Mensuração de resultados: 3 ferramentas para usar na empresa
Para uma empresa crescer no mercado em que atua, é fundamental que ela invista em ferramentas que consigam realizar a mensuração de resultados. Isso porque você precisa saber se as suas decisões têm sido corretas e, sobretudo, se a sua estratégia de marketing está performando bem.
Além do mais, calcular o retorno sobre investimento (ou ROI) não é tão simples quanto parece. Nesse sentido, o uso de ferramentas que auxiliam na mensuração dos resultados e no retornos de suas ações é crucial para visualizar de forma ampla a estratégia de marketing utilizada no momento.
Por meio de uma análise bem-feita, é possível identificar gargalos e reavaliar decisões que tornam os processos mais lucrativos e eficientes.
Tendo em vista a importância desse assunto, preparamos este artigo com 3 sugestões de ferramentas para você mensurar os resultados da sua empresa e potencializar o crescimento do seu negócio. Acompanhe a leitura!
1. Google Analytics
Considerado uma das ferramentas mais completas, o Google Analytics é ideal para mensurar os resultados gerados pelo fluxo de navegação e interação nas páginas do site da empresa. Nesse caso, o Google Analytics calcula a audiência e apresenta as características demográficas do público frequentador das páginas.
Além disso, tem capacidade de fornecer informações mais específicas que auxiliam na formação de suas estratégias, como o caminho que o usuário realiza entre as páginas até determinada ação e quais dos seus canais de marketing geram mais vendas. Outro diferencial do Google Analytics é que se trata de uma ferramenta gratuita, simples e prática.
2. Power BI
Essa ferramenta nada mais é que um recurso que permite fazer avaliação e visualização de dados da Microsoft, tendo como principal objetivo apoiar decisões assertivas por meio do Business Intelligence (BI). De forma prática, podemos pontuar que o Power BI cuida da demanda por gestão de dados, ou seja: um grupo de tarefas que tem como finalidade alcançar a governança de dados.
Em outras palavras O objetivo é possibilitar visualizações interativas, bem como os recursos de business intelligence tendo uma interface simples visando garantir que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards
3. Google Data Studio
Por fim, não podemos deixar de citar o Google Data Studio como uma das principais ferramentas para a mensuração de resultados. Ela nada mais é que uma solução que é fornecida de forma gratuita pela empresa Google tendo a função de visualizar dados de modo mais atrativo. Podemos apontar como a principal atribuição desse recurso organizar os dados, o que pode ser compartilhado em tempo real, além de poder ser salvo na nuvem visando aumentar a disponibilidade de acesso.
Percebemos por meio deste artigo que a mensuração de resultados é uma ação crucial para o desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa. Por esse motivo, ressaltamos a importância de investir em recursos tecnológicos que permitam que você consiga potencializar suas estratégias e alcançar resultados cada vez maiores.
Além disso, aconselhamos o uso da metodologia OKR para obter melhor retorno de suas ações. Isso porque o objetivo desse método é fornecer resultados de forma simples e prática garantindo que seu plano de ação tenha uma estrutura ainda mais segura e segura.
Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.