comunicação na indústria

Guia completo para melhorar a comunicação na indústria

Independentemente do tipo de negócio, é preciso preocupar-se com diversas estratégias para trazer melhores resultados — planejamento estratégico, ações que promovam o engajamento dos colaboradores, ferramentas que possam otimizar as várias etapas de produção, entre outras.

Nesse contexto, a comunicação na indústria é um dos principais fatores que merecem atenção dos gestores, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo. Por meio dela, é possível aprimorar produtos e serviços, além de aumentar a integração entre os diversos setores.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda a sua importância, saiba qual é o papel da comunicação interna na indústria, as estratégias para otimizar processos, assim como dicas e ferramentas para o marketing industrial. Boa leitura!

A importância da comunicação na indústria

Seja qual for o tamanho de sua indústria, é imprescindível que as pessoas se conectem. O gestor de uma empresa que conta com um clima positivo observa em seus relatórios números mais positivos, colaboradores mais engajados com as metas da empresa, assim como diminuição da taxa de turnover — que também provoca gastos para a gestão.

Como consequência dessa estratégia, caso exista algum gargalo produtivo dentro da indústria, ele pode ser facilmente resolvido. A competitividade deixa de ser acirrada e os funcionários trabalham em prol de uma equipe, contribuindo para o crescimento do colega e traçando os melhores caminhos para solucionar as questões que aparecem no dia a dia.

Para que a indústria possa usufruir de todos esses benefícios, o ideal é investir na comunicação. Por meio dela, é possível evitar que haja falhas, especialmente se considerarmos a complexidade dos processos industriais.

Mas afinal, qual é o papel da comunicação em uma indústria?

Conforme observado, a comunicação na indústria promove alguns ganhos, especialmente na integração de setores e no clima organizacional. No entanto, qual é o seu papel em um contexto empresarial?

Toda equipe gestora estabelece suas metas no planejamento estratégico para que o negócio possa estar em constante desenvolvimento. Esse crescimento não se resume apenas a números, como também em fidelizar clientes, oferecer uma melhor experiência para o público e engajá-lo nos diferenciais da organização. 

A comunicação entra nesse contexto: criar formas para que se alcance os objetivos estipulados. Por meio dela, é possível informar os colaboradores sobre todas as decisões da empresa, sejam internas, sejam externas. A transparência é um dos fatores imprescindíveis para que os funcionários acreditem no potencial da organização e compreendam, de maneira mais efetiva, a necessidade de alcançar os objetivos estipulados. 

Assim, a partir de ações, procedimentos e planos estratégicos, estas são as 4 funções básicas da comunicação:

  • controlar;
  • motivar;
  • expressar;
  • transmitir informação. 

No entanto, é preciso destacar que esse processo apenas será bem-sucedido caso o interceptor consiga entender a mensagem transmitida. Caso contrário, poderá gerar problemas internos e externos difíceis de serem solucionados. 

Dessa forma, a comunicação na indústria torna-se tão importante por informar aos colaboradores os pontos básicos da empresa: missão, visão e valores. Como consequência, contribuirá para o relacionamento interpessoal, trazendo reflexos no contato e no atendimento

Quanto ao público externo, é preciso destacar a comunicação como a peça crucial para que ele entenda quais são os propósitos da empresa, os seus diferenciais e por que vale a pena contar com seus produtos e/ou serviços. E não devemos nos concentrar apenas nas pessoas que já conhecem sua equipe: por meio dessa estratégia, é possível atrair mais negócios, aumentando os lucros da corporação. 

A comunicação interna na indústria

A gestão de seu negócio constantemente toma decisões baseadas em estatísticas, relatórios e resultados obtidos por meio das estratégias adotadas, correto? Sendo assim, especialmente no caso de decisões que afetam os colaboradores de maneira mais agressiva, é preciso ter tato ao comunicá-los sobre os novos rumos a serem tomados na organização. 

Além disso, é preciso orientá-los quanto aos procedimentos da indústria, normas, uso de equipamentos de proteção, metas, enfim, uma série de fatores que precisa ser alinhada para que o fluxo de processos não seja comprometido. Ou seja, a comunicação interna existe em qualquer empresa. A diferença é que algumas não a gerenciam, o que pode ocasionar gargalos produtivos e afetar os colaboradores de maneira direta.

Entenda o que é a comunicação interna

A partir dessa contextualização, é possível entender que a comunicação interna em uma indústria são ações que vão facilitar a entrega de mensagens específicas e estratégicas dentro da empresa. Não devemos nos ater apenas aos comunicados e normas transmitidas de maneira vertical, isto é, da liderança para os colaboradores.

Conforme dito, a integração entre setores contribui efetivamente para os resultados. Dessa forma, a comunicação interna também facilita a comunicação entre colegas, informa sobre decisões tomadas nas equipes, mudanças no quadro de funcionários e até mesmo procedimentos internos que precisam ser divulgados para toda a empresa. 

A comunicação interna vai auxiliar para que haja um alinhamento de informações, tanto no que diz respeito às decisões quanto às metas e objetivos pretendidos pela gestão. 

Conheça as vantagens da comunicação interna

A comunicação interna nas empresas oferece inúmeros benefícios. Confira, a seguir, quais são os principais!

Engajamento dos colaboradores

Mencionamos o fato de o investimento em comunicação na indústria incentivar o engajamento dos colaboradores. No entanto, é preciso entender como isso acontece.  Ao conhecer melhor os fluxos da empresa, eles entenderão qual é o seu papel naquele contexto e como podem contribuir para alcançar as metas estipuladas.

Assim, as metas deixarão de ser apenas números a serem cumpridos. Os colaboradores entenderão a necessidade de alcançá-las e como o dia a dia de seu trabalho é importante para atingir aquele objetivo. Ou seja, o colaborador é a peça fundamental para o sucesso do negócio. Com melhores resultados, as chances de ele crescer e se desenvolver naquela equipe tornam-se exponencialmente maiores, aumentando o seu engajamento. 

Otimização dos processos

Em toda empresa existe a chance de ocorrer falhas em determinados fluxos do processo. Abordamos a complexidade das etapas industriais, o que aumenta as possibilidades de ocorrerem esses erros. A comunicação interna vai diminuir esse gargalo, uma vez que as informações estarão claras e precisas sempre que chegarem aos profissionais. 

Retenção de talentos

O bom clima organizacional e o engajamento dos colaboradores contribuem diretamente para que haja retenção de talentos na equipe. Essa estratégia é uma série de medidas tomadas pela empresa para que aqueles funcionários que estejam acima da média não tenham interesse em sair da organização e buscar por outros desafios. 

Como consequência, a retenção de talentos colabora para a fluidez na tomada de decisão, gera economia de recursos para a indústria, além de garantir que a empresa não perca seu capital intelectual — afinal, o colaborador leva com ele todo a expertise sobre o assunto adquirido ao longo dos anos, principalmente os relacionados aos processos internos. 

O sucesso para a retenção de talentos está justamente no diálogo promovido pela empresa. A partir do momento em que os profissionais estão alinhados, eles conseguirão desempenhar suas tarefas com mais precisão. 

Abertura de espaço para sugestões

É preciso que o colaborador entenda que faz parte daquela empresa e que o seu trabalho é essencial para o sucesso da organização, conforme abordado. No entanto, apenas deixá-lo ciente das decisões tomadas não é o suficiente. É essencial que também haja um espaço para que ele possa expor suas considerações, opiniões e críticas em relação a algum funcionamento.

Se considerarmos o chão de fábrica, por exemplo, apenas aqueles funcionários e seus gestores é que entenderão de maneira mais específica a realidade do dia a dia de trabalho. Considerar as suas opiniões e sugestões ao tomar qualquer decisão referente ao setor garante que as melhores estratégias sejam adotadas. 

Além disso, caso a gestão esteja passando por um momento de crise, ouvi-los vai permitir maior clareza para os próximos rumos a serem seguidos. Muito mais do que apenas sugestões, os funcionários também apresentam dúvidas, principalmente relacionadas às suas metas, à gestão e às modificações efetuadas pela diretoria.

Esse é um espaço para que elas sejam sanadas e para permitir uma transparência ainda maior. Assim, a empresa vai conquistar pelos números por meio das sugestões e críticas de sua equipe. 

A melhoria da comunicação interna 

Você já sabe o que é a comunicação interna e todas as vantagens que ela proporciona para uma indústria. Chegou o momento de entender como melhorar esse setor de seu negócio. 

Tenha um local oficial de divulgação das informações

O primeiro passo para melhorar a comunicação interna na indústria é ter um local oficial para divulgar as informações. O principal erro das organizações referente a esse contexto pode ser atrelado ao fato de não ter um meio principal, com os comunicados e principais notícias espalhadas em murais, informativos, entre outros. 

No entanto, é preciso que conte com ferramentas que vão contribuir para que essas informações estejam unificadas, garantindo maior eficácia da comunicação. 

Crie segmentações

Você deve estar se perguntando: mas como unificar se a indústria conta com diversos setores, como o chão de fábrica, gestores, coordenadores, equipes financeiras etc.? Para isso, basta criar segmentações. Abordamos muito sobre esse termo quando nos referimos ao marketing tradicional, com o objetivo de ter um público bem definido para que as campanhas sejam efetivas. No entanto, para a interna isso também é necessário.

E será preciso não apenas para definir os melhores canais, como também para divulgar as principais informações. Existem contextos que divulgar os resultados do negócio não se aplicam, por exemplo. Assim, você encaminhará esses números para os setores responsáveis e que trabalharão em cima deles para elaborarem suas estratégias. 

Valorize a cultura organizacional 

Assim que entender a importância da transparência das decisões e de comunicá-las aos funcionários, é preciso valorizar a cultura organizacional. Para isso, um excelente caminho é reforçar a imagem institucional da indústria em todas as informações enviadas, seja em produção de textos, eventos ou palestras organizadas. 

Essa estratégia contribui efetivamente para que os colaboradores realmente se sintam parte daquela empresa, promovam o engajamento de outros funcionários e entendam a importância de vestir a camisa do negócio. 

Use ferramentas adequadas

Internet das Coisas (IoT)

Hoje, há uma variedade significativa de ferramentas para melhorar a comunicação interna em uma empresa, inclusive em questões industriais. A internet das coisas (IoT), por exemplo, reestrutura o ambiente de trabalho para que os processos tenham mais segurança e eficiência.

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Essa ferramenta pode ser utilizada para identificar quando há poucos produtos disponíveis para a venda. Assim, o setor responsável tem a chance de comunicar outras áreas para que façam as solicitações precisas.

Cloud Computing

O cloud computing também é uma dica que deve ser considerada. A partir dele, os colaboradores têm a chance de armazenar os conteúdos em servidores da rede, concentrando todas as informações necessárias. Assim, qualquer informação necessária em algum momento do processo poderá ser acessada por qualquer funcionário (desde que ele seja autorizado).

Ramal móvel

Conforme abordado, é fundamental uma comunicação integrada entre setores com o objetivo de que as informações estejam sempre interligada. Assim, será possível oferecer melhores soluções para possíveis gargalos operacionais, internos ou com os próprios clientes. Em uma indústria, nem sempre as tarefas do profissional estão relacionadas ao seu posto de trabalho em um escritório.

Dessa forma, o ramal móvel é uma alternativa eficiente para oferecer dinamismo ao seu negócio, com a possibilidade de utilizar o celular ou o telefone IP em qualquer parte da empresa (ou até mesmo fora dela).

Soluções que aprimoram o relacionamento com o cliente

Hoje, é preciso apostar em determinadas soluções que consigam aprimorar o relacionamento com o cliente. Um controle de sugestões ou reclamações, por exemplo, é uma alternativa para aprimorar processos e entender quais são as etapas de sua produção que conseguem atingir as expectativas do cliente.

Ao utilizar gravadores Telefônicos, os gestores têm a possibilidade de gravar as ligações com segurança, além de conseguir registrar toda a comunicação feita também com fornecedores.

Plataformas de comunicação PABX

Por fim, com todas as soluções existentes no mercado, pode-se utilizar plataformas que permitem uma comunicação mais moderna e completamente adequada às necessidades de sua indústria, especialmente em áreas mais dinâmicas.

As plataformas de comunicação PABX da Leucotron permitem a integração entre matriz e filiais, contam com softwares que aumentam a produtividade, assim como tem alto potencial de expansão. Portanto, essa solução traz ferramentas tecnológicas adequadas especialmente para o melhor desenvolvimento de sua equipe, focando no resultado pretendido pelo seu cliente a partir de uma experiência positiva.

O Marketing Industrial

Abordamos ao longo do conteúdo a importância de se investir na comunicação na indústria, e também como melhorar os processos internos é um fundamental para alcançar melhores resultados. Mas é preciso também pensar naquilo que é considerado parte essencial para o processo continuar em funcionamento: o próprio público.

Para isso, é imprescindível investir no Marketing Industrial. Mas o que é isso? A própria definição de Marketing já pode ser entendida como um conjunto de promoções e ofertas que vão atrair o cliente para os seus produtos e soluções, assim como vão permitir que ele busque novamente por seu atendimento sempre que julgar necessário — o que denominamos fidelização. 

Dessa forma, o marketing industrial conta com ferramentas ainda mais eficazes para atingir o público de maneira efetiva. A partir dele, por exemplo, é possível direcionar de maneira mais certeira a comunicação para que os empreendedores industriais impulsionem seus negócios. Essa estratégia eleva o ROI da indústria, garante o maior alcance da marca e nutre um relacionamento com parte de seu público.

O público 

O Marketing Industrial é uma estratégia extremamente eficaz devido ao fato de grande parte dos cotadores e compradores desse setor utilizarem a internet para efetuar suas compras. No entanto, é preciso entender de maneira mais específica como efetuar essa ação para que atinja os objetivos almejados.

Para qualquer estratégia, entender quem é o seu público é a palavra-chave para o sucesso. Conforme explicado, até mesmo internamente é necessário segmentar o público para levar até ele os assuntos de interesse.

Apesar de o ambiente digital ser um excelente caminho e receber um investimento maior por parte das indústrias, é preciso avaliar o comportamento do consumidor em cada situação, especialmente nesse contexto que está em constante transformação. 

Para isso, é necessário elaborar alguns questionamentos. Entre eles, entender: quais são os seus objetivos? Quais são as dores que impedem que o público atinja esses objetivos? Ao entender essas perguntas, é possível elaborar uma estratégia baseada nos seguintes pontos: 

  • as informações procuradas pelo cliente para que essas dores sejam solucionadas;
  • a maneira como você contribuirá para o seu desempenho e resultados.

Os canais específicos

Ao entender quem de fato é seu público, será mais tranquilo compreender quais são os melhores canais a serem trabalhados para atingir a sua persona (representação semi-fictícia de seu cliente). Em relação ao marketing digital, é possível pensar em algumas soluções bem específicas e que trarão resultados significativos.

Entre elas, está a produção de conteúdo para as redes sociais, por exemplo. Hoje, as alternativas são muitas e permitem aos gestores um contato mais próximo com seu cliente e potencial cliente. Por essa razão, é preciso ter um planejamento bem executado, além de um estudo das melhores redes e horários para as postagens. 

A partir disso, muito mais do que apenas atrair clientes, a indústria conseguirá com que haja o encantamento dos atuais. Estima-se que reter público gera um gasto 5 vezes menor para a empresa do que a atração. Ou seja, é uma estratégia que merece total atenção por parte da equipe. 

As estratégias

Entre as estratégias que podem ser adotadas, destacamos as melhores práticas para o tráfego orgânico — aquele que não gera gastos para a organização. Entre elas, a alternativa mais eficiente é o inbound marketing, que conseguirá agregar valor para a sua marca e oferecer conteúdo de qualidade para o público.

A partir disso, ao pesquisar por uma palavra-chave relacionada com o seu negócio de atuação, as chances de sua página aparecer entre as primeiras colocadas do Google são relativamente maiores. Sua empresa conseguirá sanar as dúvidas das pessoas interessadas, tornando-se autoridade naquele tipo de assunto.

Nas redes sociais, é possível adotar ações de engajamento. Isso faz com que o alcance da página se torne maior, contribuindo também para que os clientes se tornem propagadores de sua marca. 

O pós-venda

Conforme abordado, reter os seus clientes é uma das estratégias mais eficazes para que seus resultados sejam alcançados de acordo com as metas estipuladas. Para isso, o pós-venda é essencial. Em todo processo de compra e venda, há expectativas que são geradas em relação ao atendimento, à logística e ao produto em si. Se houver alguma quebra nesse processo, o rompimento será quase que instantâneo. 

Ao se preocupar com o que ocorreu e com as possíveis soluções para que essas situações não se repitam, a equipe demonstrará que está preocupada com a satisfação do cliente — e não apenas com números. Assim, haverá a demonstração de que a empresa está disposta a ouvir e auxiliar para que o sucesso dele com as suas soluções esteja garantido, mantendo um relacionamento que é capaz de preservar o cliente. 

A partir dessa estratégia, é possível entender em quais pontos a equipe está equivocada no atendimento e quais situações precisarão de estratégias de melhorias. Possíveis erros cometidos com determinada empresa não se repetirão com outras, além de solucionar as questões que ocorreram com o cliente insatisfeito. 

A análise de métricas

De nada adianta adotar estratégias que possam trazer resultados para a empresa se essas métricas não forem analisadas, concorda? A administração precisa enxergar, por meio de dados e relatórios, o que mais tem trazido resultado e o que precisa de um investimento maior. 

A partir dessa avaliação, é possível observar o desempenho das ações realizadas, além de entender como está o andamento da empresa no que diz respeito aos seus resultados. É como se fosse um mapeamento que analisa os objetivos antes, durante e depois das estratégias, e como os novos métodos estão contribuindo para melhores vendas. 

Tudo isso elaborado com base em critérios específicos que vão permitir um melhor embasamento para a tomada de decisões, pois a equipe entenderá quais são os principais pontos que estão funcionando e aqueles precisam ser modificados. Dessa forma, os gestores podem otimizar as estratégias a partir de dados, contribuindo para uma segurança maior. 

Por fim, a equipe estará alinhada, pois todos os envolvidos entenderão o que estão fazendo corretamente e quais são as situações que exigem melhoria para que a empresa alcance os objetivos almejados. 

Os benefícios do Marketing Industrial

Contar com soluções de marketing na comunicação na indústria é mais do que apenas adotar estratégias para atrair e reter clientes. Trata-se de uma necessidade no mercado atual. As outras empresas estão presentes no meio online, e se destaca aquela que investe nas melhores estratégias. Além disso, o marketing permite um controle significativo de todas as ações, oferecendo uma visão ampla do que está sendo feito. 

Se considerarmos a pesquisa feita pela Social Media Trends no ano de 2018, cerca de 94% das empresas já estão presentes em algum tipo de canal online, utilizando das estratégias de marketing para aprimorar o relacionamento com seu público. Ou seja, é preciso demarcar o território online para que a aproximação seja de fato efetiva, tendo em vista que a presença da concorrência nesse meio é forte.

Por meio da produção de conteúdo para as redes sociais, blogs e sites da empresa, é possível que o cliente identifique que as suas soluções são compatíveis com o que ele procura, aumentando as possibilidades de obter resultados mais satisfatórios. 

A vantagem mais significativa relacionada a essa estratégia tem relação com o alcance e a autoridade que a sua empresa adquire, além de os termos relacionados ao seu nicho estarem diretamente associados à sua indústria. 

Por fim, conhecer o seu produto de maneira mais clara e entender os seus principais pontos é outra vantagem de investir em comunicação na indústria. Ao considerar os feedbacks recebidos e as reclamações e sugestões obtidas, você entende mais precisamente quais são os recursos e benefícios de suas soluções, quais os diferenciais se comparado ao mercado e como o consumidor está fazendo uso delas. 

E o mais importante: quais são os principais recursos necessários para que os produtos possam atingir especificamente as dores de sua persona e se eles estão realmente conseguindo suprir as suas necessidades.

Neste conteúdo, você pôde identificar a importância da comunicação na indústria, tanto interna quanto externa. É preciso contar com colaboradores engajados e que almejem conquistar as metas preestabelecidas no planejamento estratégico. Assim, a marca de sua empresa estará em evidência, com credibilidade e oferecendo um atendimento de primeira.

A comunicação na indústria contribui, também, para que as ações para o público externo tenham mais eficácia e um maior alinhamento entre as pessoas e setores envolvidos. 

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