Televendas: entenda a importância para o seu negócio
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Televendas: entenda a importância para o seu negócio

Escrito por Leucotron

Você já parou para pensar em como um canal de televendas pode auxiliar na ampliação do seu negócio? Vender produtos e serviços por telefone é uma estratégia eficiente, que economiza recursos e otimiza o trabalho da sua equipe, aumentando a sua margem de lucro.

Mas não confunda uma estratégia de televendas com o telemarketing ativo, adotado por grandes empresas, principalmente no setor de telefonia. Abordar o cliente por telefone, de uma forma qualificada e focada é muito diferente de sair ligando para toda a base de clientes, tentando acertar o maior número de pessoas por dia.

Uma boa estratégia para televendas exige treinamento qualificado, um serviço de telefonia eficiente, assim como metas e objetivos bem definidos. Tudo isso traz enormes vantagens e potencializa a capacidade de negócios da sua empresa. Além disso, amplia os horizontes da área comercial e aumenta muito a produtividade da equipe.

Veja como você pode implementar um sistema de televendas que funcione de forma adequada:

Treinamento da equipe

A equipe de televendas da sua empresa deve passar por um amplo e completo treinamento, antes de abordar o cliente. A qualidade desta abordagem é que vai definir o sucesso da empreitada e é seu papel cuidar para que tudo saia conforme o planejado.

A enorme popularização do telemarketing, principalmente durante a década passada, fez com que as pessoas desenvolvessem certa resistência ao canal. E, de fato, as grandes corporações que apostaram neste formato prezaram mais pela quantidade do que pela qualidade nas abordagens.

O resultado foi que os clientes passaram a ser contatados por equipes terceirizadas, com pouco treinamento, quase nenhuma experiência e uma capacidade muito reduzida de argumentar durante a chamada.

Para evitar este problema, você precisa reunir o time de televendas para realizar um treinamento, no qual serão passadas as diretrizes estratégicas do modelo que a sua empresa está adotando.

Isso significa que você vai cuidar do contato antes mesmo que ele aconteça, prezando para que o atendente seja sempre educado, cortês e que tenha, na ponta da língua, as respostas para todas as perguntas do cliente.

Neste treinamento, os produtos e serviços a serem oferecidos devem ser apresentados em detalhes. Também é preciso fazer simulações de contatos de venda e de problemas que possam surgir durante a abordagem, e que precisam ser resolvidos naquele momento.

O ideal é que o treinamento seja repetido periodicamente, principalmente para que as experiências que surgirem durante o trabalho possam ser compartilhadas entre todos os membros da equipe.

Serviço de telefonia eficiente

De nada adianta ter uma equipe bem treinada se a tecnologia do seu serviço de telefonia está defasada. É preciso garantir qualidade e agilidade nos contatos para que você possa turbinar as vendas da sua empresa.

A tecnologia atual permite que a telefonia da sua empresa tenha inúmeros recursos para facilitar o contato entre clientes e também entre os membros do time de vendas.

A primeira providência é a implantação de um PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou Troca Automática de Ramais Privados). Esse sistema é uma verdadeira central telefônica, capaz de interligar todos os aparelhos da empresa por meio de ramais, distribuídos entre todos os funcionários da equipe.

O PABX permite que a comunicação flua melhor entre os funcionários. Também faz com que os clientes experimentem um atendimento mais qualificado, já que as dúvidas podem ser sanadas diretamente por qualquer funcionário da organização, por meio do recurso de transferência de chamadas.

Outra medida interessante é a adoção do VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet). Esse sistema utiliza a web para basear a central telefônica, permitindo que os ramais sejam acessados por qualquer aparelho que tenha acesso à rede.

O ideal é uma combinação entre esses dois sistemas, para conseguir uma central de televendas com a qualidade necessária.

Metas e objetivos bem definidos

A equipe de televendas nada mais é do que um braço do time comercial da sua empresa. Justamente por isso, eles precisam ter metas e objetivos bem definidos a serem cumpridos.

A definição de metas é um dos segredos para o sucesso nas vendas por telefone. Estabelecer uma meta significa dar ao funcionário um horizonte do seu trabalho.

Uma meta bem traçada é aquela que reúne números factíveis e desafiadores. Isso quer dizer que a meta deve ser possível de ser alcançada. Metas muito altas acabam desmotivando o funcionário, logo que ele percebe que será impossível chegar ao objetivo.

Por outro lado, o desafio deve existir. Portanto, mesmo que inicialmente, as metas não devem ser de fácil cumprimento, para não causar comodismo na equipe comercial.

O importante é que as metas sejam claras e estejam ao alcance de todos os funcionários.

Vantagens obtidas com as televendas

Agora que você já sabe como estruturar um bom canal de televendas, veja quais as vantagens que você pode obter com este serviço:

Auxílio aos outros canais de venda

O seu canal de televendas pode ser para realizar negócios diretos, mas também pode funcionar como um auxílio aos outros canais. Os seus atendentes podem realizar um trabalho de prospecção de novos clientes, ou podem também realizar agendamento para que um vendedor possa ir pessoalmente até o cliente.

A estratégia adotada depende do modelo de negócios da sua empresa. O importante é saber o quanto um canal de televendas pode ser versátil.

Custo de implementação

Um ponto físico de vendas exige um enorme investimento em obras e reformas, além do pagamento de aluguéis e outros encargos. Uma central de televendas reúne todos os vendedores em um mesmo local, sendo que o contato com o cliente é feito por meio do telefone. O custo será apenas o da adoção da tecnologia, um investimento bem menor do que a implantação de um ponto físico.

Ampliação do negócio

Com a central de televendas, você terá a oportunidade de chegar até clientes que dificilmente seriam abordados pela sua empresa. O telefone reduz distâncias entre as pessoas e, por isso, você poderá contatar clientes de todo o Brasil sem precisar se deslocar.

Novas estratégias

Como já foi dito, a central de televendas também pode ser utilizada para atualização de banco de dados, realização de cobranças, pesquisas etc. Tudo depende da necessidade da organização. A versatilidade do canal permite que você adote diversas estratégias de contato, sem se preocupar com a forma como chegará ao cliente.

Viu só como é importante a adoção de um canal de televendas. Se você quiser saber mais informações sobre essa e outras tecnologias, assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

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Leucotron

1 comentário

  • VANTAGENS NÓS TAMBÉM TEMOS: O seguro de saúde está cada vez com custo alto – Uma nova tendência no mercado está dando muito certo – a empresa paga para seus funcionários o que realmente custa caro que são despesas Hospitalares ( incluso exames e todos os procedimentos sem custos) e ainda cobre o parto e consultas com o Obstetra e mais – Procedimentos relativos ao pré-natal, da assistência ao parto e ao puerpério, bem como a cobertura assistencial ao recém-nascido, filho natural ou adotivo do Segurado Titular ou dependente, durante os primeiros 30 (trinta) dias após o parto – a empresa paga consultas e exames se realmente o funcionário precisar , assim poderá controlar as despesas e garantir os procedimentos que tem custos altos que são internações clínicas e cirúrgicas\ Uma economia no final de 12 meses – sem contar que as cobertura para acidentes está disponível Nacional e Internacional.

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