Comunicação tradicional da sua empresa: veja 7 estratégias inovadoras!
Gestão de Empresas Transformação Digital

7 estratégias para inovar a comunicação tradicional da sua empresa

comunicação tradicional
Escrito por Leucotron

De todos os avanços sociais das últimas décadas, a comunicação tem sido um dos mais significativos. Tal importância se deve a inúmeros fatores, entre eles a transformação digital, que mudou radicalmente a lógica do diálogo.

Com ferramentas cada vez mais avançadas, além da constante mudança de perspectiva acerca da emissão e da recepção de mensagens, tornou-se fundamental às empresas reavaliar a comunicação tradicional.

Tendo em vista a relevância do tema, elencamos alguns esclarecimentos sobre a importância de inovar a comunicação do negócio e dicas para implementar estratégias que contribuem para um diálogo eficiente. Não deixe de conferir!

Por que inovar a comunicação tradicional?

A sociedade está em constante transformação. Diariamente, novas necessidades são percebidas e, para satisfazê-las, soluções inovadoras são pensadas e criadas. As empresas, nesse contexto, precisam encontrar maneiras eficazes de permanecerem alinhadas às perspectivas e aos valores sociais vigentes.

Afinal, o desenvolvimento da organização depende diretamente da identificação e da aceitação da marca pelo cliente. E a maneira mais eficiente de se manter atualizado no mercado é estabelecer uma linguagem que seja adequada à realidade social. Por essa razão, é indispensável a construção de um projeto comunicativo a longo prazo.

De que forma a inovação comunicativa reverte benefícios à empresa?

Quando a comunicação desenvolvida é eficiente tanto no âmbito interno quanto no externo, a empresa consegue perceber inúmeros benefícios. Entre eles, o aumento da produtividade das equipes, uma maior satisfação do cliente e a retenção de talentos na organização.

Afinal, o diálogo com os funcionários é fundamental para a otimização dos processos empresariais. Da mesma maneira, a criação de uma identidade com o público externo é imprescindível para o sucesso das vendas. É razoável, nesse sentido, afirmar que a comunicação é a base para o desenvolvimento de qualquer instituição no mercado.

Quais estratégias utilizar para inovar a comunicação tradicional?

Inovar a comunicação empresarial exige a elaboração de um projeto bem estruturado e a longo prazo. As estratégias, por outro lado, não passam necessariamente pela implementação de tecnologias.

No entanto, é importante lembrar que as ferramentas digitais são imprescindíveis para a criação de canais eficientes de diálogo, além de constituírem ótimos recursos para a geração de resultados. Confira agora sete dicas para inovar a comunicação!

1. Utilização de recursos de voz

A utilização de telefones personalizáveis é uma ótima forma de inovar a comunicação tradicional. Por meio desse recurso, a instituição poderá utilizar aplicativos de voz, bate-papo e colaboração por meio de conexões com um toque.

Isso permite à empresa eliminar a necessidade de utilizar diversos aplicativos para tornar efetivas as estratégias de engajamento.

2. Criação de canais de comunicação externa

Para fortalecer a comunicação externa, é indispensável construir canais eficientes para que a empresa dialogue com o público de maneira centralizada. Dessa forma, será possível engajar o cliente e despertar seu interesse.

Estratégias de marketing de conteúdo, nesse sentido, se mostram extremamente eficazes para gerar identificação com o consumidor por meio da linguagem e, também, para introduzir a marca no mercado.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

3. Estímulo à colaboração

Compartilhamento tem sido a palavra-chave para o sucesso das empresas. Isso porque, atualmente, há uma grande valorização do conceito de partilha pela sociedade. Não é por acaso que aplicativos de compartilhamento de carona, por exemplo, ganharam espaço no mercado e continuem em crescimento.

Por essa razão, é importante criar espaços na empresa para que funcionários dialoguem e falem sobre suas experiências profissionais e pessoais. Vale lembrar que esse estímulo comunicativo também contribui para o fortalecimento dos laços de solidariedade e de pertencimento à equipe.

4. Integração de aplicativos

Uma estratégia interessante para inovar a comunicação é usar um kit de desenvolvimento de software aberto. Esse recurso permite que a empresa crie de forma rápida aplicativos personalizados para a instituição. Da mesma maneira, devido à natureza extensível da ferramenta, será possível integrar esses aplicativos para uso e controle pelo gestor.

Vale lembrar que recursos como esse também costumam agilizar processos empresariais, atribuindo benefícios como aumento da produtividade e melhoramento da gestão organizacional.

5. Criação de layouts atrativos

A comunicação visual é, também, uma forma de diálogo extremamente necessária para o desenvolvimento e para a inovação das empresas. Muitas organizações já notaram essa tendência e utilizam-na para criar identidade com o público e para chamar a sua atenção. 

Utilize, portanto, esse recurso para atrair o interesse do consumidor. A criação de layouts criativos, por exemplo, viabilizará a construção de uma linguagem familiar ao universo do público-alvo e a criação de uma ponte importante de diálogo com o cliente.

6. Obtenção de feedbacks

Outra estratégia importante para melhorar a comunicação, tanto interna quanto externa, é a abertura de espaços para que o colaborador realize feedbacks e deixe sua opinião sobre os veículos de diálogo implementados. 

Além de contribuir para o melhoramento dos canais, o funcionário se sentirá ouvido e valorizado pela empresa. Isso, sem dúvidas, faz com que a equipe seja mais engajada nos objetivos do negócio e produtiva no trabalho realizado.

7. Integração de mídias sociais

Atualmente, equipamentos eletrônicos e recursos tecnológicos são populares e bastante difundidos no mercado. Por essa razão, é de extrema importância investir em soluções inteligentes e que garantam agilidade e facilidade na comunicação. 

Ferramentas como WhatsApp e e-mail, bem como outras mídias, podem ser facilmente integrados à gestão do negócio para tornar os processos mais ágeis e familiares, tanto para o consumidor quanto para o colaborador.

O sucesso de qualquer relacionamento reside na qualidade do diálogo. Nas empresas, a lógica não poderia ser diferente. Sendo o objetivo final da organização a satisfação do cliente, a identificação do público com o produto é imprescindível. Conseguir alcançar tal meta exige, sem dúvidas, capacidade de convencimento, que só é possível por meio da comunicação.

Muitas instituições, por outro lado, não acompanham as mudanças sociais e mantêm os métodos de comunicação tradicional. Vale lembrar, entretanto, que a inovação é indispensável para permanecer alinhado às necessidades sociais e para gerar competitividade no mercado.

E então? Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das novidades e não perder nenhum dos conteúdos publicados pela Leucotron, assine a newsletter!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This
LIGAR ONLINE