O que precisa ser feito para eliminar o turnover de TI?

O que precisa ser feito para eliminar o turnover de TI?

A retenção de talentos é um dos principais desafios do setor de RH. A perda de profissionais qualificados gera custos com novas contratações, redução da produtividade, impacto negativo no employer branding e interrupções na trajetória que leva à alta performance, bons resultados e inovação. Na área de tecnologia, esse risco é constante.

Portanto, eliminar o turnover de TI deve ser uma das prioridades do gestor. Se a sua empresa sente na pele o impacto desse problema, você não pode perder este post! Vamos falar sobre a importância de criar uma estratégia para reduzir a rotatividade na área de tecnologia e abordaremos algumas das medidas mais eficazes para solucioná-la.

Além disso, vamos explicar a relevância de acompanhar o índice de turnover de TI, verificar o desempenho das lideranças e ajudar na identificação de novas estratégias para o recrutamento de talentos. Por outro lado, vamos apresentar os impactos de um alto turnover na empresa e apontar a importância de reduzi-lo, pois piora o clima organizacional e gera perda de talentos.

Está em busca de informações relevantes sobre o turnover de ti? Acompanhe a leitura deste artigo!

A importância de prevenir o turnover de TI

Estudos apontam que a rotatividade no setor de TI é uma das mais altas do mercado. Um levantamento mostrou que os altos executivos dessa área permanecem, em média, apenas 2,6 anos em uma empresa, enquanto a média para outros cargos do mesmo nível é de 3,8 anos.

Em parte, esses números se devem às características da função, pois muitos desses profissionais são contratados para conduzir projetos específicos, como a migração para uma determinada plataforma. Após a conclusão do projeto, eles buscam oportunidades em outras organizações.

No entanto, mesmo quando essa não é a questão envolvida, o turnover ainda é alto. O número de ofertas de trabalho para profissionais qualificados nessa área é muito grande, inclusive com oportunidades no exterior.

Portanto, salários abaixo da média e uma rotina altamente estressante tornam esses colaboradores mais abertos às propostas de outras empresas.

Nesse cenário, as organizações precisam ficar atentas. Atualmente, o setor de TI é fundamental para as empresas. Os recursos tecnológicos são essenciais para uma série de atividades operacionais, e nos últimos anos também conquistou um papel estratégico inquestionável.

Assim, perder bons profissionais desse setor atrasa o desenvolvimento de qualquer companhia e causa um impacto negativo em sua performance, tanto junto aos clientes quanto no aspecto financeiro.

Medidas para reduzir a rotatividade do setor de TI

Para evitar essas consequências e reduzir o turnover em TI, as empresas precisam desenvolver um olhar diferenciado sobre esses colaboradores.

É necessário adotar medidas que atendam às necessidades deles em vários aspectos. Os principais são a política de remuneração e as condições de trabalho oferecidas à equipe. Selecionamos alguns meios de prevenir esse problema nos tópicos a seguir. Confira!

Faça uma pesquisa sobre a remuneração praticada no mercado

Nesse aspecto, vale a lei da oferta e demanda. Portanto, se a procura por esses profissionais no mercado é grande, é natural que os salários aumentem, assim como acontece com produtos e serviços.

Por isso, estabeleça uma política de remuneração adequada, baseada na qualificação dos colaboradores, exigências da função e a remuneração oferecida pelos seus concorrentes. Isso contribuirá para a retenção de talentos.

Implemente a governança em TI

Para muitos gestores, falar em aumento de salário evoca a possibilidade de desequilibrar as contas da empresa. Porém, a defasagem na remuneração de profissionais de TI é a principal causa para a rotatividade desses profissionais. Será que é possível encontrar uma alternativa que equilibre esses aspectos?

A resposta para essa questão é a governança em TI. Trata-se do alinhamento dos recursos desse setor (hardwares, softwares e equipe técnica) à estratégia do negócio. Ela permite que a empresa melhore seus processos e se torne mais competitiva. Consequentemente, suas operações garantirão um lucro maior.

Dessa forma, embora o setor de TI se torne mais “caro” devido à remuneração compatível com o mercado, ele também gera um valor maior. A empresa assegura que o potencial dos recursos tecnológicos é explorado ao máximo, o que aumenta sua competitividade diante da concorrência, gera informações relevantes para a tomada de decisão e garante a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Organize os processos

Uma das principais causas para o turnover nesse setor é a falta de organização de processos. Ela torna a rotina dos profissionais exaustiva, pois dificulta o alinhamento entre os participantes. Além disso, transforma o TI em um verdadeiro departamento para “apagar incêndios”, minando a produtividade da equipe.

Por isso, é fundamental organizar processos. A empresa também deve estabelecer prazos para o atendimento das ocorrências, considerando o nível de urgência de cada atividade. Assim, todos os outros colaboradores sabem o que podem esperar da equipe e quais são os procedimentos necessários para solucionar os problemas do dia a dia.

Estabeleça uma cultura do conhecimento

A área de TI vive em constante mudança. Felizmente, o desenvolvimento tecnológico acontece de forma acelerada, proporcionando uma série de novas soluções para os negócios. Incentive seus colaboradores a continuarem aprendendo de forma concreta. Ofereça auxílios para a realização de cursos. Se possível, flexibilize horários para que eles possam investir em formação continuada.

Dentro da empresa, reconheça o valor dessas iniciativas oferecendo oportunidades de carreira para colaboradores que aplicam esses novos conhecimentos e melhoram a performance. Estabeleça iniciativas que ajudem o grupo a compartilhar informações, como bancos de soluções. Dessa forma, o aprendizado de um facilita a rotina e favorece o bom desempenho de todos.

Defina metas alcançáveis

Atualmente, o setor de TI pode estabelecer um diferencial enorme para as empresas. Porém, para que a equipe consiga atingir as metas propostas, elas devem ser alcançáveis. É fundamental certificar-se de que o objetivo é possível, de que há colaboradores suficientes para atender às demandas e de que eles contam com todos os recursos necessários.

Crie um plano de carreira

O plano de carreira mostra aos colaboradores que eles não precisam buscar oportunidades em outras empresas. Ele demonstra que a organização tem mecanismos para reconhecer o empenho e o resultado de cada um e que o mérito é o critério que leva os profissionais a níveis mais altos no negócio.

Garanta um bom clima organizacional

No mundo dos negócios, a pressão é inevitável. No setor de TI, isso não é diferente. Problemas e imprevistos surgem o tempo todo, os prazos são sempre urgentes, a necessidade de aumentar a competitividade da empresa é grande e a otimização dos recursos (financeiros, humanos e de estrutura) é permanentemente cobrada.

No entanto, o efeito dessas pressões é amenizado quando a empresa tem um bom clima organizacional. Se o ambiente é agradável, o profissional é valorizado e a transparência permeia as relações interpessoais — tudo isso contribui para a retenção de talentos.

Afinal, quem tem um pouco de experiência corporativa sabe que aumentos razoáveis de salário nem sempre compensam os prejuízos de um ambiente emocionalmente insalubre.

Perder bons profissionais de tecnologia acarreta uma série de prejuízos a um negócio. É fundamental conhecer bem esse grupo que faz parte de seu público interno, entender suas necessidades e criar um ambiente que seja ao mesmo tempo seguro, desafiador e promotor do crescimento.

A importância de acompanhar o índice de turnover de TI

Os funcionários almejam receber oportunidades de crescimento. É importante acompanhar o índice de turnover de TI, tendo em vista que ambientes estagnados são um problema para as empresas. Eles minam a produtividade e a inovação, enquanto a criação de programas que estimulem as promoções podem ser criados pelo monitoramento dessa taxa. Veja a seguir outras razões para monitorar essas métricas.

Verificar o desempenho das lideranças

O índice de turnover ajuda a verificar as habilidades e a performance das lideranças. Ele mostra o desempenho dos gestores, que são os responsáveis por motivar e reconhecer os colaboradores em seu local de trabalho. A rotatividade aponta a atuação desses líderes para que os diretores ou sócios verifiquem se eles estão trabalhando de acordo com as políticas da empresa.

Ajudar na identificação de novas estratégias

O turnover revela a necessidade de recrutamento de novos talentos ou da criação de outro sistema de seleção. Se o índice está alto, pode ser que os funcionários estejam insatisfeitos, que há problemas com a cultura empresarial ou que o processo seletivo tem falhas. Ao analisar as métricas, os executivos conseguem fazer melhorias e ajustar o desenvolvimento dos trabalhadores.

Você pode criar novas estratégias oferecendo benefícios, como atividades de lazer, vale-refeição e plano de saúde. Isso fará com que os colaboradores se sintam estimulados a permanecer na empresa. Há também as soluções tecnológicas que auxiliam na identificação de perfis compatíveis com o negócio e analisam os comportamentos dos candidatos por meio da Inteligência Artificial (IA).

Os impactos de um alto turnover na empresa

Analisar os impactos do turnover na empresa é relevante para conseguir reduzi-lo. Os profissionais demitidos precisam ser substituídos e geram perda de recursos financeiros devido ao pagamento de verbas trabalhistas. Os novos colaboradores necessitam de treinamento, já que podem cometer erros e ter um ritmo de trabalho mais lento até estarem adaptados.

Piora do clima organizacional

A qualidade do clima organizacional piora quando o índice de turnover está elevado. Os profissionais que percebem um número considerável de demissões se sentem inseguros e estressados, além de perder o foco e diminuir a produção. A situação pode afetar a saúde dos colaboradores, causando crises de depressão, pânico e ansiedade.

Perda de talentos para empresas concorrentes

Os gestores podem aproveitar os índices de turnover de TI para construir planos de carreira que sejam mais atrativos aos colaboradores das suas equipes. Essas ações podem reduzir as frustrações dos profissionais que se preocupam com o seu futuro e têm como objetivo o aperfeiçoamento. Assim, a sua empresa vai evitar a perda de talentos para os concorrentes.

Compreendeu o que precisa ser feito para eliminar o turnover de TI? O segredo para evitá-lo é contar com profissionais especializados e ter uma equipe engajada na obtenção de resultados e melhoria da performance na empresa.

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