7 impactos da transformação digital na comunicação empresarial
Gestão de Empresas Transformação Digital

7 impactos da transformação digital na comunicação empresarial

Escrito por Leucotron

Atualmente, é impossível falar em tecnologia no mundo corporativo sem citar a transformação digital na comunicação. Gestores e colaboradores estão constantemente conectados e utilizam dispositivos móveis para realizar as suas tarefas diárias, de forma cada vez mais ágil e eficiente.

Portanto, modernizar a comunicação empresarial interna e externa com o auxílio da tecnologia é uma medida fundamental para que as empresas consigam se manter fortes, atuantes e competitivas no mercado. No post de hoje, vamos acompanhar 7 impactos da transformação digital na comunicação empresarial. Confira!

1. Estabelecimento de ambientes de comunicação horizontal

No antigo modelo de trabalho, os processos e as atividades eram ditadas de acordo com a hierarquia dos colaboradores. Entretanto, com a transformação digital na comunicação, é essencial que todos os departamentos operem de maneira integrada, para que toda a cadeia produtiva funcione corretamente.

Isso impactou diretamente a metodologia de trabalho das organizações, que passaram a se comunicar de forma horizontal. Ou seja, pessoas com diferentes funções e níveis dentro da empresa trabalham em sinergia, com foco no aumento da produtividade e na qualidade dos produtos/serviços.

Além de estimular o trabalho em equipe, a comunicação moderna também agiliza as atividades e reduz a incidência de erros e inconsistências, o que é uma peça-chave para elevar o desempenho corporativo e garantir maior diferencial competitivo para o negócio.

2. Soluções de mobilidade

Com a tecnologia no meio corporativo, os funcionários não ficam mais presos à sua estação de trabalho. A partir do uso de ramais móveis, a pessoa pode se comunicar com o gestor e os outros colaboradores da empresa, sem estar fisicamente presente. Isso agiliza bastante as atividades diárias, o que reduz a ocorrência de atrasos na entrega de projetos, evitando problemas com clientes.

Outro ponto a se destacar são as videoconferências. A partir delas, pode-se realizar reuniões à distância, o que representa maior dinamismo e redução de custos com deslocamentos e hospedagens. E esse recurso pode ser utilizado tanto para a comunicação entre matriz e filiais como em reuniões internas, com integrantes de diferentes departamentos da organização.

A mobilidade é uma realidade da qual gestores e executivos não podem fugir. É um dos grandes pilares da comunicação interna e externa, capaz de oferecer resultados representativos para a operação do negócio, tanto financeiros como em produtividade das equipes.

3. Mensuração precisa de resultados

Com a adoção de plataformas de comunicação modernas, os gestores contam com uma ferramenta extra para analisar a eficiência da empresa. Com os relatórios gerenciais, pode-se verificar se os números apresentados estão de acordo com as metas estipuladas. Dessa forma, o profissional tem condições de fazer uma avaliação precisa e imparcial dos resultados.

Caso os indicadores estejam abaixo do esperado, pode-se identificar as vulnerabilidades e os gargalos do processo e corrigi-los, para melhorar os números e atingir os objetivos da companhia com maior eficiência.

A tecnologia também auxilia pessoas em posições estratégicas dentro da organização no processo de tomada de decisões, o que é fundamental para que se adote novas metodologias de trabalho e soluções capazes de auxiliar no cumprimento das metas estabelecidas, com qualidade e aumento da produtividade.

4. Maior abrangência do público-alvo com a transformação digital na comunicação

Com o advento das novas tecnologias e a transformação digital na comunicação, a interação das empresas com o público não se restringe apenas às propagandas na televisão e ao telemarketing. Com a internet e o avanço das redes sociais, pessoas e marcas conseguem interagir de forma direta, o que é essencial para aprimorar a satisfação do cliente.

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Além disso, esse meio permite que os clientes relatem a sua experiência com a empresa, ajudando a engajar outras pessoas, que possam se interessar pelos seus serviços, incentivadas por uma opinião positiva de outros consumidores.

Outra forma de ganhar abrangência é com a realização de campanhas nas redes sociais. Dessa forma, os posts da sua empresa são curtidos e compartilhados, alcançando mais pessoas, que podem ser os seus potenciais clientes.

5. Atendimento personalizado

Outro benefício da transformação digital na comunicação é o uso de sistemas integrados com as informações e o histórico dos clientes da empresa. Isso permite a realização de campanhas e ofertas personalizadas. Ou seja, o negócio oferece à pessoa o que ela precisa, de acordo com o seu perfil de consumo e os dados de interações anteriores.

Além disso, o atendimento também se torna mais personalizado, o que aproxima o cliente da marca. Isso é importante para que ele se sinta bem atendido, o que aumenta consideravelmente as suas chances de fidelização.

Esse é um impacto da tecnologia que faz toda a diferença para o negócio. Afinal, ao se aproximar e conhecer melhor o seu público, a empresa consegue tomar decisões mais acertadas, fazer o processo de marketing e vendas de forma mais direcionada, o que é essencial para que a estratégia do negócio tenha sucesso.

6. Melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos

Antigamente, um dos grandes problemas das empresas era a quantidade de recursos tecnológicos que se tornava obsoleto e terminava inutilizado, ocupando espaço em alguma sala ou depósito do empreendimento.

Com a transformação digital na comunicação, isso ficou para trás. Sistemas de ramais antigos podem ser aproveitados para a implementação de um PABX moderno, que melhora a interação entre outros departamentos da organização e contribui diretamente com a redução de custos com as contas de telefonia, principalmente em médio e longo prazo.

Outro ponto que merece destaque é a computação em nuvem. Como os arquivos são armazenados e compartilhados em um ambiente virtual seguro, a memória e o processamento dos computadores dos colaboradores não são tão exigidos, o que aumenta a vida útil dos equipamentos, mantendo os seus recursos tecnológicos ativos por mais tempo.

7. Eficiência nos planos de ação

Nenhum processo é 100% perfeito, principalmente porque o mercado é dinâmico, e sempre é necessário fazer ajustes ou modernizar a cadeia de produção. Com o uso de soluções tecnológicas, o gestor tem acesso a relatórios detalhados, que mostram a real situação da empresa, apontando, inclusive, possíveis falhas ou vulnerabilidades.

A partir desses dados, pode-se elaborar planos de ação mais efetivos, voltados para o aperfeiçoamento de produtos, serviços e atendimento da empresa. Dessa forma, ela consegue manter a sua eficiência e competitividade, inovando sempre.

A transformação digital na comunicação trouxe às corporações a necessidade de atualizar os seus processos para se adaptar aos novos modelos corporativos de negócio, aperfeiçoar a sua metodologia de trabalho e sair na frente, garantindo o seu diferencial competitivo e a visibilidade da sua marca no mercado.

Então, pronto para a próxima leitura? Que tal conhecer os 6 itens que não podem faltar em um plano de comunicação interna e aprimorar o relacionamento entre os colaboradores da empresa?

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