como ser um bom líder

Como ser um bom líder da minha equipe e melhorar os resultados?

Para que uma equipe possa alcançar bons resultados, existe a necessidade de incentivar continuamente a capacitação de todo o time, entender quais são as particularidades de cada pessoa, além de estar por dentro dos principais desafios impostos em seu negócio. Nada disso é possível se a empresa não contar com uma boa liderança. Por essa razão, identificar boas práticas de como ser um bom líder é fundamental para desenvolver as pessoas do setor, além de se tornar uma referência entre os colaboradores.

Elaboramos este material para que você entenda quais são as principais dicas que devem ser adotadas. Continue a leitura e saiba mais!

Informe as suas prioridades

Entender quais são as prioridades de cada profissional em uma equipe de TI contribui para que todos “remem em uma direção só”. Por essa razão, o mais indicado é que, no início de cada semana, haja esse alinhamento entre lideranças e liderados, de modo que o gestor tenha a oportunidade de orientar caso o foco dos profissionais esteja em uma demanda que não trará os resultados desejados para a organização naquele período.

Explique aos colaboradores que essa é uma tarefa importante, mas que é preciso contar com uma visão mais estratégica. Todas as atividades executadas dentro da equipe de TI devem ser direcionadas para o objetivo macro da empresa.

Se a meta do negócio for dobrar o número de clientes em um ano, o time deve estabelecer ações de como o produto e os serviços devem ser direcionados, para que haja mais interesse do público. Com os colaboradores entendendo quais são as suas prioridades para alcançar esse patamar, certamente os resultados preestabelecidos serão alcançados com mais facilidades.

Mantenha a mente aberta

Quem deseja adotar práticas para ser um bom líder precisa estar sempre aberto. Para que isso aconteça, o ideal é realizar encontros periódicos entre a gestão e os liderados, de modo que eles possam apresentar tópicos sobre os seus principais desafios, sobre o seu sentimento em relação à empresa e às atividades executadas em determinado período.

Essas reuniões são chamadas de one-on-one, e apresentam muitos diferenciais para as equipes. Entre eles, destacamos:

  • apresenta melhorias no fluxo de informações da empresa de baixo para cima, contribuindo para que as equipes gestoras possam tomar medidas proativas em vez de reativas;
  • contribui para que as pessoas de um time estejam alinhadas ao objetivo macro da empresa;
  • garante que as pessoas entendam seus papéis na equipe e como as suas funções contribuem para o desenvolvimento da empresa, garantindo mais produtividade;
  • fortalece a relação entre o líder e o time.

Implemente a cultura de feedback

Feedback é a prática de fornecer aos liderados a sua percepção em relação ao trabalho executado, seja ela positiva, seja ela negativa. Ao adotar isso como uma cultura contínua, você dá a possibilidade de o trabalho e as demandas serem modificados ao longo da execução, garantindo entregas mais alinhadas e dentro da estratégia — o que aumenta consideravelmente a produtividade de todo o setor de TI.

Como oferecer um feedback completo ao seu liderado? Entre as dicas a serem adotadas, destacamos:

  • prepare-se previamente para o momento do feedback;
  • escreva um roteiro para identificar todos os pontos que devem ser abordados;
  • apresente ao liderado um resumo sobre os principais pontos que serão abordados naquele encontro;
  • apresente quais foram as atitudes, atividades e demais demandas que tiveram um bom desempenho e explique o porquê;
  • apresente quais foram as demandas e atividades que precisam melhorar, explique o porquê e construa um plano de ação juntamente ao liderado, para obter melhores resultados em um próximo encontro.

Entre as vantagens que essa prática contínua traz para a empresa, destacamos:

  • profissionais sempre alinhados aos objetivos da empresa;
  • aumento da motivação da equipe para realizar as suas demandas;
  • maior retenção de talentos, justamente porque o feedback contribui para reconhecer o bom trabalho executado;
  • construção de um relacionamento sólido com toda a equipe.

Foque na equipe

Profissionais que desejam entender como ser um bom líder certamente precisam focar na equipe e no desempenho individual dos profissionais. Algumas práticas podem ser adotadas nesse sentido.

A primeira delas é o entendimento sobre pontos de capacitação. Entre as vantagens de implementar treinamentos de acordo com as necessidades do time, destacamos as melhorias nos resultados, o estabelecimento de metas mais desafiadores, além da transformação do clima organizacional da empresa.

Além disso, caso a prática de one-on-ones seja contínua, o ideal é construir, juntamente aos liderados, um Plano de Desenvolvimento Individual, também conhecido como PDI. Como o próprio nome já diz, trata-se de um plano que vai sistematizar atividades e ações, de modo que a pessoa conquiste um objetivo almejado (pessoal ou profissional).

Entre as vantagens de contar com essa estratégia, destacamos:

  • melhor direcionamento, para que a pessoa possa se desenvolver e aprimorar pontos específicos;
  • mais clareza para as suas atividades;
  • senso de responsabilidade;
  • satisfação com a carreira e com a empresa;
  • mais identificação do profissional com as atividades propostas na organização.

Desenvolva uma boa comunicação

Esta dica está diretamente ligada às anteriores, afinal, em todas as interações das lideranças com liderados, há a necessidade de apresentar uma boa comunicação com a equipe. Para desenvolver habilidades de comunicação, o primeiro passo é ser um bom ouvinte. Não interrompa seus liderados quando eles tiverem algo a dizer e sempre os auxilie com diferentes pontos de vista sobre determinado tema.

Além disso, faça sempre contato visual para transmitir segurança ao seu liderado. Em toda conversa, estipule uma meta, uma vez que isso vai contribuir algo positivo seja extraído daquele momento. Não se esqueça de sempre propor soluções aos seus liderados, especialmente quando eles trouxerem algum problema que os impeçam de concluir uma demanda.

Neste material, você pôde conferir algumas dicas práticas de como ser um bom líder. Caso não tenha uma presença de liderança forte no time, há grandes chances de a equipe estar desmotivada com suas funções, o que vai trazer reflexos para o turnover da empresa e para a atração de talentos. Consequentemente, os gastos com novas contratações e demissões serão elevados, impedindo a empresa de crescer e se desenvolver.

Se você deseja se aprofundar no assunto, continue no blog e entenda sobre a importância da liderança em TI.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.