design de interação

Design de interação: o que é, quais os benefícios e como aplicar?

A tecnologia avançou significativamente no meio mercadológico, andando lado a lado com o marketing digital. Criar um relacionamento com o consumidor é um desafio para os estrategistas de uma empresa, por esse motivo surge a necessidade de conciliar o design com a Tecnologia da Informação (TI), nasce então o design de interação.

O design de interação também é conhecido por Interaction Design ou IxD. Ele tem o objetivo de se relacionar com o usuário de um sistema, estabelecendo um diálogo entre pessoa e produto/serviço, a partir de formas, funções, sons, entre outros, fazendo com que o usuário entenda melhor a informação apresentada.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o design de interação, seus benefícios e como aplicá-lo em seus produtos.

Quais são os benefícios do design de interação?

Investir em design de interação traz benefícios ligados aos atributos que o projeto recebe, garantindo beleza, utilidade, facilidade de manuseio e eficácia.

Afinal, não adianta ter um sistema eficaz que não é esteticamente belo (o que atrai usuários) e que apresenta dificuldades de uso, pois isso cansa o cliente e faz com que ele perca o interesse pelo sistema ou aplicativo.

Conheça abaixo alguns benefícios que o design de interação pode trazer para a sua empresa.

Foco no usuário

É importante que os gestores entendam que o foco do design é no usuário, afinal, ele é quem irá usufruir dos produtos. O IxD permite o foco no usuário e isso gera valor para o cliente porque ele se sente bem recebido pela marca, que demonstrou cuidado ao pensar nele na etapa de desenvolvimento do produto.

Essa relação usuário-produto promove o encantamento do cliente que passará mais tempo usando aquele produto que lhe trouxe uma boa experiência.

Potencialização da colaboratividade do projeto

Há uma maior colaboração não só entre a equipe do projeto, mas também com os usuários. Como o designer de interação precisa ter um certo domínio sobre programação, ele se relacionará diretamente com a equipe de TI, o que gera uma colaboração entre os integrantes do projeto.

Já a colaboratividade diretamente com o usuário pode ser aplicada na etapa de testes — a empresa cria um grupo selecionado especificamente para testar o produto e dar feedback para a melhoria do mesmo.

Essa colaboração também pode ocorrer depois do lançamento do produto, quando as pessoas o usam e deixam sua opinião no site da empresa ou no espaço específico para feedback nas lojas de aplicativos, por exemplo.

Prototipação mais eficaz

Esse benefício acontece em conjunto com a potencialização da colaboratividade do projeto. Isso porque a ideia é que o produto seja uma espécie de protótipo. Ele não está totalmente pronto porque sempre pode melhorar, principalmente através dos feedbacks dos usuários.

Logo, é importante que as melhorias ocorram com eficácia e velocidade para que cada vez mais os clientes tenham uma boa experiência com o produto e continuem o utilizando.

Redução dos custos

Quando o produto é bem feito desde o começo, ou seja, desde o projeto básico, os custos reduzem, afinal, há uma menor chance de erros acontecerem.

Investir em usabilidade, design gráfico, funcionalidade e legibilidade, além de um projeto bonito, fácil de usar, útil e eficaz impacta bastante no produto final, o que reduz custos com retrabalho.

Esse investimento em interface intuitiva também minimiza as chances de erro ao executar funções importantes do produto.

Aumento das vendas

Como já explicamos, o design de interação é capaz de melhorar a experiência do cliente. Investindo nele, a empresa aumentará suas vendas, pois um usuário satisfeito com o produto e com o atendimento recebido tem mais chances de voltar a fazer negócios com a marca.

Assim, o design de interação beneficia não só o usuário do produto/serviço, mas também a empresa em si que venderá mais. Além disso, a melhora na experiência do cliente aumenta as chances de fidelização do mesmo.

Ampliação do reconhecimento de marca

Por meio do design de interação, você pode pegar diversos aspectos da sua marca e aplicar no produto, como cores e fontes característicos da sua empresa, por exemplo. Dessa forma, o usuário vai associar aqueles aspectos à sua marca assim que vê-los em qualquer lugar.

Saiba como aplicar o design de interação

Agora que você conhece mais sobre o design de interação, é essencial saber como aplicá-lo em seus produtos. Você viu que o IxD promove uma interatividade com os usuários, o que é extremamente positivo para a melhoria dos produtos ou serviços ofertados.

Diante disso, vamos apresentar para você a solução que a Leucotron, marca com mais de 35 anos de atividades no mercado corporativo de comunicação, oferece para auxiliar no design de interação: o Conecta Leucotron.

Conecta Leucotron

A Leucotron criou o Conecta Leucotron, uma ferramenta que promove o entendimento das necessidades e desafios dos clientes, além de auxiliar na tomada de decisão e no aumento de satisfação nas interações usuário-produto.

O Conecta Leucotron é uma plataforma omnichannel que possui integração oficial com:

  • WhatsApp;
  • Facebook Comments e Messenger;
  • Instagram Comments e Direct;
  • YouTube Commnents;
  • RD Station;
  • Mercado Livre;
  • Reclame Aqui;
  • Telegram;
  • Microsoft Teams;
  • Signal;
  • WebChat;
  • E-mail;
  • SMS.

Essa ferramenta aprimora a experiência dos clientes com o produto e integra a comunicação por meio de inteligência artificial para um melhor atendimento ao usuário.

O Conecta Leucotron pode ser usado no design de interação porque facilita a elaboração de chatbots, auxiliando no seu planejamento. Também é parte importante na experiência do cliente, já que permite que a empresa esteja disponível 24 horas, podendo funcionar sem um atendente humano.

Também podemos citar como outros diferenciais que a plataforma omnichannel é baseada em SaaS, que pode ser redimensionada quando necessário, não é preciso adquirir licença, facilidade de atualização das funções e flexibilidade, já que atende vários canais.

Como você viu, o design de interação é de extrema importância para a experiência do cliente, aumentando as chances de o fidelizar à sua marca. Dessa forma, o Conecta Leucotron é a ferramenta que trará diferencial para a sua empresa.

Quer conhecer mais sobre o Conecta Leucotron? Então, entre em contato conosco e um de nossos consultores ajudará você a encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.