API de integração: qual a importância e as principais aplicações?
A sigla API é bastante utilizada nos processos empresariais que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas. Ela se refere ao termo Application Programming Interface que em sua tradução para o português significa Interface de Programação de Aplicativos. Basicamente, as APIs são como “tradutores” com a finalidade de conectar softwares, sistemas e aplicativos em geral.
Com isso, consegue-se garantir uma experiência de uso mais condizente com a realidade do usuário. Um bom exemplo na prática é um profissional que necessita emitir nota e boletos para o processo de venda. Nessa situação, a API consegue conectar o sistema de gestão ao sistema de geração de boletos do banco, bem como o sistema de emissão de notas da prefeitura. Com isso, o funcionário só precisa colocar alguns dados e finalizar todo o processo em poucos cliques.
Para que você entenda mais sobre as aplicações do API de integração, preparamos este artigo contendo as principais informações.
Comunicação por SMS
Quando falamos do uso de SMS para a comunicação com amigos e familiares é possível realizar essa atividade de modo manual. No entanto, quando se trata da comunicação com centenas ou milhares de pessoas dentro dos processos empresariais essa ação se torna inviável. Nesse momento, o API para SMS vem como uma excelente ferramenta, já que permite o envio simultâneo de milhares de mensagens.
Atendimento ao consumidor
O atendimento ao consumidor é uma das principais aplicações dos APIs. Quando esse recurso é utilizado junto ao WhatsApp é possível melhorar os processos da empresa, obtendo uma comunicação em larga escala, já que esse canal atualmente já é utilizado por 1,5 bilhões de usuários no mundo todo.
Sendo assim, por meio da integração via API, consegue-se criar vários mecanismos para melhorar a gestão de atendimento ao cliente. Entre as funcionalidades principais, é possível:
- mandar lembretes de compras e de opções disponíveis de produtos e serviços;
- operar com múltiplos atendentes;
- fornecer suporte 24h com mensagens automatizadas e até mesmo criar um chatbot para WhatsApp.
Integração de soluções de pagamento
Como já mencionado, as APIs servem também como meio para otimizar os processos de vendas, já que ao integrar algumas funções, como a geração de boletos e notas fiscais é possível facilitar o trabalho do colaborador. Além disso, também podemos pontuar outras finalidades. Uma delas é a possibilidade de minimizar as taxas de inadimplência.
Para isso acontecer, a API integra dados e informações do departamento de contas a receber ou até mesmo sistema CRM da corporação a plataformas de chatbots. Com isso, os consumidores que estão em situação de inadimplência recebem de modo automático uma mensagem com informações da dívida solicitando que regularizem os seus débitos.
Portanto, essas foram as principais formas de aplicação da API de integração para os processos empresariais. Como você deve ter notado, esse recurso permite que os gestores possam integrar inúmeros mecanismos e com isso obter vantagens na otimização de tarefas e ganho de eficiência nas operações manuais.
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