Veja como a tecnologia pode ajudar na redução de custos nas empresas
Gestão de Empresas

Veja como a tecnologia pode ajudar na redução de custos nas empresas

Escrito por Leucotron

Nos dias atuais, muitos gestores ainda têm dúvidas em relação à implementação de tecnologias e o modo como os novos recursos podem impactar na redução de custos nas empresas.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar os principais benefícios que a automatização dos processos gerenciais e operacionais podem trazer para as organizações em termos de economia e diminuição de gastos. Confira!

Como a tecnologia promove a redução de custos nas empresas?

O mercado atual, bastante competitivo e dinâmico, faz com que as empresas invistam cada vez mais em tecnologia, não apenas para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, mas também para economizar recursos e reduzir gastos.

A redução de custos nas empresas é um desafio constante, que precisa ser vencido em cada detalhe dos processos gerenciais e operacionais do ambiente organizacional dia após dia.

Nesse sentido, as inovações tecnológicas têm promovido grandes avanços, seja na diminuição de gastos com material, seja no aumento da rapidez no atendimento das demandas e na promoção da facilidade durante a comunicação entre os setores de cada empresa.

A simples economia de papel gerada por medidas como a digitalização de documentos tem consequências maiores que a redução de custos nas empresas, consequências estas que estão relacionadas com a cultura organizacional e com o posicionamento estratégico das organizações no mercado.

A vantagem competitiva proporcionada pelo investimento em tecnologia visando à redução de custos nas empresas fica mais evidente quando consideramos os benefícios da gestão empresarial informatizada.

Saiba quais são os benefícios da automatização

Na verdade, o investimento em tecnologia traz benefícios que vão além da economia de recursos, promovendo a qualificação da equipe de trabalho e conferindo mais competitividade ao desempenho da empresa perante a concorrência.

A comunicação interna é amplamente favorecida pela digitalização dos processos por meio da implantação de programas e softwares feitos sob medida, tais como o informativo virtual, a rede social corporativa e o e-mail corporativo, por exemplo.

Por outro lado, a implantação de plataformas de PABX, call center e sistemas de conferência via internet, dentre outros recursos de comunicação, permite maior agilidade tanto na resolução das demandas internas quanto no atendimento às necessidades dos clientes, fornecedores e demais públicos estratégicos da empresa.

Tudo isso gera mais autonomia para as organizações, colocando-as cada vez mais como protagonistas na solução de problemas e permitindo maior versatilidade para acompanhar as mudanças no mercado de forma estratégica.

No entanto, trata-se de um caminho longo, que deve ser percorrido com foco nos benefícios oferecidos pelo investimento em tecnologia a curto, médio e longo prazo.

Para isso, é preciso planejar bem as estratégias de automatização, conhecendo a fundo os recursos tecnológicos disponíveis na atualidade e analisando como eles poderiam ajudar na redução de custos nas empresas de forma personalizada.

Quais são as tendências tecnológicas mais vantajosas em termos de economia?

Para entender como a tecnologia ajuda na redução de custos nas empresas, é preciso considerar a automatização dos processos gerenciais e informacionais como uma tendência que veio para ficar.

Assim, inovações tecnológicas como o backup em nuvem podem ser aproveitadas pelas empresas de maneira personalizada, considerando as demandas específicas de cada organização, seus objetivos, seus desafios e as características dos produtos e serviços oferecidos.

Vejamos, agora, quais são os impactos mais significativos da tecnologia na realidade organizacional e como os recursos utilizados ajudam a promover a redução de custos nas empresas em diferentes áreas.

Gestão mobile

A possibilidade de realizar uma série de processos de forma remota garante uma economia direta, seja com a diminuição da compra de papel, tinta e outros materiais para impressão, seja com a redução de gastos com deslocamento de pessoa para o atendimento das demandas.

É possível digitalizar documentos, compartilhar projetos e fazer alterações simultâneas, acessar planilhas estando fora do ambiente de trabalho, manter sistemas operacionais e bancos de dados sempre atualizados e alcançar os clientes onde quer que eles estejam, dentre outras facilidades.

A economia gerada pela utilização de um sistema de PABX e de outros softwares para dinamizar a execução das tarefas amplia os benefícios do investimento em tecnologia para diversas áreas e processos, incluindo a comunicação interna.

Comunicação interna informatizada

Contar com uma comunicação interna eficiente é fundamental para agilizar a execução das tarefas diárias e promover a redução de custos nas empresas.

Nesse sentido, os recursos tecnológicos disponíveis, sobretudo na área de telefonia e telecomunicações, garantem mais eficiência na circulação da informação, diminuindo os gastos com impressão e facilitando o entendimento entre a equipe de trabalho.

Dentre uma infinidade de inovações, podemos destacar o sistema de telefonia IP e as iniciativas possíveis a partir do investimento nesse tipo de tecnologia, tais como a realização de conferências web e a utilização do telemóvel, que permitem aos funcionários receberem ligações do telefone comercial mesmo estando fora da empresa.

A equipe de trabalho passa a desempenhar a resolução de problemas com mais rapidez e objetividade, o que cria um ciclo positivo de integração entre todas as áreas da empresa, gerando aumento da produtividade e, consequentemente, reforçando a competitividade do negócio no mercado.

Na verdade, o impacto do investimento em tecnologia ultrapassa as demandas de comunicação interna, tangenciando todas as outras áreas da empresa e influenciando a maneira como a rotina organizacional é organizada.

Soluções tecnológicas em logística

Graças à tecnologia, as empresas podem informatizar diversos processos e tarefas, o que resulta na criação de um sistema de logística inteligente.

Com os recursos tecnológicos disponíveis, é possível controlar o estoque de maneira online, evitando desperdício de material ou compras desnecessárias, além de ter acesso a informações detalhadas sobre o giro dos produtos ou a demanda pelos serviços oferecidos pela empresa.

Os processos administrativos relacionados a todas as etapas da produção e entrega de produtos e serviços também podem ser otimizados, gerando mais rapidez na realização de cada atividade, o que resulta na economia de todos os recursos envolvidos nos processos, sejam eles materiais ou humanos.

De fato, a gestão de pessoas informatizada é um avanço que gera não apenas a redução de custos, mas promove a qualificação da equipe de trabalho, como veremos a seguir.

Automatização da gestão de pessoas

Os processos de RH, quando realizados sem o suporte de um sistema operacional integrado, geram muita burocracia e lentidão para a rotina organizacional.

A automatização do recrutamento, a seleção e a admissão de novos colaboradores permitem mais objetividade nas contratações realizadas, o que resulta na escolha de pessoas mais adequadas para os cargos e, consequentemente, diminuição dos gastos com a necessidade de novos processos.

Além da contratação, o treinamento de funcionários também pode ser beneficiado pela implementação de recursos tecnológicos, o que é muito importante para manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, bem como a competitividade do negócio.

Gostou do artigo de hoje? Quer conferir mais dicas sobre como promover a redução de custos nas empresas? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos especializados em gestão de negócios, automatização, soluções tecnológicas personalizadas e muito mais!

E-BOOK GRÁTIS - Economia em Tempos de Crise - Leucotron Telecom

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This