Saiba agora mesmo como evitar a fuga de cérebros na sua empresa
Com certeza, você já ouviu falar sobre algum doutor, engenheiro, economista ou outro profissional ter deixado o Brasil em busca de alavancar a carreira no exterior, sem data marcada para retornar. Algumas pesquisas afirmam que o país sofre uma constante fuga de cérebros, registrando um aumento de 40% na busca por vistos definitivos nos anos de 2019 e 2020.
O motivo para tanta fuga é a crise que o país enfrenta em vários setores — político, econômico, social e até mesmo corporativo. As pessoas saem em busca de estabilidade financeira e de valorização profissional e, quando encontram, já não querem mais voltar ao país.
Neste post, você aprenderá como evitar a fuga de cérebros da sua empresa.
Como evitar a fuga de cérebros da empresa?
Para garantir bons profissionais e ascensão das organizações, é preciso tomar algumas medidas que atendam esses super cérebros a ponto de não se sentirem desmotivados em seguir aqui e contribuir para o crescimento das empresas e consequentemente do país. Entenda agora o que precisa ser feito para evitar essa fuga.
Crie vínculos com o colaborador
Os salários e benefícios de um profissional não são o suficiente para segurá-lo em seu ofício. É preciso muito mais. Criar familiaridade com o empregado é fundamental para que cresça nele a vontade de estar no trabalho. Dessa forma, os gestores devem conhecer as características e expectativas de sua equipe para que se sintam valorizados e motivados pela organização.
Tenha uma comunicação aberta e transparente
Estar apto a ouvir e a falar é uma necessidade humana para um bom desempenho em qualquer tipo de situação. No ambiente de trabalho, não é diferente, já que a comunicação é o primeiro e principal fator para a execução perfeita de um projeto.
É preciso, portanto, ser transparente nas decisões e comunicar toda a equipe de forma organizada, para que não ocorram imprevistos nas tarefas a serem realizadas. Tudo isso cria confiança dentro e fora da empresa, beneficiando a atuação dela no mercado e permitindo a evolução do profissional.
Possibilite o crescimento e o desenvolvimento do profissional
O ser humano tem em sua natureza a vontade de evoluir. Logo, de nada vale estar em um local que não permite determinada ascensão. A rotina acaba fazendo com que o funcionário não exceda seus limites, fazendo com que na primeira oportunidade ele pule do barco. Por isso, as organizações precisam se atentar a esse fenômeno para não perder bons profissionais.
Reconheça os resultados
De nada vale o esforço, se ele não for reconhecido, certo? O colaborador só se sentirá realmente motivado quando seu esforço for parabenizado ou até mesmo recompensado, estimulando-o a produzir mais.
Perder talentos é como adiar ainda mais o sucesso de uma empresa. Por isso, não espere chegar a notícia de que um profissional da sua equipe mudou-se de estado, de país ou para a concorrência em busca de oportunidades novas, que ressaltem toda sua capacidade e tempos de estudo.
Previna-se oferecendo oportunidade de crescimento, como capacitações, treinamentos e feedbacks que fortaleçam o trabalho do profissional. Além disso, invista em tecnologia. Isso facilitará a circulação de informações, de maneira que as coisas aconteçam de forma rápida e eficiente. Agindo assim, você evitará a fuga de cérebros de sua empresa.
Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe o post em suas redes sociais!