whatsapp e telegram

WhatsApp e Telegram: por que utilizá-los para aumentar as vendas?

O avanço das tecnologias aliado à popularização de plataformas de comunicação tem facilitado a aproximação entre cliente e empresa, o que permite inovar a comunicação tradicional e integrar de maneira benéfica ambas as partes. Entre as ferramentas que auxiliam nesse processo, destacam-se o WhatsApp e o Telegram. Mas, afinal, qual delas é a melhor para o atendimento ao público e para aumentar as vendas na empresa?

Pensando em esclarecer essa dúvida, bem como as características de cada uma das plataformas, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto e dicas para melhorar a comunicação do seu negócio. Não deixe de conferir!

O que é o Telegram e como ele funciona?

Antes de fazer um comparativo entre WhatsApp e Telegram, vale esclarecer do que se trata esta última plataforma. O Telegram, assim como o WhatsApp, é um app de mensagens instantâneas. A ferramenta, entretanto, conta com recursos que a tornam competitiva em relação às demais redes de relacionamento. Para se ter ideia, por meio dele, é possível enviar áudios, vídeos, imagens e texto em qualquer formato de arquivo.

Além disso, seu armazenamento se dá em nuvem, ou seja, você pode acessá-lo por qualquer aparelho que se conecta à internet. Além de encaminhar mensagens pessoalmente, é possível criar comunidade com milhares de pessoas e enviar conteúdos para grupos selecionados.

Como o WhatsApp pode ser aliado na comunicação?

O WhatsApp é um aplicativo bastante popularizado e um pouco similar ao Telegram. Por esse motivo, pode ser um grande aliado na comunicação da sua empresa. Afinal, a acessibilidade no atendimento e a eficiência com que o contato pode ocorrer por meio dele, tanto por parte do cliente quanto por iniciativa do negócio, permitem uma aproximação estratégica com o público e a criação de laços de confiança mútua.

Além disso, o aplicativo permite encaminhar catálogos, informativos e novidades de uma só vez para uma grande quantidade de pessoas, o que otimiza os processos de comunicação e cria uma ponte de diálogo eficaz com o consumidor final.

Quais as diferenças entre WhatsApp e Telegram?

Como visto, ambas as ferramentas se dedicam à comunicação entre grupos de pessoas. Há entre os aplicativos, entretanto, algumas diferenças importantes que podem transformar a forma como as estratégias serão elaboradas no canal de interação.

Outra diferença é quanto ao tamanho dos arquivos, que também é maior no Telegram, de até 2 GB. Por outro lado, a segurança de dados pode ser maior no WhatsApp para vendas já que as mensagens são criptografadas, embora o outro app também disponibilize o recurso “chat secreto”.

Qual plataforma é mais vantajosa para o negócio?

Sem dúvidas, WhatsApp e Telegram são excelentes ferramentas para otimizar a comunicação, mantendo o público próximo e elevando as vendas do negócio. Cada uma delas, entretanto, conta com funcionalidades exclusivas que podem ser aliadas nas estratégias.

Por essa razão, vale a pena se utilizar de ambas, de modo a tirar o melhor proveito possível e alcançar um público amplo que, por vezes, conta com um ou outro canal de comunicação. É importante lembrar que as duas plataformas são gratuitas, o que garante a otimização dos recursos da empresa e a redução dos custos a longo prazo.

Comunicação é a chave para o sucesso de qualquer empresa no mercado. É ela, afinal, a responsável por trazer o cliente para perto do negócio, de modo a educá-lo sobre o produto ou serviço comercializado.

Nesse sentido, aliar o WhatsApp e Telegram pode ser uma excelente alternativa, uma vez que ambas as plataformas contam com recursos avançados para que o gestor consiga otimizar a comunicação estratégica. Sem dúvidas, usufruir dos benefícios desses canais abrirá grandes oportunidades para aumentar as vendas e destacar a empresa no mercado.

E então? Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de mais artigos como este, não deixe de seguir a Leucotron nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter e WhatsApp!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.