Conheça as 4 principais vantagens dos chatbots para e-commerce!
Dificilmente você vai abrir um site de compras, hoje em dia, sem ter alguma forma de atendimento online para tirar dúvidas, responder a reclamações, explicar o funcionamentos do produto vendido e outras funções. O chatbot para e-commerce se tornou uma peça fundamental para garantir a satisfação do cliente.
Com ele, é possível manter um atendimento 24 horas por dia, sete dias na semana, nem que seja ao menos para dar uma atenção inicial ao consumidor, que poderá se r complementada depois. Certamente, a ferramenta contribui para aumentar as chances de fechar negócio e, assim, aumentar a sua rentabilidade.
Quer entender mais sobre como funcionam os chatbots para e-commerce? Siga a leitura!
Como funcionam os chatbots para e-commerce?
O chatbot é um robô que conversa, simples assim. Ele interage com o consumidor, de forma a responder questionamentos sobre os produtos, por exemplo, em tempo real. Assim, o usuário não precisa esperar para fechar a compra na hora que desejar, sem depender do horário comercial ou da disponibilidade de uma pessoa atendente.
Com o chatbot para e-commerces, é possível:
- tirar dúvidas;
- dar retorno sobre reclamações;
- divulgar promoções;
- recomendar outros produtos;
- rastrear itens comprados e muito mais.
Isso ocorre a partir do uso de um software, que vai gerenciar as conversas entre o robô e o cliente. Isso é feito com uso de inteligência artificial e, claro, planejamento. O gestor da loja virtual deve conhecer bem o público que atende, levantar as principais utilidades que o chatbot poderá ter para programar esse atendimento online.
Com as respostas-padrão elaboradas, é só programar o software e iniciar o uso do chatbot em seu e-commerce. Além das ações mencionadas, ele pode ser usado em ações de marketing e vendas, cobranças e pagamentos, entre outras.
Quais as 4 principais vantagens de ter um chatbot em sua loja virtual?
Já deu para perceber que é quase impossível conceber uma loja online, hoje em dia, sem ter um atendimento virtual inteligente, dinâmico e que satisfaça as principais necessidades do cliente, certo? Então, veja as 4 vantagens de adotar essa aplicação, agora mesmo:
- atendimento personalizado: os softwares de gerenciamento dos chatbots para e-commerce podem ser programados para usar o tom de voz da sua marca. Além disso, atendem ao cliente de forma personalizada, adequando a conversa com o usuário, de acordo com o perfil e o interesse dele;
- melhoria na experiência do usuário: o sistema é automatizado e age de acordo com respostas-padrão, desenvolvidas para atender às principais demandas dos clientes da loja virtual;
- crescimento das vendas: é possível, até mesmo, que o robô faça indicações de compras de outros produtos, aumentando as chances de conversão. Aliado ao atendimento 24/7, sem interrupção, favorece o fechamento de negócios;
- redução de custos: um bom chatbot para e-commerce atende às principais necessidades do cliente e, com isso, reduz a necessidade de contratar muitos atendentes.
Como a Leucotron pode ajudar seu e-commerce?
Os serviços e soluções da Leucotron ajudam sua empresa no fornecimento de serviços e soluções de software, hardware, integração de sistemas, consultoria e muito mais. São 40 anos de experiência em tecnologias de relacionamento e atendimento ao cliente, transformando os processos em seu negócio e levando ao crescimento das vendas.
O que está esperando para adotar os chatbots para e-commerce em seu negócio? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para você!