6 dicas para encantar o consumidor ao vender pelo telefone
Gestão de Empresas

6 dicas para encantar o consumidor ao vender pelo telefone

Escrito por Leucotron

Em nosso momento hiperconectado, é fundamental que as empresas ofereçam a seus clientes a oportunidade de entrar em contato da maneira que eles preferirem. E isso não vale apenas para atendimentos, mas também para vendas!

Nesse contexto, encantar o consumidor durante uma venda pelo telefone é fundamental para fidelizá-lo de vez. Afinal, se ele ligou em vez de ir pessoalmente à empresa ou entrar em contato via internet, é porque ele tem preferência ou só tem disponibilidade para essa forma de comunicação.

Para a equipe de vendas, os objetivos de conquistar o consumidor e fechar a venda continuam existindo independentemente de como ela estiver falando com o cliente. Entretanto, vender pelo telefone exige táticas próprias para ser bem-sucedido.

É isso que mostramos para você no post de hoje! A seguir, confira nossas incríveis e práticas dicas para que você e sua equipe possam encantar o consumidor ao vender pelo telefone e, assim, garantir o crescimento do seu lucro. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Adote uma abordagem consultiva

Durante uma conversa pelo telefone, não é tão simples e instintivo entender o que a pessoa do outro lado da linha quer. Portanto, você deve adotar uma abordagem consultiva e mostrar-se aberto, honesto e disponível para o cliente.

Com isso, você poderá guiá-lo por dentre os maiores benefícios do seu produto ou serviço, sem passar a impressão de que você está tentando pressionar o cliente a fechar negócio de uma vez.

2. Ouça mais e fale menos durante a ligação

Assim como nossa dica anterior, a presente sugestão permitirá que você conheça melhor os verdadeiros objetivos, necessidades e desejos do cliente.

Ouvir mais do que falar é uma atitude benéfica para qualquer atendimento, mesmo cara a cara. Entretanto, quando se trata de vender pelo telefone, isso ainda traz a importante vantagem de permitir que o cliente guie a conversa.

Afinal, no telefone, você nem sempre sabe quando o cliente está hesitante. Ele parou de falar por possuir dúvidas ou apenas por que sentiu que você mesmo ia começar a dizer alguma coisa? Às vezes, você não conseguirá dizer.

Portanto, implemente a política de que, ao telefone, os vendedores devem dedicar-se a ouvir o que o consumidor tem a dizer. Dessa maneira, a equipe será capaz de identificar o que eles realmente querem, pois terá dado espaço para o cliente se expressar.

3. Tenha equipamento de qualidade

A conversa com o cliente está se encaminhando perfeitamente há quase dez minutos, você sabe que ele está prestes a fechar negócio, quando… a ligação cai. Qual é a garantia de que o cliente vai ligar de novo, em vez de simplesmente deixar para lá?

Nenhuma! Equipamentos telefônicos de baixa qualidade atrapalham muito o desenvolvimento dos atendimentos e vendas pelo aparelho. Ligações transferidas para o número errado, sinal intermitente, interferências, ligações que caem, volume muito baixo ou alto demais: tudo isso atrapalha e pode até impedir a fidelização do cliente.

E se esses incômodos já são muito chatos para o consumidor, imagine para os vendedores, que têm que lidar com esses obstáculos o tempo todo? Portanto, se você quer que suas vendas por telefone cresçam, não deixe de investir em bom equipamento.

4. Apresente uma solução, não um produto

Muitos consumidores que entram em contato pelo telefone ainda não tiveram nenhum contato mais formal com sua empresa. Eles, talvez, tenham ouvido falar dela por meio de um colega ou amigo, mas nada muito concreto. Tudo isso para dizer que há chances enormes de que ele ainda não saiba muito bem o que você tem a oferecer.

Sendo assim, como ele poderá decidir se seu produto e/ou serviço é melhor do que o da outra empresa que ele verificou? Você deve conquistá-lo pela solução, não pelo produto. O item em si tantas outras empresas produzem, mas só você possui seus resultados.

Com isso, o cliente ficará envolvido com a proposta da sua empresa, podendo até mesmo interessar-se em fazer uma visita pessoalmente ao local para verificar o produto e/ou serviço em questão. Assim, sua clientela não vai parar de crescer!

5. Prepare a equipe

Obviamente, diálogos corporativos decorados soam extremamente falsos e desagradáveis para os clientes. Afinal, eles querem falar com uma pessoa, e não com uma máquina.

Mas isso não significa que você e sua equipe não devam se preparar para atender o cliente pelo telefone com eficiência, agilidade e talento. Ao lado da sua equipe, pensem em situações que podem surgir durante as vendas pelo aparelho.

Da mesma maneira, certifique-se de que cada um dos colaboradores conhece a fundo os serviços e produtos oferecidos pela empresa, assim como seus processos. Com isso, eles saberão exatamente como conversar sobre eles assim que o assunto vier à tona.

Por outro lado, precisamos pensar também em situações mais desagradáveis. Mesmo com a distância proporcionada pelo aparelho, o cliente pode se exaltar. Nesses casos, respire fundo, não levante a voz e siga em frente com seu trabalho. Ofereça o melhor atendimento que o cliente estiver disposto a receber, e pronto. Vida que segue!

6. Seja persistente e educado

O cliente simplesmente parou de fazer perguntas sobre um produto? Continue destacando suas qualidades! Ele parece querer encerrar a ligação e voltar para sua atividade anterior? Contorne a situação e conquiste-o de volta!

Para vender pelo telefone, você deve mesclar duas qualidades: persistência e educação. A primeira permitirá que você insista discretamente no mesmo assunto e tente orientar o cliente até onde você quer levá-lo, ou seja, a compra e a fidelização.

Já a segunda, por sua vez, manterá a conversa civil e educada mesmo se o cliente levantar a voz. Lembre-se de jamais perder a linha e ser grosso! Você deve fazer o possível para tentar retornar o diálogo a um ponto mais amigável. Se não for possível, apenas deixe o cliente desabafar e, então, continue atendendo-o com tranquilidade.

Você não precisa ser tranquilo demais, é claro; é por isso que o ideal é a mescla dessas duas qualidades. Mantenha-se firme e focado, mas permita que o cliente conte tudo para você e, então, tente estabelecer um ponto de equilíbrio entre os dois lados.

E então, gostou de descobrir maneiras para que você possa encantar o consumidor ao vender pelo telefone? Agora, siga-nos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e no Google+ e fique por dentro de todo o nosso conteúdo para você e sua empresa!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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