outreach marketing

Entenda o conceito de Outreach Marketing e como aplicá-lo

Outreach Marketing é uma arte de criar e cultivar relacionamentos. É identificar e se conectar com as pessoas certas nas mídias sociais para que elas espalharem elogios sobre a sua empresa.

Esse modelo de publicidade é extremamente útil para os negócios modernos, pois ajuda a criar uma relação com pessoas de influência nas mídias sociais e aproxima a sua marca com o público dela.

Neste pequeno artigo, abordaremos os principais conceitos que envolvem a área. Ajudaremos você a compreender melhor como os elementos que compõem o Outreach Marketing podem ajudar a sua empresa a ir mais longe e alcançar quem você precisa. Acompanhe-nos e tenha uma boa leitura.

O que é o Outreach Marketing?

O conceito de Outreach Marketing faz parte das muitas estratégias publicitárias que temos acesso no mercado atualmente. Ela envolve expor a sua empresa, seus produtos e serviços em materiais de pessoas e canais socialmente influentes, principalmente nas redes sociais.

Essas fontes, (os chamados “influencers”), já estando conectadas com seu público-alvo, podem promover a sua marca para seus próprios seguidores e aumentar, assim, o interesse do público em seu negócio. 

O objetivo desse tipo de Marketing é aumentar o seu alcance, gerando mais visibilidade e tráfego para os seus sites e perfis em redes sociais. Ele também pode ser usado como uma estratégia para conseguir links de qualidade, os quais são excelentes para melhorar as posições dos seus conteúdos nas buscas orgânicas.

Existem diversas formas de fazer Outreach Marketing e as mais comuns são:

  • guest posting: convidar um blogueiro reconhecido para escrever um artigo para o seu site é uma boa estratégia de Outreach.
  • menções em blogs: você pode mencionar uma marca ou pessoa famosa no seu conteúdo e pedir que ele divulgue a sua publicação nas redes sociais;
  • menções em podcasts: assim como os blogs, você pode mencionar marcas ou pessoas em um podcast e divulgar nas redes sociais dela e na sua;
  • mídias sociais: utilizar as redes sociais para promover a sua marca, produtos e serviços, alcançando seu próprio público.

Quais as etapas para se construir um Outreach Marketing para meu negócio?

Algumas questões são mais importantes e precisam de uma maior atenção do que outras, a depender do tamanho e tempo da sua marca no mercado. Entre elas, está o número de seguidores que o influenciador tem (e qual a reputação dele com o nicho de mercado que queremos atingir).

É preciso atentar, também, para a frequência que eles postam recomendações de terceiros — queremos que nossa ação seja natural e organicamente consumida pelos seguidores daquela pessoa ou canal. Quanto mais natural for a recomendação da sua marca no material, mais efetiva ela será. 

Além desses pontos, certifique-se como foi realizada a evolução do número de seguidores em determinada plataforma. Essa é uma boa questão a ser observada, pois, nada adianta dezenas de milhares de seguidores, se eles foram obtidos de maneira irregular por meio da adesão automática de contas falsas.

O canal escolhido deve ter passado por uma evolução orgânica para que essa estratégia funcione da melhor forma.

A partir dessas dicas, é possível compreendermos que o Outreach Marketing deve acontecer trazendo a simpatia do público para sua marca. Soar como uma propaganda, nesses casos, pode não ser a melhor escolha para esse tipo de ação de Marketing. É um trabalho complexo e a busca de canais influentes (que podem participar da sua marca) é o maior desafio a ser superado, mas longe de ser impossível. 

Gostou do tema e quer saber mais como aumentar ainda mais as fronteiras do seu negócio? Visite nosso blog e saiba como funciona o Marketing de Comunidade e aprenda como aplicá-lo na sua empresa! Acesse agora mesmo e confira.

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