whatsapp para varejo

4 vantagens do WhatsApp para aumentar as vendas do varejo

O WhatsApp para varejo é uma ferramenta poderosa, capaz de elevar as vendas da sua empresa. Esse aplicativo é um dos mais utilizados pelos brasileiros. Dos mais de 1,3 bilhões de usuários ativos por mês, 120 milhões se encontram no Brasil. Não é nenhuma surpresa que a comunicação entre empresa e consumidor tenha mudado a partir do surgimento desse app.

Por meio dele, o negócio consegue oferecer uma experiência positiva ao cliente graças à rapidez e à eficiência do atendimento. Além de estreitar o relacionamento entre empresa e consumidor, o WhatsApp se tornou uma ferramenta importante na divulgação de produtos e serviços. Sendo assim, fica claro que dispor desse meio de comunicação é crucial para o sucesso das suas vendas. 

Se você ainda não se convenceu que o WhatsApp para varejo pode ser uma poderosa ferramenta de vendas, não deixe de ler este artigo, pois reunimos 4 vantagens que esse aplicativo oferece. Acompanhe! 

1. Oferece mensagens personalizadas e automatizadas

A originalidade e a padronização do atendimento são fundamentais para garantir o sucesso das suas vendas. O WhatsApp para varejo permite criar mensagens personalizadas, que são enviadas automaticamente ao consumidor assim que ele entra em contato com a empresa. Essa função tem o objetivo de evitar que o cliente fique muito tempo aguardando uma resposta.

Além de elaborar mensagens para dar boas-vindas, agradecer o contato ou informar o horário de atendimento, é possível programar o envio de respostas para as perguntas mais frequentes.

Graças à inteligência artificial, você pode criar uma mensagem automática com algumas opções de atendimento. Por meio da opção escolhida, o cliente consegue obter o que procura.

Imagine uma empresa que ofereça serviços de internet. Para agilizar o atendimento do cliente, ela utiliza uma mensagem automática que oferece as seguintes opções:

  • conta;
  • suporte técnico;
  • quero conhecer os serviços;
  • quero mudar de plano;
  • outros assuntos.

Em cada uma dessas opções, o cliente tem acesso às informações que precisa e consegue resolver sua demanda em poucos minutos.

Além dessa possibilidade, você pode utilizar a função “Listas de transmissão” para enviar novidades ou promoções a todos os seus contatos simultaneamente. 

2. Reduz falhas de comunicação no relacionamento com o cliente

Uma característica do WhatsApp é a objetividade. Normalmente, quem utiliza esse aplicativo preza por mensagens objetivas, que vão direto ao assunto, pois isso evita a perda de tempo e agiliza a conversa. Ao adotar um atendimento claro e direto, você não só garante uma interação rápida com o consumidor como também evita que ocorram falhas na comunicação e mal-entendidos. 

Em situações delicadas, é interessante usar a função de áudio para se comunicar com o cliente, pois há menos riscos de ocorrer má interpretação do texto. Contudo, ressaltamos, mais uma vez, a necessidade de manter uma conversa objetiva e clara. Ao enviar os áudios, lembre-se de não ultrapassar o tempo de um minuto para que o cliente não fique desmotivado a ouvi-lo.

3. Divulga seus produtos 

Outra vantagem do WhatsApp para varejo é a disponibilização da função de catálogo. Por meio desse recurso, você consegue disponibilizar uma lista com todos os seus produtos, permitindo que seu cliente tenha acesso às informações como preço, foto e principais características dos itens.

A maior vantagem do catálogo é facilitar a consulta do cliente, pois ele pode visualizar esses dados quando quiser e, assim, agilizar a decisão de compra. Além de ser um recurso útil para o cliente, essa função também ajuda você a compartilhar os produtos cadastrados durante uma conversa com o cliente. 

4. Facilita a comunicação com o cliente

O WhatsApp é um aplicativo de mensagem que tem como objetivo agilizar o atendimento e facilitar o contato do cliente com a marca. Quando a sua empresa disponibiliza esse meio de comunicação, tem mais chances de atrair o consumidor.

Imagine a seguinte situação: o cliente visita o seu blog ou os seus perfis nas redes sociais (como Instagram e Facebook) e se interessa pelos seus produtos e/ou serviços. Se ele tiver acesso ao link do WhatsApp para ser encaminhado diretamente a uma conversa com o atendente, isso aumenta as chances de você finalizar uma compra. 

Vale ressaltar que, para essa estratégia ser eficiente e proporcionar uma experiência positiva ao cliente, é muito importante que você disponibilize uma equipe para ficar responsável pelo atendimento online. Quando o consumidor entra em contato pelo WhatsApp, ele espera ter um retorno imediato. Deixá-lo esperando por muito tempo pode contribuir para que ele desista da compra e ainda provocar um sentimento de insatisfação. 

Por esse motivo, aconselhamos que a sua empresa tenha um número exclusivo para atendimentos via WhatsApp. Tendo em vista que essa troca de mensagens necessita apenas de uma conexão com a internet, sugerimos que você desabilite a rede de telefonia móvel para que a interação com o consumidor não seja afetada pelo recebimento de ligações.

Sabemos muito bem que toda empresa precisa vender para se manter ativa no segmento em que atua. Para alcançar esse objetivo, é preciso buscar formas de atrair o consumidor e se manter competitivo no mercado constantemente. Uma das maneiras de alcançar esse objetivo é garantindo a qualidade dos seus serviços e, sobretudo, dispondo de ferramentas e recursos que atendam à demanda e aproxime ainda mais a empresa do seu público.

Nesse caso, fica nítido que a utilização do WhatsApp para varejo é uma forma de suprir essa necessidade e automatizar o seu atendimento. Ressaltamos a importância de utilizar essa ferramenta e, sobretudo, de investir em uma estratégia eficiente para gerar melhores resultados.

Uma dica para você obter um retorno positivo é priorizando a utilização do aplicativo para se comunicar com usuários que já são clientes da marca. Além de ser mais fácil manter a comunicação com esse consumidor, você tem a chance de investir em um pós-venda e promover a satisfação do seu público.

Essas são as principais vantagens do WhatsApp para varejo que você precisa conhecer. Gostou do artigo e quer saber de mais dicas como essas? Então, confira o nosso e-book que ensina como melhorar o relacionamento com o cliente.

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