Gestão da informação nas organizações: quais ferramentas podem ajudar?
À medida que nossa infraestrutura digital cresce, o campo de gestão da informação nas organizações está se desenvolvendo rapidamente junto com ela. Para dar conta do recado, é fundamental contar com as ferramentas certas. Saiba quais são.
Quais são os principais desafios na gestão da informação?
À medida que as necessidades de negócios mudam e o foco na segurança aumenta, o panorama da gestão da informação nas empresas fica mais complexo. Para você entender melhor, vamos falar aqui sobre os desafios comuns de gerenciamento de dados que as empresas enfrentam.
Segurança de dados
É um dos maiores desafios para as organizações quando comparado com outros problemas relacionados a dados. Os dados que chegam às organizações vêm de várias fontes, algumas das quais não são confiáveis como seguras e compatíveis com os padrões administrativos.
Falta de processo e sistema para lidar com os dados
Quando os dados são extraídos de bancos de dados diferentes, o resultado previsível tem inconsistências e ninguém pode confiar nesses números. A falta de processos, sistemas de gerenciamento de dados e estratégias de dados insuficientes contribuem para a imprecisão nos dados.
Integração
As organizações enfrentam o maior desafio quando todos os dados coletados de diferentes fontes devem atender aos requisitos internos do sistema. O objetivo final é alimentar os dados coletados em aplicativos comerciais e de risco, ferramentas de Business Intelligence (BI), software de faturamento e faturamento, aplicativos personalizados ou sistemas operacionais. Uma solução de gerenciamento de dados viável deve fornecer uma ampla gama de pontos de integração, para que as organizações possam utilizar as tecnologias que fazem mais sentido para elas.
Como a tecnologia pode ajudar?
A tecnologia torna o processo de gestão da informação mais gerenciável, automatizando alguns dos aspectos mais árduos da unificação e revisão dos principais dados.
Alguns sistemas incorporam bancos de dados e ferramentas analíticas que permitem às empresas não apenas armazenar e organizar dados importantes, mas também consultar o sistema conforme necessário. Os melhores sistemas consolidam dados em relatórios úteis que incluem visualizações que fornecem a capacidade de contextualizar os dados em um piscar de olhos.
Governança de dados
A governança de dados melhora a capacidade de uma empresa de rastrear dados e associá-los a metadados para recuperação posterior. Os metadados ajudam a melhorar a estrutura dos dados, organizando-os de forma a torná-los mais úteis.
As ferramentas de rastreamento de dados ajudam as empresas a entender cada ativo de dados que têm à sua disposição. Juntos, esses elementos são essenciais para tornar grandes bancos de dados realmente úteis. A governança de dados trata de como os dados são organizados, armazenados e protegidos. Por meio da governança de dados, as empresas podem garantir a qualidade dos dados.
Inteligência de negócios
Ferramentas de BI servem para melhorar o armazenamento e a segurança dos dados, ao mesmo tempo que os disponibilizam para os tomadores de decisão de forma estruturada e contextualizada. As ferramentas de BI são essenciais para fazer uso de vastos bancos de dados, que nenhum ser humano jamais poderia esperar classificar manualmente para obter insights significativos.
Integração de dados
Essas soluções oferecem interfaces amigáveis para centralizar fontes distintas de dados, o que pode gerar novos insights. Por exemplo, os dados de um software de contabilidade e um CRM podem parecer separados e não relacionados até que sejam organizados juntos. No entanto, em conjunto, os dados desses sistemas díspares podem ajudar a pintar um quadro mais completo do fluxo de caixa e da receita da empresa.
Quais ferramentas tecnológicas podem apoiar nesse processo?
URA
Uma URA — unidade de resposta audível — é uma interface automatizada que permite que você interaja com os clientes para coletar dados e, potencialmente, resolver um problema sem ter que direcionar a um atendente. A URA pode ou não possuir recursos de inteligência artificial, permitindo operações precisas e eficientes.
Chatbot
Aproveitar os dados dos clientes também oferece às empresas insights relevantes sobre os comportamentos de compra — informações que podem ser usadas para criar campanhas adaptadas às necessidades dos clientes em potencial, sejam programas de fidelidade, estratégias de upsell e vendas cruzadas ou estratégias de retenção de clientes.
Os chatbots permitem que as empresas tomem decisões baseadas em dados com facilidade e eficiência. Em vez de depender de análises humanas para um relatório, os bots podem ser usados para gerar respostas analíticas rapidamente. Os funcionários não precisam passar por um processo complicado de examinar vários painéis ou saltar entre vários aplicativos, a fim de obter insights significativos. Os bots podem processar até grandes conjuntos de dados, reduzindo o tempo e aumentando a eficiência dos funcionários.
Telefonia em nuvem
Uma solução de serviço de telefonia em nuvem é ideal para negócios que precisam de flexibilidade, mobilidade e inovação em troca de um custo acessível. A plataforma Flux Slim Cloud conta com diversos recursos para auxiliar a gestão da informação. Entre eles podemos destacar o sistema de bilhetagem e registro de chamadas externas e internas que detalha o progresso das chamadas para uso de relatórios em auditorias e análises.
A plataforma Flux Slim Cloud também conta com sistema de gravação de chamadas com capacidade para 250 horas. Você poderá fazer o download dos arquivos das gravações de chamadas externas e internas. A criptografia de áudio SRTP é um recurso que aumenta a confiabilidade do sistema.
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