7 dicas práticas de como motivar uma equipe de vendas
Gestão de Empresas

7 dicas práticas de como motivar uma equipe de vendas

Escrito por Leucotron

Saber como motivar uma equipe de vendas é passo essencial para ter bons resultados independentemente do setor de atuação da empresa. Um time motivado não só tem mais disposição para realizar um bom trabalho, como ajuda a fortalecer e imagem e a reputação de uma marca, atraindo novos talentos e clientes para o negócio.

Para atingir esse objetivo é importante contratar bons profissionais para o time e investir em aspectos como treinamento constante, revisão dos salários, benefícios e oferecer um bom ambiente de trabalho. Ter um plano de carreira, reconhecer os melhores vendedores e fazer uma comunicação clara e transparente com o time são outros cuidados para manter a moral da sua equipe comercial sempre em alta.

Confira 7 dicas práticas de como motivar uma equipe de vendas para apostar agora mesmo!

1. Ofereça salário compatível com o mercado

Um dos pontos de atenção de quem deseja motivar seu time de vendas é oferecer uma remuneração compatível com o mercado. Nesse sentido, é importante analisar o salário médio das funções comerciais em empresas que são concorrentes diretas. Assim, você tem certeza de que seus vendedores recebem uma remuneração similar ao que é praticado na área.

2. Analise os benefícios

Oferecer um salário justo e equivalente ao que é pago aos vendedores de empresas concorrentes é importante, mas não suficiente. Para motivar a equipe de vendas do seu negócio é essencial oferecer benefícios também compatíveis com o mercado.

Além do pacote básico, como vale-transporte e vale-refeição ou alimentação, estude a possibilidade de se diferenciar das outras empresas ao oferecer benefícios como auxílio-creche, previdência privada e plano de saúde. Os melhores vendedores podem escolher ingressar ou permanecer na empresa principalmente pelos benefícios que ela oferece. Então, faça um benchmarking com outras companhias da sua área de atuação para saber o que elas disponibilizam para seus profissionais.

3. Invista em boas comissões

Além de oferecer um bom salário e benefícios relevantes, para manter a equipe comercial da sua empresa motivada é preciso também investir em boas comissões de vendas. Analise o valor que é praticado no mercado, verifique como está a saúde da sua empresa e estude estratégias, como dar um bônus para os melhores vendedores do mês.

Campanhas de incentivo também costumam gerar bons resultados. Ofereça premiações personalizadas que vão realmente interessar aos vendedores e certifique-se de comunicar constantemente sobre o andamento da campanha.

4. Faça treinamentos constantes

Outro ponto importante para que seu time de vendas fique sempre motivado, mesmo em períodos difíceis, é proporcionar treinamentos constantes com a equipe. Aposte em temas que façam a diferença no trabalho do dia a dia, como técnicas de negociação, persuasão e liderança.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

É importante garantir que seus vendedores estejam atualizados com as práticas mais recentes do mercado, afinal, técnicas mudam cada vez mais rapidamente nos dias atuais. Uma alternativa para realizar treinamentos constantes sem desequilibrar o orçamento é investir em cursos virtuais, que podem ser realizados remotamente e, geralmente, custam menos que aulas presenciais.

5. Crie um bom ambiente de trabalho

Ter um ambiente de trabalho agradável e, ao mesmo tempo, motivador é essencial para manter a motivação da sua equipe de vendas em alta. Crie um espaço em que todos os profissionais podem dar sua opinião, invista em trabalhos para integrar ainda mais o time e certifique-se de que sua empresa oferece todos os recursos físicos para seu time de vendas fazer um bom serviço.

6. Aposte em comunicação clara e transparente

Oferecer uma comunicação honesta e transparente é inegociável para empresas que querem manter seus vendedores sempre motivados. Nesse sentido, garanta que todo o seu time saiba, de forma clara, o que é esperado dele. Trace objetivos e metas coletivos e individuais que possam realmente ser alcançados e se certifique que cada profissional e equipe saibam o que se espera deles.

Apostar em uma boa comunicação interna, que informe, engaje os funcionários e os ajude a trabalhar alinhados com a missão, visão e valores corporativos, é outro cuidado essencial. Para as pessoas alcançarem o desempenho que se espera delas, é importante saber o que a empresa deseja não só em termos de resultados como, também, de postura.

7. Tenha plano de carreira

Por fim, para manter a motivação da equipe de vendas em alta, é importante oferecer para os profissionais um plano de carreira sólido e transparente. Os vendedores só se manterão motivados se souberem exatamente onde podem chegar ao realizar um bom trabalho. A recompensa não deve ser apenas financeira. Muitas vezes, o reconhecimento pelo bom desempenho é mais importante para os profissionais do que uma comissão de vendas.

O plano de carreira deve ser apresentado logo que o profissional entra na empresa e revisitado periodicamente para garantir que o vendedor está trilhando o caminho que se espera dele e, ainda, que as expectativas de ambas as partes estão alinhadas. Investir em ações como avaliação de desempenho e pesquisa de clima organizacional é outra forma de garantir que os gestores da empresa saibam como os times estão se saindo e o que eles pensam sobre o trabalho que estão fazendo.

Aprender como motivar uma equipe de vendas é essencial para atingir bons resultados financeiros, conquistar novos clientes e manter a imagem da empresa impecável. Incentive seu time comercial oferecendo um salário compatível com o mercado e com o que a função exige, aposte em benefícios diversificados como diferencial e aposte em comissões que estimulem seus vendedores a darem o seu melhor.

Ter uma comunicação clara e transparente, oferecer um plano de carreira e reconhecer o bom trabalho realizado pelos profissionais são outras dicas para motivar seu time de vendas e garantir que eles deem o seu melhor no dia a dia. Lembre-se de que disponibilizar todas as ferramentas necessárias para seu time de vendas realizar o melhor trabalho é outro passo importante para manter a motivação dos profissionais. É importante dar para a equipe todos os recursos que ela precisa para ter um bom desempenho na área de vendas.

Quer ler mais sobre o tema? Então aprenda como unir os times de vendas e TI pode otimizar os resultados da sua empresa!

Deixar comentário.

Share This