Você sabe como escolher um headset para seu escritório?
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Você sabe como escolher um headset para seu escritório?

Você sabe como escolher um headset para seu escritório?
Escrito por Leucotron

Saber como escolher um headset para seu escritório pode influenciar em muitos aspectos o trabalho. O equipamento, de uso obrigatório para algumas funções, apresenta variações de tamanho, volume e disponibilidade de recursos que podem ser determinantes para os profissionais.

A escolha de um bom headset se relaciona com as demandas da função exercida e do ambiente organizacional, adaptado para as necessidades dos processos e para o conforto dos funcionários. Além disso, o acessório ideal pode trazer benefícios para a empresa, como aumento de produtividade e a qualidade no atendimento.

Quer saber mais? Veja como escolher um headset para seu escritório seguindo as instruções indicadas neste conteúdo!

O que é importante na escolha de um headset profissional?

Alguns profissionais geralmente passam horas com o equipamento, por isso qualquer fator é crucial para o desempenho das ações. Um bom headset para os funcionários de uma empresa deve ter propriedades que proporcionem conforto e qualidade de áudio.

Ajustes de volume e de tamanho são altamente recomendados para que o headset possa ter um mínimo de adaptabilidade. A conexão também é importante, garantindo a estabilidade da comunicação na troca de informações.

Quais são as principais características do headset para escritório?

O headset tem uma haste (ou arco) de sustentação dos fones, que fica sobre a cabeça. O equipamento vem com um microfone sustentado geralmente por acoplamento junto a um dos fones. O desempenho de áudio deve preferencialmente ser estéreo Hi-Fi, de alta qualidade.

O dispositivo pode ser com ou sem fio; o segundo modelo é dotado de bateria carregável por contato ou cabo USB. Outras funcionalidades podem estar embutidas de acordo com o modelo escolhido.

Quais as tecnologias disponíveis para um headset?

A maioria dos modelos corporativos têm cancelamento de ruído, aumentando o foco e eliminando os barulhos externos. Os mais avançados trazem equalização dinâmica do som e conforto acústico.

Tecnologias inteligentes, como Smart Sensor, trazem headsets que acionam a chamada automaticamente quando são colocados na cabeça. Alguns são compatíveis com aplicativos de ramais instalados em smartphones, podendo ser integrados à plataformas multitarefas.

Há funcionalidades combinadas para software, com painel de controle, notificações e armazenamento de dados sobre as chamadas.

Quais as necessidades de um headset de acordo com o contexto organizacional?

A oferta de headsets para profissionais pode variar muito, trazendo modelos diferentes entre si e alguns com funções bastante específicas. O equipamento ideal deve ser escolhido de acordo com os processos que serão desempenhados pelos funcionários, atendendo as características prioritárias.

Há setores em que o uso do headset é intenso e constante; em outros há variação de frequência e necessidades próprias. Em uma corporação, as funcionalidades podem variar, e por isso uma análise anterior à compra da ferramenta é essencial.

Veja as necessidades de cada headset de acordo com a situação!

Call centers

Os setores de atendimento de uma empresa são estratégicos para o funcionamento de todos os serviços por ela desempenhados. Os call centers corporativos são responsáveis pela integrar informações de outros setores, como translado e estoque.

Por isso, a conectividade dos equipamentos de call center são fundamentais para a performance do atendimento. O headset deve ser compatível com as plataformas interativas, podendo ser programado em conjunto com navegadores, sistemas e aplicativos.

Outros detalhes são requeridos, como ajustes de “mudo” para colocar chamadas em espera e a possibilidade de configuração automática para redirecionamento de ligações.

Telemarketing

A qualidade de áudio no telemarketing é o ponto principal para manter um diálogo produtivo com o cliente. Nesse sentido, os headsets para essa função devem ter características avançadas tanto para a escuta quanto para a voz.

O som pode ter um controle ampliado, como comandos para atendimento, interrupção e finalização das chamadas, tudo isso proporcionando maior autonomia ao profissional. Luzes de notificação também podem auxiliar a identificar o status das chamadas.

O conforto é outro aspecto importante, no qual deve ser observados os ajustes de haste para a cabeça dos funcionários, a qualidade do estofado do fone e os ajustes de volume.

Televendas

O setor de televendas trabalha com uma grande quantidade de profissionais em um mesmo espaço, por isso a redução de ruído é essencial. Os headsets podem trazer redutores nos fones e também nos microfones integrados ao equipamento.

São requeridos ainda processamentos digitais do som, que fornecem uma voz mais natural para os clientes. Os modelos com definições personalizáveis podem ser interessantes para trabalhar com ramais, encaminhar informações e melhorar a dinâmica das chamadas.

Profissionais em geral

Um headset para um profissional que não trabalha diretamente operando funções telefônicas pode trazer características de mobilidade. Headsets com compatibilidade para smartphones e computadores são mais seguros para esses funcionários e podem ser ajustar facilmente de acordo com as demandas do momento.

Para realizar a gestão de chamadas, os botões de acesso são ideais, facilitando o manuseio do equipamento. São indicados modelos sem fio, que podem ser bastante confortáveis em caso de conferências, videoconferências ou mesmo para que o profissional possa se movimentar dentro do escritório durante uma ligação.

Trabalhos de campo

Para os profissionais que desempenham funções fora da matriz ou em ambientes externos, os headsets devem ser sem fio e muito resistentes. Nessa situação, os modelos podem ser básicos, trazendo preferencialmente a redução de barulho para otimizar o diálogo em ambientes mais ruidosos.

Os modelos compactos são mais fáceis de carregar e não ocupam muito lugar nas bagagens executivas. Algumas pessoas também preferem modelos mais discretos quando estão em locais abertos.

Agora que você já sabe como escolher um headset para seu escritório, não deixe de procurar modelos que se adéquem com excelência ao perfil de sua empresa. Embora seja um acessório muito simples, ele pode fazer muita diferença para o desempenho dos seus profissionais.

Operar em funções telefônicas demanda conhecimento técnico aprofundado, por isso não deixe de acompanhar notícias e novidades sobre as facilidades nesta área para o setor corporativo. Gostou do nosso artigo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

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