gestão de tempo

Saiba como fazer a gestão de tempo no trabalho remoto

Fazer uma gestão de tempo eficaz se torna algo ainda mais importante no contexto do trabalho remoto. Com o advento do conceito anywhere work, em que os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, é mais do que necessário buscar estratégias para melhorar a produtividade e, assim, aproveitar todos os benefícios que esse novo momento oferece.

Entre as dicas para fazer a gestão de tempo no trabalho remoto e garantir o seu crescimento profissional estão planejar o dia, conciliar momento de pausa e trabalho, usar técnicas de produtividade e escolher as melhores ferramentas para apoiar na rotina corporativa. Confira como ter um dia produtivo no modelo de trabalho remoto.

Organize o espaço

No modelo tradicional de trabalho, a questão do espaço para execução de tarefas é mais simples. Há uma mesa no escritório para isso, seja ela individual ou compartilhada.

Já no contexto do anywhere work, em que o colaborador pode trabalhar de casa, de uma biblioteca ou, até mesmo, de uma pousada, para uma boa gestão de tempo é essencial que, independentemente do local em que esteja, organize o espaço para suas tarefas.

Na prática, isso quer dizer ter a mão tudo o que precisa para realizar o seu trabalho. De computador a celular, a materiais de consulta e de escritório, como caderno e canetas. Ter no espaço de trabalho tudo o que precisa ajuda a concentração e evita pausas desnecessárias.

Faça o planejamento do dia

Para gerir o tempo de trabalho com eficiência mesmo atuando a distância é essencial ter o planejamento como aliado. Nesse sentido, crie o hábito de planejar o dia antes mesmo de começar a trabalhar.

Liste tudo o que precisa fazer no dia de trabalho e estabeleça prioridades. O ideal é começar, se possível, pela tarefa mais difícil.

Utilize técnicas de produtividade

Há diversas técnicas de produtividade que podem ser aplicadas para a gestão de tempo no trabalho remoto. Uma das mais simples de usada e, nem por isso, menos eficaz é a Pomodoro. A técnica consiste em 25 minutos ininterruptos de trabalho com 5 minutos de pausa entre cada bloco.

O ciclo deve ser feito 4 vezes até ter um tempo para descanso mais longo, de 15 minutos. Você pode controlar o tempo com o timer do celular ou, até mesmo, com apps para celular e extensões para seu desktop.

Evite a procrastinação

Uma das grandes inimigas da produtividade no trabalho remoto é a procrastinação. Afinal, as tentações fora do ambiente corporativo podem ser maiores, como a TV ou, até mesmo, o sofá.

No entanto, para gerir bem o tempo, é importante conhecer os gatilhos para a procrastinação e criar estratégias para evitá-los, como só ligar a televisão após o expediente ou criar um espaço separado para trabalho e lazer.

Concilie momentos de pausa e trabalho

Se no escritório sempre há a famosa pausa para o café, no dia a dia fora do ambiente corporativo também deve-se estabelecer momentos de descanso na rotina.

Nesses períodos, relaxe fazendo algo que gosta, beba uma água ou, até mesmo, aproveite para esticar as pernas e movimentar o corpo. Pode ter certeza que essas pausas fazem toda a diferença para um trabalho mais focado.

Use aplicativos para gestão de tempo

Aplicativos e ferramentas são os aliados perfeitos para quem busca uma boa gestão de tempo no contexto do trabalho remoto.

Softwares de gestão, aplicativos de criação de lista de tarefas, como o Evernote e outros que rastreiam sua atividade online, ajudando a controlar melhor suas horas de trabalho, como o RescueTime são perfeitos para manter a produtividade em dia.

Investir em uma boa gestão de tempo é especialmente importante no contexto do trabalho remoto. Por isso, siga nossas dicas e melhore sua produtividade independentemente de onde você está trabalhando.

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