Conheça as 4 principais tendências no setor de alimentos e bebidas
O mercado de alimentos e bebidas está sendo bastante impactado pelos fatores decorrentes da pandemia do Covid-19. Muitas das mudanças e transformações ocorridas são de caráter irreversível. Além do mais, é válido ressaltar que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a rastreabilidade dos produtos e serviços.
Isso porque há uma maior consciência no consumo de certas mercadorias, bem como ativismos presentes nas mídias sociais que fortalecem novos hábitos, rotinas de vida e questões referentes aos temas socioambientais. Somado a isso, percebe-se que as compras online também aumentaram significativamente, o que tem permitido que as empresas tornem suas vendas mais escaláveis.
Sendo assim, acompanhar as tendências ajuda a melhorar as suas estratégias de vendas, além de contribuir para o maior engajamento dos consumidores no negócio. Nesse sentido, veja agora as 4 principais tendências no setor de alimentos e bebidas.
1. Experiência do consumidor
A primeira tendência que podemos citar está relacionada com a experiência do consumidor. Ou seja, a adoção de recursos e ferramentas analíticas para entender questões como:
- novos hábitos de consumo;
- revisão de portfólio de produtos e categorias;
- estratégias para aprimorar os processos de compra e envio de produtos;
- customização do atendimento ao cliente.
Nesse sentido, percebe-se entre os negócios na área de alimentos e bebidas uma maior preocupação em modelar os serviços e produtos, visando atender com maior eficiência às necessidades dos novos perfis de consumidores.
2. Cadeia de suprimentos inteligente
Também podemos pontuar sobre um cenário em que temos como tendência a cadeia de suprimentos inteligente. Nesse caso, tem-se conceitos interligados a esse tema, como o Direct-to-Consumer (DTC), que está relacionado ao fortalecimento e expansão da entrega direta ao cliente, bem como a implementação da estratégia clique e retire, implementação de recursos de rastreamento, revisão de políticas de estoque etc.
3. Uso de dados e ferramentas tecnológicas
A utilização de dados e informações coletadas no setor de atendimento e nos diversos meios de comunicação disponíveis pela empresa pode ser considerada como uma tendência para os negócios de alimentos e bebidas. Nesse caso, podemos ainda citar o papel dos diversos recursos tecnológicos que visam otimizar o trabalho de vendas, como é o caso dos chatbots e dos softwares que automatizam funções na gestão de atendimento.
4. Análise do comportamento do consumidor
A análise do comportamento do consumidor é uma estratégia que está sendo utilizada em vários segmentos comerciais. Isso porque ela permite compreender de uma forma mais clara quais são os gostos, costumes e necessidades dos clientes. Isso permite antecipar ações e planos direcionados a atender de forma efetiva o público consumidor.
Essas foram as principais informações acerca das principais tendências no setor de alimentos e bebidas. Para que você possa se adequar às novas demandas do mercado e oferecer serviços de qualidade, é preciso contar com ferramentas atuais de comunicação.
A Leucotron como uma excelente aliada para isso, já que é referência no mercado no fornecimento de software, hardware e integração de sistemas visando melhorar o atendimento e relação com o consumidor.
Gostou do artigo e deseja saber mais sobre as nossas soluções? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores.