vantagens de usar o whatsapp nas vendas

Confira as 5 principais vantagens de usar o WhatsApp nas vendas

O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo. Trata-se de um recurso gratuito que, por ser bastante difundido na sociedade, é cada vez mais explorado por empresas que desejam se aproximar do cliente e otimizar a comunicação. Diante desse cenário, muitas delas já percebem as vantagens de usar o WhatsApp nas vendas. Isso se deve a diversos benefícios atribuídos pelo recurso.

Para que você saiba quais são eles e consiga incorporar as funcionalidades no seu negócio para melhorar a comunicação com o público, elencamos para você as 5 principais vantagens de utilizar o aplicativo. Não deixe de conferir!

1. Proximidade com o cliente

Uma das maiores vantagens de usar o WhatsApp nas vendas é o estabelecimento de um contato próximo com o cliente. Por ser uma rede social predominantemente de uso particular, por meio dela, você consegue se apresentar como alguém inserido no círculo de relacionamentos do consumidor. Isso, além de criar identidade com o público, fortalece uma comunicação amigável e sólida entre vendedores e compradores.

2. Fidelização do público

A utilização do WhatsApp para vendas também pode ser útil após a conclusão da compra, tendo em vista a facilidade da ligação pós-venda, da solicitação de feedbacks dos clientes e da manutenção de um vínculo de longo prazo com o público. Tudo isso faz com que a sua empresa ofereça uma boa experiência ao cliente e assegure a fidelização dos consumidores.

Tudo que você deve saber sobre agricultura digital em um só lugar!

3. Facilidade de contato

Outro benefício é a facilidade com que o contato ocorre, tanto por parte do consumidor quanto da empresa. Isso favorece, por exemplo, o esclarecimento rápido de dúvidas sobre o produto ou serviço e a divulgação de catálogos atualizados. Vale lembrar que o WhatsApp também permite criar grupos para reunir consumidores com preferências comuns, o que ajuda na hora de direcionar o produto conforme o público-alvo.

4. Interatividade

A interatividade oferecida pela ferramenta também auxilia no setor de vendas. Isso porque, diferentemente da venda por telefone, o WhatsApp permite encaminhar fotos, vídeos e áudios. Assim, embora as ligações sejam também importantes para a estratégia do negócio, a ferramenta pode ser aliada na hora de demonstrar os produtos e serviços, criar interação entre clientes e melhorar ainda mais experiência do público.

5. Segurança do cliente

A possibilidade de visualizar os produtos e de falar com os vendedores sem intermédio dá ao consumidor uma sensação maior de segurança. Afinal, sua empresa será vista como aberta ao público, comunicativa e organizada no atendimento. Por essa razão, inclusive, é importante que os funcionários sejam treinados para organizar a comunicação e lidar com a ferramenta quando ela for implementada.

Como visto, são inúmeras as vantagens de usar o WhatsApp nas vendas. A ferramenta pode, afinal, aproximar a empresa do cliente, criando um vínculo estratégico desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Assim, ela contribui para organizar a comunicação, melhorando a produtividade do seu negócio e atribuindo maior agilidade e eficiência às relações estabelecidas por ele.

Gostou das nossas dicas? Que tal completar a sua leitura? Confira agora por que o atendimento humanizado se tornou tendência na era digital!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.