7 estratégias para inovar a comunicação tradicional da sua empresa
De todos os avanços sociais das últimas décadas, a comunicação tem sido um dos mais significativos. Tal importância se deve a inúmeros fatores, entre eles a transformação digital, que mudou radicalmente a lógica do diálogo.
Com ferramentas cada vez mais avançadas, além da constante mudança de perspectiva acerca da emissão e da recepção de mensagens, tornou-se fundamental às empresas reavaliar a comunicação tradicional.
Tendo em vista a relevância do tema, elencamos alguns esclarecimentos sobre a importância de inovar a comunicação do negócio e dicas para implementar estratégias que contribuem para um diálogo eficiente. Não deixe de conferir!
Por que inovar a comunicação tradicional?
A sociedade está em constante transformação. Diariamente, novas necessidades são percebidas e, para satisfazê-las, soluções inovadoras são pensadas e criadas. As empresas, nesse contexto, precisam encontrar maneiras eficazes de permanecerem alinhadas às perspectivas e aos valores sociais vigentes.
Afinal, o desenvolvimento da organização depende diretamente da identificação e da aceitação da marca pelo cliente. E a maneira mais eficiente de se manter atualizado no mercado é estabelecer uma linguagem que seja adequada à realidade social. Por essa razão, é indispensável a construção de um projeto comunicativo a longo prazo.
De que forma a inovação comunicativa reverte benefícios à empresa?
Quando a comunicação desenvolvida é eficiente tanto no âmbito interno quanto no externo, a empresa consegue perceber inúmeros benefícios. Entre eles, o aumento da produtividade das equipes, uma maior satisfação do cliente e a retenção de talentos na organização.
Afinal, o diálogo com os funcionários é fundamental para a otimização dos processos empresariais. Da mesma maneira, a criação de uma identidade com o público externo é imprescindível para o sucesso das vendas. É razoável, nesse sentido, afirmar que a comunicação é a base para o desenvolvimento de qualquer instituição no mercado.
Quais estratégias utilizar para inovar a comunicação tradicional?
Inovar a comunicação empresarial exige a elaboração de um projeto bem estruturado e a longo prazo. As estratégias, por outro lado, não passam necessariamente pela implementação de tecnologias.
No entanto, é importante lembrar que as ferramentas digitais são imprescindíveis para a criação de canais eficientes de diálogo, além de constituírem ótimos recursos para a geração de resultados. Confira agora sete dicas para inovar a comunicação!
1. Utilização de recursos de voz
A utilização de telefones personalizáveis é uma ótima forma de inovar a comunicação tradicional. Por meio desse recurso, a instituição poderá utilizar aplicativos de voz, bate-papo e colaboração por meio de conexões com um toque.
Isso permite à empresa eliminar a necessidade de utilizar diversos aplicativos para tornar efetivas as estratégias de engajamento.
2. Criação de canais de comunicação externa
Para fortalecer a comunicação externa, é indispensável construir canais eficientes para que a empresa dialogue com o público de maneira centralizada. Dessa forma, será possível engajar o cliente e despertar seu interesse.
Estratégias de marketing de conteúdo, nesse sentido, se mostram extremamente eficazes para gerar identificação com o consumidor por meio da linguagem e, também, para introduzir a marca no mercado.
3. Estímulo à colaboração
Compartilhamento tem sido a palavra-chave para o sucesso das empresas. Isso porque, atualmente, há uma grande valorização do conceito de partilha pela sociedade. Não é por acaso que aplicativos de compartilhamento de carona, por exemplo, ganharam espaço no mercado e continuem em crescimento.
Por essa razão, é importante criar espaços na empresa para que funcionários dialoguem e falem sobre suas experiências profissionais e pessoais. Vale lembrar que esse estímulo comunicativo também contribui para o fortalecimento dos laços de solidariedade e de pertencimento à equipe.
4. Integração de aplicativos
Uma estratégia interessante para inovar a comunicação é usar um kit de desenvolvimento de software aberto. Esse recurso permite que a empresa crie de forma rápida aplicativos personalizados para a instituição. Da mesma maneira, devido à natureza extensível da ferramenta, será possível integrar esses aplicativos para uso e controle pelo gestor.
Vale lembrar que recursos como esse também costumam agilizar processos empresariais, atribuindo benefícios como aumento da produtividade e melhoramento da gestão organizacional.
5. Criação de layouts atrativos
A comunicação visual é, também, uma forma de diálogo extremamente necessária para o desenvolvimento e para a inovação das empresas. Muitas organizações já notaram essa tendência e utilizam-na para criar identidade com o público e para chamar a sua atenção.
Utilize, portanto, esse recurso para atrair o interesse do consumidor. A criação de layouts criativos, por exemplo, viabilizará a construção de uma linguagem familiar ao universo do público-alvo e a criação de uma ponte importante de diálogo com o cliente.
6. Obtenção de feedbacks
Outra estratégia importante para melhorar a comunicação, tanto interna quanto externa, é a abertura de espaços para que o colaborador realize feedbacks e deixe sua opinião sobre os veículos de diálogo implementados.
Além de contribuir para o melhoramento dos canais, o funcionário se sentirá ouvido e valorizado pela empresa. Isso, sem dúvidas, faz com que a equipe seja mais engajada nos objetivos do negócio e produtiva no trabalho realizado.
7. Integração de mídias sociais
Atualmente, equipamentos eletrônicos e recursos tecnológicos são populares e bastante difundidos no mercado. Por essa razão, é de extrema importância investir em soluções inteligentes e que garantam agilidade e facilidade na comunicação.
Ferramentas como WhatsApp e e-mail, bem como outras mídias, podem ser facilmente integrados à gestão do negócio para tornar os processos mais ágeis e familiares, tanto para o consumidor quanto para o colaborador.
O sucesso de qualquer relacionamento reside na qualidade do diálogo. Nas empresas, a lógica não poderia ser diferente. Sendo o objetivo final da organização a satisfação do cliente, a identificação do público com o produto é imprescindível. Conseguir alcançar tal meta exige, sem dúvidas, capacidade de convencimento, que só é possível por meio da comunicação.
Muitas instituições, por outro lado, não acompanham as mudanças sociais e mantêm os métodos de comunicação tradicional. Vale lembrar, entretanto, que a inovação é indispensável para permanecer alinhado às necessidades sociais e para gerar competitividade no mercado.
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