engajamento dos colaboradores em suas próprias funções, aumentará a retenção, além de contribuir para reduzir a taxa de turnover. É preciso lembrar sempre que contratar e demitir profissionais gera custos para a empresa, o que exige ações como essas para preservar o capital intelectual da empresa.

Além disso, ao capacitar seus profissionais, as áreas terão mais facilidade de identificar quais são as suas principais dificuldades, quais são os pontos que impedem um crescimento mais acelerado de seu negócio, além de dar um norte maior para que os gestores entendam sobre as ações que podem ser implementadas para que cada setor contribua de modo mais efetivo para as metas da organização.

Como a autonomia no trabalho contribuirá para implementar o home office?

Oferecer autonomia no trabalho contribui para que outras ações sejam implementadas. Entre outros ganhos que ela traz para a empresa como um todo, a autonomia:

  • contribui para um clima organizacional mais positivo;
  • melhora a eficiência do trabalho como um todo;
  • atrai e retém talentos;
  • gera resultados mais expressivos, especialmente porque colaboradores estarão engajados em implementar melhorias;
  • desenvolve novas habilidades para a sua equipe;
  • aumenta as responsabilidades de seu time.

Além disso, ao implementar estratégias que contribuam para a autonomia, o negócio também terá a oportunidade de oferecer outros ganhos aos profissionais, como o trabalho home office. Trabalhadores que sejam mais autônomos entenderão quais são as suas metas, seus objetivos e como isso vai trazer melhores resultados para o negócio.

Dessa forma, naturalmente ele vai desenvolver as suas atividades independentemente se está no espaço físico da empresa ou na própria casa, pois entenderá a importância do seu trabalho para os objetivos da organização.

Mas por que oferecer esse diferencial aos seus colaboradores? Hoje, esse tipo de trabalho está cada vez mais difundido entre as empresas. Além disso, traz como consequência o aumento da produtividade da equipe e da satisfação de seus colaboradores. Ou seja, além de todos os ganhos trazidos pela autonomia, a sua empresa também contará com os resultados de oferecer outros benefícios aos seus profissionais.

Neste conteúdo, você pôde entender mais informações sobre a autonomia no trabalho, a importância de implementá-la no negócio, além de estratégias que podem ser adotadas pela sua equipe. Conforme percebido, o ideal é estabelecer um processo seletivo que esteja de acordo com a cultura da empresa, além de sempre deixar claro quais são as principais diretrizes da organização.

Para a implementação do home office, entenda e conheça algumas ferramentas que oferecem um trabalho de mais qualidade aos seus profissionais!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.