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Como um sistema ERP pode auxiliar na satisfação ao cliente?

Crescimento das vendas, estabilidade financeira, visibilidade da marca, clientes satisfeitos e fidelizados — esse é um cenário que todo empreendedor idealiza quando decide abrir o próprio negócio.

Um sistema ERP pode ser uma excelente ferramenta para ajudar sua empresa a alcançar esses objetivos de forma efetiva. Esse é um diferencial que agrega valor para o negócio e contribui para facilitar o trabalho da gestão e o desempenho das equipes.

O objetivo deste post é mostrar como um sistema ERP pode ajudar sua empresa a melhorar a satisfação e a experiência do cliente e quais são os benefícios da sua implantação para o planejamento e a gestão do negócio. Acompanhe!

Impacto de uma boa gestão na experiência do cliente

A satisfação do cliente é fator essencial para o sucesso e o crescimento de um negócio no mercado. Quando um consumidor tem contato pela primeira vez com uma empresa e se sente encantado com a forma e a eficiência do atendimento, as chances de se tornar um cliente potencial são grandes.

Para que isso aconteça, ele deve encontrar detalhes que produzam sentimento de segurança e acolhimento. Ele deve perceber no seu processo de compra — da pesquisa à compra — um fluxo rápido, transparente e com canais de atendimento qualificados, caso seja necessário.

O sistema ERP oferece soluções integradas que possibilitam a comunicação entre todas as áreas envolvidas em uma venda para garantir que o cliente receba o produto correto, no prazo solicitado.

Antes que o produto chegue às mãos do cliente, todo o processo de geração do pedido, emissão da nota fiscal, separação, expedição e envio devem ser cumpridos em etapas sincronizadas que viabilizam a entrega no prazo.

Esse processo realizado de forma manual ou desintegrada, além de demandar mais tempo, é passível de erros, prejuízos e retrabalho. Entre os maiores problemas estão o envio de produtos errados e do atraso na entrega, o que prejudica a experiência da compra e consequentemente, a satisfação do cliente.

Benefícios de um sistema ERP na gestão do negócio

O avanço tecnológico, a transformação digital e o desenvolvimento das ferramentas de automação trazem muitos benefícios para as empresas que desejam aumentar a vantagem competitiva e oferecer, além de qualidade dos produtos, excelência na prestação de serviços.

Quem deseja sair à frente precisa promover facilidades na rotina de trabalho das equipes, pois assim será possível desenvolver e aplicar melhores estratégias sem ocasionar dificuldades de entendimento ou de execução.

Um sistema de gestão integrado e padronizado tem como principal fundamento garantir que os procedimentos sejam executados da mesma maneira, independentemente de quem seja o responsável pela operação, capaz de gerar os resultados esperados pela empresa.

Veja os principais benefícios que sua empresa pode obter ao contar com um sistema ERP integrado para melhorar as atividades internas e alcançar a satisfação dos clientes.

Controle e gestão do estoque

Ter um estoque atualizado é garantir ao cliente que ele receberá o produto comprado, ou seja, quando o cliente pesquisa um produto, visualiza a disponibilidade do estoque, o prazo de entrega e conclui a compra, é porque confiou naquelas informações e espera receber dentro do prazo.

Além disso, o controle de estoque via ERP oferece relatórios para levantamento dos produtos com maior saída e daqueles com menor giro, possibilitando que a gestão avalie alternativas para as campanhas e ações estratégicas — sazonalidade, descontos, promoções.

Auxílio na gestão de logística

Utilizando um sistema de gestão, logo após o vendedor receber o pedido, já poderá emitir a nota fiscal eletrônica e dar início ao processo de separação dos itens. Esta etapa merece um cuidado especial, para que os produtos sejam separados corretamente. Afinal, cliente nenhum quer receber o produto errado em sua casa.

Além disso, em um ERP, o vendedor consegue imprimir as etiquetas de envio de forma rápida, para que não tenha que fazer nada manual. É uma etapa que economiza tempo, importante para vendas no e-commerce.

Integração de canais de vendas

Para quem tem loja física e virtual, operando no formato omnichannel, um sistema ERP se torna uma ferramenta fundamental para organização. Você não precisará acessar diversos painéis para verificar os pedidos ou para emitir as notas. Tudo fica centralizado em um ERP.

A sincronização das informações entre os canais vai permitir que todos sejam atualizados quanto ao estoque, por exemplo. Ao vender um produto na loja física, as lojas virtuais são atualizadas para que o último item no estoque não seja vendido em dois locais ao mesmo tempo.

Atuar como e-commerce requer um controle rigoroso das vendas e do estoque para garantir a satisfação dos clientes.

Padronização dos processos

Um bom sistema ERP deve contar com funcionalidades de fácil operação, que tragam para as equipes um resultado rápido, preciso e padronizado. Dessa forma, um sistema que tenha as funções abaixo vai oferecer fluidez e eficiência para o seu negócio:

  • faturamento — recebimento do pedido, separação, embalagem e expedição;
  • gestão de produtos — conexão dos canais de vendas, sincronização dos estoques e atualização dos preços;
  • gestão de compras — avaliação da necessidade de compra, gestão das ordens de compra e formação de preços;
  • financeiro — integração de recebíveis, controle de pagamentos, demonstração dos resultados.

Conclusão

Um sistema ERP é uma solução desenvolvida para centralizar as informações e tornar os processos mais eficientes, para que o gestor possa pensar em questões estratégicas. Através da rotina organizada, as empresas conseguem manter as atividades em dia, reduzindo erros e retrabalho.

A satisfação dos clientes é fundamental para o bom andamento dos negócios. Cliente infeliz com sua experiência de compra não volta a fazer negócio com a mesma empresa. Pense em estratégias de venda e pós-venda que garantam a felicidade de quem efetuou a compra. Conte com um sistema ERP que te ajuda no dia, oferecendo funcionalidades que auxiliem na satisfação do cliente.

Se você gostou deste post e percebeu que uma parceria especializada é a estratégia ideal para o seu negócio, saiba agora mesmo o que considerar antes de escolher um sistema ERP para implementar na sua empresa.

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